terça-feira, 3 de janeiro de 2023

O Melhor Pé Esquerdo de Oriola

Neste final de ano, regressou a 1ª Liga portuguesa, uma jornada – a 14ª – que teve um jogo realizado antes do Natal, mas com os restantes a realizarem-se bem perto do réveillon.

Os três grandes jogaram quarta, quinta e sexta-feira da semana passada às nove e um quarto da noite!

Todos sabemos que os horários do futebol são definidos pela operadora televisiva que tem a quase exclusividade das transmissões, exceção para o Benfica na Luz.

Numa altura em que tanto se fala na centralização dos direitos televisivos, talvez seja uma boa altura para os clubes deixarem de estar de joelhos, passando a ter uma atitude importante, e firme, na marcação dos horários dos jogos.

Nem todos têm possibilidade de ver partidas que terminam, quase, à meia-noite. 

 

No CANTINHO LUSO de hoje viajamos até Inglaterra e ao último dia do ano.

A dois minutos do final do jogo o Fulham estava empatado (1-1) em casa frente ao Southampton, quando o internacional português João Palhinha marcou o golo da vitória da equipa de Marco Silva.

Sem dúvida uma boa maneira de acabar o ano.

 

Há uma grande diferença entre gostar de futebol – ou de outra modalidade coletiva - ou só ver as cores do clube à frente dos olhos, da mesma forma que alguns os burros têm umas palas nos olhos para só verem em frente 

Vem isto a propósito dos dados divulgados pelo Relatório de Análise da Violência associada ao Desporto referente à época de 2021/2022.

335 adeptos ficaram impedidos de entrar em recintos desportivos, sendo que mais de 75% das situações ficaram concentradas em cinco clubes: Sporting (138), Benfica (49), FC Porto (44), SC Braga (13) e Vitória SC (13).

Apoiar os seus emblemas é uma coisa, ser arruaceiro é outra totalmente diferente, pelo que espero que a mão da justiça seja cada vez mais pesada.

 

O presidente turco Recep Erdogan veio em defesa de Cristiano Ronaldo, devido à sua pouca utilização no Mundial, afirmando que ele foi sujeito a uma “sanção política”, porque “... é alguém que defende a causa palestiniana.

Acontece que o capitão português nunca tomou posição pública sobre o conflito, já tendo sido fotografado com um cachecol da Federação Palestiniana de Futebol, como também já se encontrou com alguns ministros israelitas, tudo no âmbito do futebol.

Para Erdogan vai o PALERMA MAU de hoje.

 

Costuma-se dizer muitas vezes que há jogadores que passaram ao lado de uma grande carreira.

Isto não se aplica a este jogador que vou referir, que foi endeusado por muitos com grandes níveis de exagero – à boa maneira sul-americana - mas, na minha opinião, trata-se apenas de um bom jogador que não leva o futebol a sério.

Aos 30 anos de idade continua na sua senda de batotice, não respeitando os colegas de equipa e muito menos os adversários.

Na quarta-feira passada, depois de ter visto um cartão amarelo, três minutos depois fez uma simulação de penalty ridícula sendo expulso.

Neymar é jogador batoteiro, indisciplinado também fora das quatro linhas, sendo que desde chegou, em 2017, ao PSG já viu 5 vermelhos, um recorde no campeonato gaulês.

Um exemplo para os mais novos, como modelo de jogador a não seguir. 

 

O GPS desta semana vai bem até ao norte do país para conhecermos o Futebol Clube de Vinhais, coletividade fundada em 1950, que ocupa atualmente o 10º lugar da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Bragança.

A vila de Vinhais faz fronteira com a nossa vizinha Espanha, e com os municípios de Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Valpaços e Chaves, concelho que tem 26 freguesias e no final de 2021 registava quase 2200 habitantes.

A 200 quilómetros do Porto e a quinhentos de Lisboa, chegando a esta vila raiana pode dirigir-se ao Restaurante Vasco da Gama, que dizem ser um dos melhores de Trás-os-Montes.

 

“Gostava que daqui a dois mil anos falassem de mim como falam hoje de Jesus Cristo”.

Esta foi uma afirmação de Pelé numa entrevista ao jornal A Bola, aquando de uma das suas várias passagens pelo nosso pais.

Obviamente que é complicado estabelecer paralelos entre épocas diferentes, entre condições de trabalho diferentes, numa altura que até as bolas eram diferentes.

Desde que nasci, de todos os jogadores que me lembro de ver jogar ao vivo e na televisão, Edson Arantes do Nascimento foi o mais completo que vi, sendo que além disso, a sua forma de estar fora do campo, marcou sempre muitos pontos seu favor.

Muitos criticaram-no quando disse sobre Maradona – que era seu amigo – que o argentino só tinha pé esquerdo, a constatação de uma realidade.

Agora na seleção do Céu temos o Rei Pelé, o King Eusébio e bad boy Diego Armando.

 

Se alguém tivesse dúvidas sobre a sua qualidade, ficaram esclarecidas na primeira derrota do Benfica na temporada.

Não era por acaso que Roger Schmidt o queria nos encarnados no arranque da época.

Para Ricardo Horta (SC Braga) vai O VELHO, o primeiro de 2023.

 

Até para a semana. 

Sem comentários: