“Queres conhecer a história do dérbi mais pequeno do Mundo?”, perguntou o ESPERTO.
“O mais pequeno? Conta lá que já estou curioso”.
“A história vem no jornal A Bola de hoje e é deliciosa. Vou tentar fazer um rápido resumo. Tudo se passa na ilha de St. Mary, com seis quilómetros quadrados e dois mil habitantes”.
“Isso fica aonde?”.
“Faz parte das Ilhas Sorlinga, a 40 quilómetros da costa de Inglaterra, são 150 pequenas ilhas, mas apenas cinco são habitadas, sendo que esta é a maior deste arquipélago. Por lá só há duas equipas de futebol, os Woolpack Wanderers e os Garrison Gunners, disputam o seu campeonato desde 1984 e jogam sempre no mesmo campo, entre outubro e maio”.
“Quem dizer que cada jogo é sempre um dérbi?”.
“Nem mais, mas o melhor é como as equipas são formadas. Antes do arranque da temporada os capitães de equipa reúnem-se no pub local, lançam a moeda o ar para perceberem quem é o primeiro a escolher entre os jogadores disponíveis na ilha, ou seja, todos já jogaram pelas duas formações no Garrison Football Field”.
“Jogam a que dias?”.
“Calendário acertado, os jogos realizam-se aos domingos de manhã, desde que as condições climatéricas o permitam, terminando a jornada a beber uns copos no tal pub”.
“Uma maravilha!”.
Hoje termina a jornada 11 da Liga portuguesa com o Gil Vicente – Rio Ave e Boavista – Farense (15:30), Arouca – SC Braga (18:00) e Benfica – Sporting (20:30).
Até logo.
Sem comentários:
Enviar um comentário