quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

O Avô em Ceroulas


“Hoje no ESPERTO d’A BOLA vou-me armar em AMAGADINHO”, riu-se ele.

“Tem paciência, já me basta aturar as perguntas dele por aqui e nas Crónicas”, desabafei eu.

“Calma, não te vou perguntar nada, vou só deixar um conjunto de acontecimentos que não aconteceram na 1ª volta da Liga portuguesa”.

“Assim está melhor. Vamos lá a isso”.

“Vou trazer-te dez factos. Primeiro: o Benfica há 59 anos que não vencia os três rivais – Sporting, FC Porto e SC Braga - na primeira metade do campeonato. Segundo: o Sporting nunca chegou ao intervalo a perder. Terceiro: FC Porto e Famalicão não sofreram nenhum golo em período de compensação. Quarto: Só o Arouca ainda não marcou de penálti, apesar de terem beneficiado de dois. Quinto: O Farense nunca teve adversários expulsos e o Gil Vicente não viu nenhum cartão vermelho. Sexto: O FC Porto não sofreu nenhum golo de pontapé de canto. Sétimo: Suplentes no Portimonense foram os únicos que ainda não marcaram. Oitavo: Benfica e Sporting não perderam em casa. Nono: Onze equipas não marcaram de livre direto, sendo que Jordan Holsgrave (Estoril) e Mattheus Oliveira (Farense) bisaram desta forma. Décimo: Só há 16 jogadores totalistas, 11 guarda-redes e 5 defesas. O que achaste?”.

“Muito interessante. Já agora diz-me quem foram os cinco defensores que jogaram todos os minutos”.

“Jorge Fernandes (Vitória SC), Rúben Fernandes (Gil Vicente), Marcelo (Moreirense), Costinha (Rio Ave) e Francisco Moura (Famalicão)”.

“Três centrais e dois laterais, estes dois últimos muitos bons”.

“Sem dúvida, não ficam por cá muito tempo”.      

 

Até amanhã. 

Sem comentários: