sábado, 16 de dezembro de 2023

O Avô em Ceroulas


“Ainda no início da tarde falávamos sobre as regras do futebol e já vou regressar ao tema”, afirmou o ESPERTO.

“Não me digas que vens com mais uma invenção, tipo AMAGADINHO?”.

“Nada disso. Hoje no ESPERTO d’A BOLA vou dar-te a conhecer as novas regras contra o antijogo na Liga norte-americana, que vão entrar em campo na próxima época”.

“Estou muito curioso”.

“Elas são cinco, mas vou apresentar-te as duas principais. A primeira chama-se Substituição Cronometrada, com um jogador a ter 10 segundos para sair do campo quando é substituído, caso contrário fará com o que entra tenha que esperar 60 segundos. A segunda é o Tratamento Fora do Campo, que acontece sempre que um jogador se lesione e esteja mais de 15 segundos no solo, entra a equipa médica e quando terminar a avaliação ele ficará, no mínimo, dois minutos fora do terreno de jogo até poder regressar”.

“Porquê no mínimo?”.

“Também tive essa dúvida, mas não consegui esclarecê-la. Acrescentar que esta segunda regra não se aplica ao guarda-redes e a um jogador que tenha sofrido falta merecedora de admoestação disciplinar. O que achas?”.

“Acho que não resolve absolutamente nada, relativamente ao objetivo. Aliás, quando os guarda-redes - os principais queimadores de tempo – ficam de fora, percebe-se que a medida não tem qualquer efeito dissuasor. Relativamente à primeira acho uma brincadeira sem qualquer efeito”.

“Estou perfeitamente de acordo”.

“Não é preciso inventar muito, basta ver um jogo de futebol de praia e está lá tudo”.

 

Até amanhã. 

Sem comentários: