quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Crónicas do Bom Malandro


Maminhas com Gaguez

 

(19/10/2024) Quem esteve atento à Elite Cup no último fim de semana, reparou que o Sporting jogou de cor-de-rosa, mas durante este mês vários clubes, de diversas modalidades, trocaram o seu equipamento habitual jogando desta cor.

Isto não aconteceu apenas para dar nas vistas, mas porque a Liga Portuguesa Contra o Cancro promove este mês a iniciativa “Outubro Rosa”, com a finalidade de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família.

Das várias datas que são assinaladas neste mês, hoje é o Dia Mundial do Cancro da Mama, um tipo de cancro que atinge sobretudo o sexo feminino, mas cerca de 1% dos homens também é afetado. A idade, os níveis altos de estrogénio, exposição a radiações, álcool, história familiar de cancro da mama ou mutações genéticas aumentam a probabilidade de os homens desenvolverem este género de cancro.

Nas mulheres o cancro da mama é o mais frequente dos tumores, todos os anos aparecem cerca de 7 mil novos casos, mas a taxa de sobrevivência tem vindo a aumentar, sendo que o diagnóstico precoce, em 70 % dos casos é a principal razão. 

Recordo-me da primeira ginecologista da Princesa me dizer que, antes de começarmos na brincadeira, era muito importante fazer apalpação das maminhas, para ver se havia algum corpo estranho desde a última vez.

Portanto, com uma grande periocidade, apalpe as mamocas ao seu parceiro, ou parceira, pois é a minha grande forma de prevenção deste flagelo.

Conselhos divulgados, está na hora de falar com a rapaziada que está a chegar.

“Boa tarde Avô”, gritaram os quatro.

“Boa tarde juventude”, devolvi eu a saudação.

“Estivemos a combinar entre nós, e a partir de agora vamos tratar-te por Avô”, explicou o PANCHITO.

“Cá mim, desde que me tratem por tu, até me podem chamar Bisavô”. ri-me eu.

“Até porque tens um blogue que fez 18 anos e chama-se Tio Jorge no Alentejo”, afirmou a LARANJINHA.

“Bolas, vocês andam com muita atenção!”, exclamei eu.

“Avô, nós lemos todos os dias as tuas publicações”, explicou o PIPOCA.

“Cheira-me a indicações do AMAGADINHO”.

Os quatro riram-se muito, mas não disseram mais nada.

“Ok, já percebi tudo. Vamos lá ao nosso trabalho deste sábado, enquanto que eu continuo de férias, até porque os Avôs não podem trabalhar muito”, gozei eu. “Mas pronto, esta semana vamos ter a Supertaça, feminina e masculina, em Odivelas, onde se realizou a Elite Cup e eu vou tratar dessas duas finais, já o AMAGADINHO vai começar a olhar para a Primeirona”.

“Isso mesmo, a minha classificação também vai aparecer, apesar de nas primeiras jornadas termos sempre calendários incompletos, mas depois vou acertando, aliás como acontece nesta ronda inaugural, pois curiosamente, FC Porto e OC Barcelos defrontam-se na Supertaça e na 1ª jornada da prova, na casa dos minhotos na próxima quarta-feira. Destaco também o regresso dos picoenses do Candelária à piscina dos grandes, vão receber o Murches esta noite às 22 horas continentais, jogo de arranque da Primeirona”. concluiu ele.

“Bolas, estavas cheio de pica e gostei da piscina”, brinquei eu. “Vamos à Segundona”. 

“Aqui já vamos para a terceira jornada, a semana passada escrevi que, a Norte, só o Famalicense tinha duas vitórias, mas a Académica de Espinho acertou o calendário esta semana e também está feliz com seis pontos, espinhenses que recebem o Limianos, enquanto que a rapaziada de Famalicão vai até ao terreno do Valongo B, já na zona Sul o equilíbrio na frente é maior, com cinco formações só com vitórias, não há nenhum jogo entre elas, pelo que destaco a deslocação dos alenquerenses a Oeiras, e da malta de Turquel que vai jogar a Torres Vedras”, finalizou e PIPOCA.

“Muito bem, enquanto falavas estava aqui olhar para o calendário de jogos, a Feminona só começa na próxima semana, pelo que a LARANJINHA vai olhar para a final da Supertaça”.

“Sem problema Avô, aliás já tinha pensado nisso. Vamos ter uma final com total favoritismo para o Benfica, mas certamente que o Tojal, a jogar quase em casa, vai tentar evitar que as encarnadas vençam o segundo troféu da época”.

“Não é de propósito – para a semana alteramos isto – mas a Terceirona fica sempre para o fim, não é PANCHITO”, ri-me eu.

“E mal, pois é o campeonato que tem mais equipas”, sublinhou ele com uma gargalhada. “Também por aqui vamos para a jornada três, começando pela série D, o Paço de Arcos B recebe os micaelenses do PDL, duas equipas que venceram os dois primeiros jogos, olhando para a série C, com o mesmo critério, Os Tigres recebem o Nafarros, na B o Escola Livre recebe o Infante de Sagres, enquanto que na série A vamos ter um encontro entre os bês de Barcelos e Paços de Ferreira, jogo que se realiza na 3ª feira à noite”.

“Então a história desse jogo fica para outras núpcias. Alguém tem alguma coisa para dizer?”.

“Que pergunta Avô, o que é o almoço hoje?”, questionou a LARANJINHA.

“Estava a ver se te esquecias. A Princesa foi esta manhã até Alverca, onde vai ficar uns dias, pelo que vou ao Camponês buscar um cozido de grão alentejano”.

“Isso é o quê?”, perguntou o PIPOCA.

“Semelhante ao cozido à portuguesa, mas leva grão e feijão verde”.

“Bolas, parece-me ser muito bom!”, exclamou o PANCHITO.

“Qualquer dia combinamos um fim de semana para nos conhecermos pessoalmente aqui em Oriola, além de provarem alguns petiscos da zona”.

“Boa ideia Avô. Até terça-feira”, gritaram os quatro a plenos pulmões.

“Adeus juventude”.

Como agora já sei o que eles berram, antes da despedida baixo o som do portátil.

 

Tem o privilégio de ser o primeiro estreante, da temporada 24/25, no FORA DO RINQUE, minhoto de nascimento e de clube, só é pena não comer a francesinha com um bom vinho verde. 

 

Nome Completo: João Pedro Pereira da Silva

Clube atual: Riba d’Ave Hóquei Clube

Alcunha (se tiver): Butra

Idade: 21 anos

Local de Nascimento: Famalicão

 

Clube estrangeiro futebol: Real Madrid

Jogador português futebol: Vitinha

Jogador estrangeiro futebol: Phil Foden

Jogador de outra modalidade, português ou estrangeiro: Neemias Queta

Prato: Francesinha

Sobremesa: Natas do céu

Bebida: Água

Filme: The Giver

Ator: Wentworth Miller

Atriz: Jennifer Lawrence

Série televisiva: Breaking Bad

Livro: Hábitos Atómicos

Cidade portuguesa: Aveiro

Cidade estrangeira: Florença

Animais de estimação (quais e nomes): Cão (Luck)

Jogo de computador/consola: Counter Strike 2

Hobbies: Conviver, ver séries, jogar padel

Outra modalidade desportiva, se não fosse o hóquei: Ténis

Aquele momento ou jogo, de hóquei, que nunca vais esquecer: Estreia pela equipa A, contra o Sporting CP, em Riba d’Ave. 

 

(22/10/2024) Penso que todos nós tivemos um colega ou uma colega que sofria de gaguez, provavelmente até alguns de vocês tiveram este problema.

Eu também tive alguns casos que passaram pela minha vida, sendo que quando eramos miúdos, eles eram gozados por esse facto.

Hoje celebra-se o Dia Internacional da Gaguez, uma data estabelecida em 1998, que visa mostrar as dificuldades, traumas e receios que as pessoas com gaguez enfrentam diariamente quando tentam comunicar com outras pessoas.

Estima-se que existam cerca de 100 mil gagos em Portugal, sendo que este problema na fala afeta mais os homens do que as mulheres, este problema tem tratamento, recorrendo-se à ajuda especializada de terapeutas da fala, sendo que para a gaguez é, na verdade, falar.

A confiança e autoestima são essenciais para conseguir assumir a dificuldade ao falar, sendo essencial que quem escuta colabore com a pessoa gaga, de forma a encorajá-la a exprimir-se. 

Uma das coisas mais importantes, numa conversa com uma pessoa com gaguez, é nunca tentar completar as frases quando ela está a falar, deixando-o chegar ao fim da sua ideia.

Recordo-me de na minha vida profissional, nos tempos da auditoria, ter encontrado um Gerente com um nível de gaguez enorme, nós já íamos prevenidos, mas mesmo assim, dois dos meus colegas tiveram que sair da sala onde ele nos recebeu, pois não era fácil conter a vontade de rir.

Uma história com perto de 30 anos, felizmente que nos dias de hoje a terapia tem evoluído, reduzindo muito este problema.

“Boa noite Avô”, berraram os quatro.

“Boa noite juventude, felizmente que nenhum de vocês é gago”.

“Porque dizes isso?”, perguntou o AMAGADINHO.

“Porque hoje é o Dia Internacional da Gaguez”.

“Eu tive um colega meu que era muito gago, no 1º ciclo, nós gozávamos muito com ele, mas foi a uma terapeuta, hoje continua na minha turma e já não gagueja quase nada, apenas umas pequenas falhas de caixa, como lhe dizemos na brincadeira”, riu-se a LARANJINHA.

“Hoje em dia quase todos esses problemas conseguem ser resolvidos, na maioria dos casos na totalidade. Deixemos os gagos em descanso e vamos pegar no aléu”.

“O Avô o ano passado não usava muito esse termo”, afirmou o PIPOCA.

“Pois não, porque tínhamos cá o ALÉU e ele pensava que era com ele”, ri-me eu. “Hoje vai começar o PANCHITO com a sua Terceirona”.

“Vamos a isto, começo mais a norte, na série A também temos dois jogos esta noite, mas para já há meia dúzia de equipas na frente, quatro só com vitórias, na série B também temos um jogo hoje, mas Escola Livre e Vila Boa do Bispo terminam esta jornada só com vitórias, o Santa Cita, na série C, é o líder isolado, tem mais um jogo, seguido da malta de Almeirim, que venceu os três jogos realizados, por último na série D, os alentejanos da Vila Morena e os bês do Paço de Arcos, são os únicos que só sabem ganhar, para finalizar, referir que já todas as equipas conseguiram acertar com a baliza, pelo menos uma vez, como o Marítimo e Os Corujas que parecem querer lutar por este título”, finalizou ele com uma gargalhada.

“Agora é a minha vez de trabalhar um bocadinho, final da Supertaça António Livramento só com cinco golos, mas com duas cambalhotas, primeiro foi o FC Porto a recuperar da desvantagem inicial, já na segunda metade o OB Barcelos marcou por duas vezes e conquistou o 5º caneco. LARANJINHA, como foi do lado feminino?”.

“Não houve surpresa, o Benfica venceu e conseguiu o 11º troféu consecutivo, apesar do Tojal ter mantido a dúvida até aos cinco minutos da segunda metade, mas depois veio ao de cima a superioridade das encarnadas”.

“Qualquer dia ninguém quer jogar com elas”, gozei eu. “Vamos lá espreitar a Segundona”.

“Começo pela zona Sul, uma jornada com dois empates, com Paço de Arcos, Turquel e Parede a serem agora os únicos totalistas, com o registo da primeira derrota do Sporting B, na terra dos fenómenos, sendo que Física e Marítimo ainda não conseguiram pontuar. Na zona Norte temos dois jogos esta noite, a rapaziada de Famalicão – a única só com vitórias - é uma das que joga hoje, na casa do Valongo B, a única equipa que ainda não pontuou, já tivemos um empate, e para já é o Carvalhos que lidera, uma das três equipas que ainda não perdeu, em conjunto com o Póvoa”, finalizou o PIPOCA.

“Este fim de semana tivemos o arranque da Primeirona, pelo que vamos ter a análise do AMAGADINHO e a sua primeira classificação”.

“Isso tudo, jornada de arranque que só termina amanhã, precisamente com as mesmas equipas que tiveram na final da Supertaça, mas no Minho. Começo por registar a vitória do Candelária no regresso à prova, sete anos depois, a goleada do Benfica em Paços de Ferreira e a vitória da regressada Sanjoanense nas margens do Nabão, já sobre a minha classificação, só com uma jornada, e incompleta, realizada, estão na frente Riba d’Ave, HC Braga, e as duas Juventudes, todos com 0 pontos”, terminou ele com uma gargalhada.

“Continuas em grande”, ri-me eu. “Uma boa altura para nos despedirmo-nos. Um grande abraço para todos e até sábado”.

“Adeus Avô”, despediram-se eles, mas sem grande ruído.

Estes também estão a crescer. 

 

A SACADA desta semana podia chamar-se a dúzia, pois foram vários os jogos que terminaram com esse número de golos concretizados.

Na ausência de regulamento, fiz como nas festas populares, onde em caso de situações não contempladas a organização resolve.

E eu escolhi um empate ocorrido em Valado de Frades, podendo assim destacar o Lucas Ferreira (BIR) e o César Belo (HC Sintra).

 

Um golo decisivo numa final tem sempre um peso na memória desportiva de um atleta, é o que vai acontecer ao Pedro Silva, um momento que valeu a Supertaça para o OC Barcelos e O VELHO desta semana para ele. 

Sem comentários: