Diferença de Golos
Quem me conhece minimamente, sabe que tenho uma alergia a termos estrangeiros, nomeadamente as chamadas inglesices.
Não é a primeira vez que toco neste assunto, mas acho inacreditável, nós portugueses, que temos uma língua tão rica, termos que recorrer a palavras de outras línguas, por vezes até dou por mim a pensar que estamos na terra de Sua Majestade.
Claro que todos os temas que passam por este espaço, são assuntos que me irritam, mas também é evidente que há uns que me provocam mais urticária do que outros, sendo este um dos casos.
Alguns exemplos que ouvimos no dia a dia, briefing (resumo), deadline (data limite), meeting (reunião), brainstorming (procurar novas ideias), link (ligação) e upgrade (atualização), estes são alguns, sem ninguém estar preocupado se a maioria das pessoas não sabe do que se fala.
Virando-me para o lado do desporto, a situação não é melhor, começo por um que quase todos dizem, flash interview (entrevista rápida), offside (fora de jogo), clean sheet (não sofrer golos), time out (desconto de tempo), handicap (desvantagem) e overlap (sobreposição) são muitas das que deixam muita gente perdida numa narração.
Depois há mais uma que me tira do sério, muitos jornalistas, talvez a esmagadora maioria, quando questionam um treinador, na sala imprensa ou na zona de entrevistas rápidas, começam por “Mister...”.
Mas porquê? Porquê!?
Se não sabem o nome dele ou se apenas se esqueceram, façam perguntas sem essa introdução parva.
Há erros que vêm do antigamente, como a utilização da expressão goal average, utilizada quando a forma de desempate numa qualquer competição por pontos era decidida dessa forma, ou seja, pela divisão entre os golos marcados e os sofridos, método que já deixou de ser utilizado há muitos anos.
Atualmente esse desempate é feito pela diferença entre os golos obtidos e os sofridos, que é muito diferente do que apurar o resultado de uma conta de dividir, mas, infelizmente, ainda temos jornalistas e plataformas que confundem duas coisas tão diferentes.
E depois pedem-me para eu não me irritar!?
Para a semana há mais irritações.

Sem comentários:
Enviar um comentário