quinta-feira, 15 de agosto de 2024

O Avô em Ceroulas


Amanhã na TVI 

“Diz-me lá, finalmente, onde vamos”, pediu o ESPERTO.

“A Princesa recebeu há dias um convite para ir à TVI ao programa Dois às 10, cujo tema vai ser a mudança da cidade para uma aldeia, aquilo que nós fizemos, sendo que vamos lá amanhã”.

“Posso que ir contigo para o estúdio?”.

“Penso que sim, mas tens que estar em silêncio”.

“Sim, eu sei. Olha, durante uns dias, enquanto durar o abecedário, vou trazer mais um ESPECIAL ESPERTO d’A BOLA, textos brilhantes de A a Z escritos pelo jornalista José Manuel Delgado”.

“Já te estás a baldar outra vez”, brinquei eu”. “Gosto muito do trabalho dele, aliás, ele foi meu professor quando fiz um Curso de Jornalismo Desportivo na UAL no início do século”.

“Vamos então começar pela letra A:


 ANADIA — Foi fantástico o momento em que Iúri Leitão ganhou a prata na variante de Omnium, e sublime o ouro conquistado pela dupla formada por Iúri Leitão e Rui Silva no Madison, naquele que foi o momento mais alto da participação portuguesa nos Jogos Olímpicos de Paris.

Porém, para lá da glorificação dos atletas, que deixaram na pista o que tinham e não tinham para trazer o metal nobre para o nosso País, há que lembrar que tal façanha só foi possível porque em 2009 o secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, e o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Artur Lopes, fizeram orelhas moucas a todos os que os destrataram por quererem contruir o que diziam ser mais um elefante branco, não desistiram quando ouviram recusas de 26 Câmaras Municipais, até que à 27.ª, na Anadia, encontraram um parceiro para pôr de pé o Velódromo que esteve na base de tudo. Qual é a lição? Sem meios, nada feito…

 

Fruto da deslocação à zona de Bucelas – estúdio da TVI - onde temos que estar muito cedo, as publicações só regressam aqui amanhã ao final da tarde.

Se tiverem muitas saudades minhas, recordo, liguem a televisão às 10 horas de amanhã.

 

Até amanhã. 

Sem comentários: