segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Segunda-Feira, Porquê?


Meio Sem Virtude

 

Confesso que nunca fui daqueles que gosta muito de conduzir, como uma loucura que muitos têm, sem falar dos pilotos profissionais.

Tirei a carta com 18 anos, tive um acidente, com alguma gravidade, meses depois e fiquei-me por aqui, mas nunca fui um grande acelera.

Nunca liguei muito a automóveis, um dos piores negócios que fazemos na vida, mas tive vários, sendo que o Chico Picasso já vai a caminho dos dezoito anos.

Com o avançar do calendário, a vontade de pegar no volante foi diminuindo, pelo que sempre que posso substituir o automóvel pelo comboio ou autocarro, o Chico fica em repouso, já para não falar nos euros que poupo, pois só as portagens para ir até à capital ou arredores, são bem superiores que o preço do bilhete.

Por falar em dinheiro, deixem-me recordar que os milhões que se gastaram em alcatrão ao longo de muitos anos, em autoestradas onde passa um veículo de tempos a tempos, se tivessem sido investidos na via férrea nacional - estupidez que andamos agora a tentar recuperar à pressa - teríamos muito mais gente a utilizar os transportes públicos, o que diminuiria drasticamente o número de automóveis na estrada.

Voltando às viagens no Chico, por vezes ele tem mesmo que entrar ao serviço, lá está, porque para a ir a Paço de Arcos, por exemplo, não era fácil chegar lá sem ele, como aconteceu há umas semanas.

Lá fui mais a minha Princesa, sempre na minha calma de condutor sem pressa, mas já irritado por saber que tinha que passar na Ponte 25 de Abril.

Sempre que por lá passo, ficou com uma enorme pena de todo aqueles que a frequentam diariamente, pelos menos duas vezes, pois acho que eles mereciam um desconto no IRS, além de um passe grátis para o comboio que passa por baixo.

Mas muito mais irritante que tudo isto, é quando a autoestrada tem três vias. 

Porque será que uma enorme quantidade de condutores segue na faixa do meio, quando não há automóveis nos outros dois espetros políticos da estrada?

Será que não querem ser da direita?

Provavelmente ouviram aquele velho ditado que diz que a virtude está no meio, mas neste caso está a estupidez.

 

Para a semana há mais irritações.

Sem comentários: