Esta semana a minha irritação nasce na cozinha, numa altura em que o sushi ganha pontos na alimentação duma franja dos portugueses.
Mas o que é o sushi?
Este prato nipónico, tradicionalmente é feito com arroz temperado com molho de vinagre, açúcar e sal, combinado com algum tipo de peixe ou fruto do mar, vegetais ou ovo, acompanhado de wasabi, um tempero feito de uma raiz-forte japonesa selvagem, que foi utilizada como planta medicinal e antídoto para envenenamentos por ingestão de alimentos, daí ser servido com peixe cru desde a era Nara (710-793).
Num País onde a gastronomia é um dos principais motivos para termos tantos turistas – sim, sim, não é só o Sol – parece uma palermice estarmos a comer estas coisas estranhas.
Vou aqui fazer uma pequena lista de refeições que fazem a delícia de quase todos, começando pelo lado do peixe, uma boa caldeirada, um goraz assado no forno, na grelha temos as sardinhas, chocos ou lulas, dourada ou corvina, uma cataplana de garoupa, um arroz de polvo ou de tamboril, já para não falar nas 1001 maneiras de fazer bacalhau.
Salto para a carne, um cozido à portuguesa bem acompanhado de excelentes enchidos, cabrito ou leitão assado no forno, carne de porco à alentejana, uma boa feijoada de porco, além de, claro, um belo churrasco, onde o frango tem que estar a fazer companhia ao porco, branco e preto, de fazer inveja aos nossos amigos brasileiros.
Depois de uma pequena amostra da nossa gastronomia, alguém percebe que se queira comer, por exemplo, sardinhas por cozinhar, embrulhadas em pimentos crus, acompanhados de azitromicina, um antibiótico indicado para intoxicação alimentar causada por bactérias?
Tenham paciência!
Para a semana há mais irritações.


Sem comentários:
Enviar um comentário