quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Crónicas do Bom Malandro


Rir do Clima

 

(18/01/2025) Em cada semana que começa, chega um novo desafio, normalmente sem saber o que escrever, coçando a cabeça, à espera que esse gesto me traga inspiração.

Quando nada parece querer surgir, eis que descubro que hoje é o Dia Internacional do Riso, data que chama a atenção para a importância de rir, um comportamento humano que traz bem-estar às pessoas, por isso neste dia deve rir o mais que puder, quer na companhia dos amigos, trocando-se anedotas e episódios engraçados, quer sozinho em casa a ver as suas comédias preferidas ou a ler um livro engraçado.

Rir tem diversos benefícios, como redução do stress, queimar calorias, melhorar a qualidade do sono, da circulação sanguínea, da respiração e da digestão, além do fortalecimento do sistema imunológico e do estímulo da criatividade, assim como a criação de laços com outras pessoas.

Em resumo, rir é das melhores coisas que há, apesar de muitos terem dificuldade em o fazer, mas é assim, cada um ri, ou não, daquilo que quer.

O dia dezoito do mês, é uma data importante para mim, porque tenho três afilhados picoenses, que são irmãos, e nasceram todos nesse dia, além do meu Pretinho que nasceu às oito da manhã, em ponto.

Pontualmente também chega a minha juventude.

“Bom dia Avô”.

“Bom dia miudagem. Hoje vou surpreender-vos e começo por vos informar que vou fazer carne de porco à alentejana para o almoço”, ri-me eu.

“Assim já vou falhar a minha pergunta da manhã”, sublinhou a LARANJINHA com uma enorme gargalhada.

“Avô, quando aí formos nas férias quero provar esse petisco”, pediu o PIPOCA.

“Claro que sim, ainda por cima com limões recolhidos da nossa árvore. Bem, deixemos os talheres e vamos pegar no aléu, começando eu que já tive muito trabalho anteontem e ontem”.

“Pois, tivemos Liga dos Campeões e Quarteirona”, recordou o AMAGADINHO.

“Exatamente, vou começar pelos mais novos, começando pela zona Norte, o Limianos continua invencível, a única só com vitórias em todos os escalões, no Centro a malta de Oliveira do Hospital foi surpreendida, em casa, pelo Cambra, mas tem a liderança presa por um ponto, enquanto que a Sul o Stuart Massamá venceu os alenquerenses e continua na frente”.

“A rapaziada de Ponte de Lima está imparável”, afirmou o PANCHITO.

“A sério, já na Liga dos Campeões tivemos uma jornada excelente para as equipas portuguesas, quatro vitórias e um empate em Itália, FC Porto reentrou nos lugares de apuramento, o Valongo ganhou um fôlego final, o Benfica precisa de um ponto em quatro jogos, enquanto que o OC Barcelos e Oliveirense estão mais perto da final a oito”.

“Quem está com a vida bem complicada é o Barça”, afirmou o AMAGADINHO.

“Podes crer, mas, entretanto, avança tu”.

“Regressa a Primeirona depois de uma pausa para a Taçona, rima e é verdade, sendo que nesta jornada vou estar muito atento à deslocação do Sporting a Riba d’Ave e do OC Barcelos a Tomar”, terminou ele.

“Já sabem que na 3ª feira vamos ter a tua meia-dúzia classificativa, mas agora vamos ver onde vão estar os olhos da LARANJINHA”.

“Em dois lados, na Liga dos Campeões feminina, vou até à Suíça, salvo seja, onde as encarnadas vão defrontar o Uttigen, já na Feminona, atenção especial para a viagem do Turquel até Massamá, já daqui a pouco”, finalizou ela.

“Agora chego-me eu à frente, especial atenção na Segundona à receção do Famalicense ao Póvoa e do Parede ao Turquel, dois jogos que podem alterar o topo da tabela”, concluiu o PIPOCA.

“Já só falto eu, a minha Terceirona que não me dá descanso, muitos jogos, muita emoção, esta semana vou estar de olho no Taipense – HC Penafiel, Os Águias – HC Mealhada, Os Tigres – SC Torres e o Fabril – Paço de Arcos B”, fechou o PANCHITO.

“Sempre com muitos jogos este miúdo”, ri-me eu. “Está na altura de fecharmos este sábado, terça-feira estamos de volta”.

“E hoje até já sabemos o que é o almoço do Avô”, brincou a LARANJINHA.

“Adeus Avô e bom apetite”, despediram-se os quatro.

“Adeus juventude”.

Cada vez gosto mais destes miúdos.

 

Nasceu na cidade dos estudantes, atualmente está no meu Alentejo e no FORA DO BANCO desta semana.

 

Nome Completo: Diogo Ribeiro Brantuas

Clube atual: Clube de Patinagem de Beja

Idade: 37 anos

Local de Nascimento: Coimbra 

 

Prato preferido: Arroz de Pato

Melhor local para viver: Coimbra

Livro que está na mesa de cabeceira: Levantado do Chão

O filme que já viu mais do que uma vez: Cartas da Guerra

Jogou hóquei em patins? Se sim, em que clube(es): FC Oliveira do Hospital

Como/quando chegou a opção de ser treinador: 2011

Clubes/seleções que já treinou: AP Coimbra

Mais fácil treinar equipas da formação ou seniores: Seniores

Quanto tempo demora a preparar o próximo jogo da sua equipa: Uma semana

Se pudesse, que regra alteraria no hóquei em patins: Eliminava a simulação no penálti 

Maior tristeza como treinador: A pequena dimensão do hóquei em patins

E, claro, a maior alegria: Ter sido jogador de hóquei em patins 

Para terminar, o que mais o irrita durante um jogo: Fraca arbitragem que temos nos campeonatos regionais.

 

(21/01/2025) Apesar de muitos o negarem, as alterações climáticas traduzem-se na modificação das características do clima, em resultado das ações humanas responsáveis pela intensificação de fenómenos naturais extremos, sendo que as causas e consequências devidamente identificadas, é urgente adotar medidas de mitigação e prevenção que permitam às populações estarem preparadas para responderem atempada e eficazmente aos perigos a que estão sujeitas.

Indo buscar uma frase utilizada pelos mais velhos, nos meus primeiros anos de escola, durante o outono e o inverno a chuva não largava o pátio, que como era em terra, provocava grandes dificuldades para podermos fazer uma futebolada, mas com a garantia de uns estalos da minha Mãe quando chegava a casa com as calças sujas de lama.

Nos dias que correm passamos por estas estações do ano, quase sem usar o chapéu de chuva, o que apesar de ser agradável, tem prejuízos incalculáveis, além das grandes alterações térmicas, pois se ainda ontem por aqui a temperatura mínima era de dois graus, hoje ela subiu para dez, oito graus de um dia para o outro.

Está na hora de olharmos para tudo isto com muita atenção, além de que os miúdos estão a chegar.

“Parabéns a você, nesta data querida ...”, irromperam os três rapazes.

“Hoje é dia de festa, cantam as nossas almas ...”, juntei-me eu à cantoria.

“Muito obrigado, muito obrigado”, agradeceu a LARANJINHA.

“Ora então, cá temos a mais cota do vosso grupo”, ri-me eu.

“Verdade Avô, hoje chego aos 15 anos”.

“Eu também já fiz esses há 50 anos”, sublinhei eu com uma gargalhada. “Espero que o teu dia de aniversário tenha sido muito feliz, mas agora vamos ao trabalho, e começas mesmo tu”.

“Muito obrigado Avô. Começo pela Liga dos Campeões feminina, goleada do Benfica na casa do Uttigen no final da 1ª volta e apuramento bem encaminhado, já na Feminona tivemos um belo jogo em Massamá, as miúdas de Turquel conseguiram um empate, com as duas equipas igualadas no 2º lugar, enquanto que na zona Norte, Gulpilhares e Sanjoanense venceram e não se querem separar no topo da classificação”, fechou ela.

“Muito bem, como hoje és pequenina, estás dispensada, até sábado”.

“Adeus a todos e obrigado pelo vosso carinho”.

“Vamos em frente com o AMAGADINHO, ele que é o mais novo dos quatro”.

“Pois sou, vamos lá a isto, muitas dificuldades do Sporting em Riba d’Ave, com a vitória a surgir nos últimos segundos, na Luz quase havia surpresa, mas um golo com a roda do patim, dum jogador de Viana, deu a vitória ao Benfica bem perto do fim, enquanto à beira do Nabão tivemos mais uma bela partida, com os minhotos a regressarem a casa mais felizes”.

“Agora só falta a tua espetacular meia-dúzia classificativa”.

“Antes, deixa-me recordar que amanhã o Primeirona vai ficar com as contas acertadas, com o Benfica a receber o Sporting, jogo em atraso da 2ª jornada, quem vencer fica na frente, mas se empatarem ficam os dois”, riu-se ele. “Na minha tabela especial, o Murches continua no 1º lugar (5 pontos), na 2º posição está o Riba d’Ave (8), seguidos do Candelária (11), Juventude Viana (13), SC Tomar (14) e Valongo”.

“Uma bela classificação”, ri-me eu. “Em frente, desta vez com a Terceirona”.

“Vamos a isto, hoje começo pela série D, a única equipa invicta, o Paço de Arcos B ganhou no Barreiro, na C, a malta da sopa da pedra bateu os leões de Torres Vedras, aproveitou a derrota dos bês do Turquel no Tojal, isolando-se no 1º lugar, já a rapaziada da terra do leitão venceu nas Colmeias, série B onde o Infante de Sagres continua na frente, enquanto que na A os penafidelenses venceram em Caldas das Taipas, continuando na luta pela subida, onde o FC Porto B manteve a liderança”, concluiu o PANCHITO.

“Para fechar esta semana, vamos lá ouvir o que tem para nos contar o PIPOCA”.

“Tivemos mais uma bela ronda da Segundona, a Norte a rapaziada da Póvoa de Varzim foi ganhar a Vila Nova de Famalicão, mas o Carvalhos não se distraiu em casa e continua na frente, a Sul, os dois primeiros empataram – Turquel e Parede – empataram na Linha, com o Paço de Arcos a igualar os vizinhos, e os alenquerenses a aproximarem-se do topo”, finalizou ele.

“Expediente encerrado, no próximo sábado estamos de volta, grande abraço ao três”.

“Adeus Avô”.

Rapidamente saíram da minha vista, até porque amanhã têm aulas bem cedo.

 

Há quem acredite que o 13 dá azar, mas esta semana n’A SACADA tivemos três jogos que terminaram com este número, pelo que vou destacar os guarda-redes Francisco Oliveira (10) e Rodrigo Pires (1) do HC Paço de Rei, Lourenço Soares (9) e Afonso Camposana (2) do Sporting B, e Santino Facca (9) do Alcobacense.  

 

Foi em Vale de Cambra que se produziu a PENÚRIA de hoje, apenas dois golos para a equipa da casa, com realce para Miguel Migas Oliveira, que bisou a partir do banco, e o seu colega David Nogueira que defendeu um penálti para manter a baliza em branco.

 

O dérbi eterno tem sempre um carisma especial, mesmo que seja entre equipas B, este último decorreu na Luz, Vítor Oliveira Viti (Benfica) fez um póquer e fica com O VELHO desta semana.

Sem comentários: