quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Crónicas do Bom Malandro


Invisuais ao Sétimo Dia

 

(4/01/2025) A época festiva já terminou, apesar de em Espanha só distribuírem as prendas no Dia de Reis, mas por cá, porque acreditamos no Pai Natal, elas estão entregues e podemos regressar às Crónicas.

Antes de chegar à conversa com os meus miúdos, recordar que hoje é o Dia Mundial do Braille, data que assinala o nascimento de Louis Braille, o criador do sistema de leitura e de escrita, que permite através do toque facilitar a vida das pessoas invisuais e a sua integração na sociedade.

Braille ficou cego aos 3 anos de idade e aos vinte conseguiu formar um alfabeto com diferentes combinações de 1 a 6 pontos que alastrou pelo mundo e que ainda hoje é usado como forma oficial de escrita e de leitura das pessoas cegas.

O sistema Braille é composto por 64 sinais, gravados em papel em relevo, são combinados em duas filas verticais e justapostas, à semelhança de um dominó ao alto, com a leitura a fazer-se da esquerda para a direita.

O portátil começou a dar sinais de vida e eles surgiram no monitor.

“Bom dia Avô”, gritaram os quatro.

“Bom dia juventude, um extraordinário 2025 para vocês”.

“Muito obrigado, igualmente para ti”, responderam eles em uníssono.

“E que tal de prendas?”.

“Vou servir de porta-voz, recebemos livros, roupa, chocolates e umas notinhas, que dão sempre jeito”, explicou o AMAGADINHO com um grande sorriso.

“Claro, é sempre bom aumentar o volume do mealheiro. As férias natalícias terminaram, na próxima semana regressam as vossas aulas, pelo que agora vamos voltar ao nosso hóquei em patins, começando com os destaques da Feminona”.

“Vamos a isto, começando pela zona Norte, o líder Gulpilhares viaja até à Maia, enquanto que na Sul o Turquel recebe o Tojal, enquanto que Benfica, que vai na frente, joga em Nantes, para a 2ª jornada da Liga dos Campeões”, concluiu a LARANJINHA.

“Uma partida importante para as encarnadas, depois da derrota na ronda inaugural, um jogo que eu vou acompanhar. Vamos até à Primeirona”.

“Na primeira jornada do ano vou realçar a visita da Oliveirense ao João Rocha e a deslocação do FC Porto ao San Siro de Valongo, na 10ª jornada da fase regular”, finalizou o AMAGADINHO.

“Vamos descer um degrau para espreitarmos a Segundona”.

“Começo pela zona Sul onde o Turquel já jogou em 2024, e venceu em Alenquer, estando na frente da classificação, mas o Paço de Arcos vai receber a Salesiana, procurando chegar ao 2º lugar, já na zona Norte destaco a receção do Póvoa ao Marinhense, povoenses que procuram isolar-se na frente da tabela”, terminou o PIPOCA.

“PANCHITO o que destacas na Terceirona?”.

“Começando pela série A, temos a deslocação dos bês de Barcelos a Lavra, na B a rapaziada do Infante de Sagres viaja até Pessegueiro do Vouga, o Sporting de Torres recebe o Alenquer B e o Paço de Arcos B o Grândola, jogos das séries C e D”, fechou ele.

“Muito bem, falta-me olhar para a Quarteirona, vários jogos realizaram-se ontem, na zona Norte o líder Limianos goleou o Penafiel, na Centro tivemos dois empates na metade que faltava desta jornada, enquanto que na zona Sul o Stuart Massamá bateu o Tojal, assumindo a liderança”.

“Só falta sabermos o que é o almoço hoje”, brincou a LARANJINHA.

“Claro, tu nunca te esqueces”, ri-me eu. “Este fim de semana temos visitas e a Princesa está a fazer um belo cozido à portuguesa”.

“Uiiii, que coisa boa”, corroboraram os quatro.

“Claro que é, beijos, abraços e até 3ª feira”.

“Adeus Avô, despediram-se eles com um grande alvoroço.

Altura de ir degustar um dos meus pratos favoritos.

 

Há umas semanas passou por aqui de patins e aléu, regressa esta semana com o quadro tático na mão no FORA DO BANCO.

 

Nome Completo: Márcio Nuno Caeiro Aldeagas

Clube atual: Hóquei Clube de Portimão

Idade: 42 anos

Local de Nascimento: Estremoz

 

Prato preferido: Bacalhau à Brás

Melhor local para viver: Algarve

Livro que está na mesa de cabeceira: Tabelas Técnicas

O filme que já viu mais do que uma vez: Gladiador

Jogou hóquei em patins? Se sim, em que clube(es): Estremoz, Moura, Beja, Sesmarias, Marinhense, Boliqueime, Portimão

Como/quando chegou a opção de ser treinador: Chegou bem cedo, por volta dos 20 anos, foi nessa altura que comecei a perceber que podia ensinar jovens atletas a jogar hóquei, de uma maneira diferente daquela que me ensinaram

Clubes/seleções que já treinou: Beja (formação), Estremoz (formação), Boliqueime (formação + seniores), Portimão (formação + seniores)

Mais fácil treinar equipas da formação ou seniores: Equipas da formação

Quanto tempo demora a preparar o próximo jogo da sua equipa: 4 horas

Se pudesse, que regra alteraria no hóquei em patins: Obrigatoriedade de proteção individual de todos os jogadores ao nível da cabeça; alteração do tipo de bola; jogar intencionalmente a bola com o patim deveria ser falta

Maior tristeza como treinador: Perceber que um jogador está “perdido” em campo ou que não te respeita / acredita nas tuas decisões

E, claro, a maior alegria: Sentir união no grupo

Para terminar, o que mais o irrita durante um jogo: Indisciplina.

 

(7/01/2025) Pronto, já se foram todas as festas natalícias e da receção ao Ano Novo, numa altura em que voltamos à rotina diária, pois durante o mês de dezembro tudo fica para lá das doze passas.

No sétimo dia do ano nasceram e morreram pessoas que me dizem algo, como por exemplo Mário Soares, ainda há um mês se celebravam os 100 da sua morte, ele que nasceu a 7 de janeiro e faleceu a 7 de dezembro.

Há um ano deixou-nos o alemão Franz Beckenbauer, um dos melhores jogadores que vi jogar na sua posição, ele que veio ao mundo nove dias depois do fim da II Guerra Mundial, um 11 de setembro que muitos anos depois seria uma data trágica.

Também deu para descobrir que hoje Nicolas Cage entrou hoje no meu clube, dos sexagenários, protagonista de um dos meus filmes preferidos, O Rochedo, onde faz uma parelha sensacional com Sean Connery, para mim o melhor 007 de sempre.

Só para terminar este capítulo do dia de hoje, Lewis Hamilton, piloto britânico de Fórmula 1, faz hoje 39 anos, ele que tem o maior número de vitórias em corridas desta categoria, e o mesmo número de títulos mundiais – sete - que o germânico Michael Schumacher. 

O relógio aproximava-se das nove da noite quando eles surgiram no monitor.

“Boa noite Avô”, gritaram os quatro.

“Boa noite juventude, então que tal esse regresso às aulas?”.

Eles olharam uns para os outros, com uma reação tímida.

“Nós até gostamos da escola, mas estar de férias é bem melhor”, riu-se a LARANJINHA.

“Eu percebo, mas agora é altura de voltarmos ao trabalho e à nossa modalidade, sendo que começas já tu”, pedi-lhe eu com uma gargalhada.

“Boa, fico já despachada, o Gulpilhares goleou na Maia, enquanto que o Turquel recebeu e venceu o Tojal num jogo equilibrado, mantendo o 2º lugar a Sul, sendo que o líder Benfica jogou para a Liga dos Campeões”, finalizou ela e passou-me o aléu.

“Verdade, as encarnadas venceram em França, frente a esta equipa de nome muito comprido, o Nantes Loire Atlantique Vendée, continuando na luta pelo apuramento no seu grupo. Quem se segue?”.

“Agora sou eu, na Primeirona tivemos uma meia surpresa no San Siro de Valongo, com o líder FC Porto a perder, sendo apanhado pelos vizinhos da Segunda Circular, que venceram os seus jogos, eles que têm umas contas para ajustar entre eles, jogo em atraso que se realizará a 22 de janeiro”.

“AMAGADINHO, vamos lá à tua meia dúzia”.

“Numa jornada onde tivemos dois empates, o Murches continua na frente (4 pontos), no 2º lugar está o Riba d’Ave (7), na 3ª posição surge o Candelária (11), seguidos de Juventude Viana, Valongo e HC Braga, os três com 12 pontos”, terminou ele.

“Muito bem, vamos até à Terceirona”.

“Vou começar pela série D, onde o Paço de Arcos B, que era a única equipa só com vitórias, empatou no Casablanca com os alentejanos de Grândola, mas continua isolado na frente, na série C, os leões de Torres Vedras bateram, de forma tangencial, os bês alenquerenses e aproximaram-se do 1º lugar, já na B o líder Infante de Sagres venceu no Pessegueiro do Vouga, enquanto que na série mais a norte, o OC Barcelos B venceu, pela diferença mínima, na casa do Lavra, mantendo o 1º lugar”, concluiu o PANCHITO. 

“Só falto eu e a Segundona, começo pela zona Norte onde a rapaziada da Póvoa de Varzim empatou em casa com o Marinhense, perdendo a liderança para o Carvalhos que foi ganhar a Paredes, já na zona Sul o Paço de Arcos, à semelhança da equipa B também empatou em casa, mas com a Salesiana, com a coincidência de o resultado ter sido igual, perdendo a oportunidade de se aproximar do líder Turquel”, terminou o PIPOCA.

“E assim arrumámos a primeira de 2025, mas até ao verão temos muito jogo pela frente. Beijos e abraços e até sábado”.

“Obrigado Avô”, responderam-lhe eles.

Os miúdos estão a crescer.

 

Foi no Pavilhão José Mário Cerejo, em Vila Franca de Xira, bem encostadinho à linha ferroviária do Norte, que aconteceu A SACADA desta semana, dezassete golos marcados, com destaque para João Mendes (13) e Gonçalo Amaral (3), guarda-redes do CRIAR-T.

 

Em pleno Ribatejo, perto do Sorraia, tivemos a PENÚRIA desta semana, uma igualdade a um golo, onde merecem realce os guarda-redes Luís Cavaco (Os Corujas) e Joaquim Silva (CS Marítimo), assim como aqueles que conseguiram acertar na baliza, Rogério Pancadares e o madeirense João Tiago Gonçalves.  

 

O Paço de Arcos B era a única equipa, das três divisões nacionais, que só sabia ganhar, mas à décima jornada cedeu os dois primeiros pontos, com Simão Lage (HC Grândola) a marcar nos últimos segundos – de penálti – o golo do empate.

Para ele vai O VELHO desta semana.

Sem comentários: