sábado, 30 de dezembro de 2023

O Avô em Ceroulas


“Hoje foi o dia de chegar a lenha para o inverno”, afirmou o ESPERTO.

“Pois foi, para a Princesa alimentar o recuperador de calor”.

“Deu trabalho a arrumar”.

“Sim, só porque estamos os dois debilitados com a gripe, mas das outras duas vezes que comprámos foi o dobro do trabalho – mas estávamos bons – pois desta vez só comprámos quinhentos quilos. Temos ESPERTO d’A BOLA?”.

“Sim. Encontrei aqui uma história engraçada. Agora que o Ancelotti renovou com o Real Madrid, caiu a possibilidade dele no final da época ir treinar o Escrete, voltando-se a falar de técnicos portugueses, como Abel Ferreira, Jorge Jesus ou José Mourinho. Mas queres saber que já houve um técnico nascido em Portugal ao serviço da seleção brasileira”.

“Nunca ouvi falar. A sério?”.

“Verdade. Era conhecido por Joreca, alcunha de Jorge Gomes de Lima, nasceu em Lisboa em 1904, passou grande parte da vida no Brasil onde começou por ser jornalista, formou-se em Educação Física, foi treinador, árbitro e boxer”.

“Bolas, ele estava em todas”.

“Enquanto treinador orientou dois jogos da seleção brasileira (1944), em conjunto com o técnico local Flávio Costa, orientou o Corinthians em 1949, foi despedido em setembro desse ano e faleceu, vítima de ataque cardíaco, em dezembro”.

“Morreu cedo o Joreca”.

“Pois foi, outros tempos. Acreditas que vamos ter um segundo treinador português na canarinha?”.

“Porque não?”.

 

Até amanhã. 

Sem comentários: