Três Vezes Sebastião
(20/01/2026) Na minha busca por assunto para esta semana, deparei-me com um nome que se repetiu três vezes, sendo que o último tem relação direta com a minha vida.
Há 472 anos nasceu em Lisboa D. Sebastião, foi o décimo sexto Rei de Portugal, tendo-se tornado num mito após o seu desaparecimento na batalha de Alcácer Quibir, no norte de África, à sua volta nasceu o mito do Sebastianismo, a esperança de que regressaria um dia, numa manhã de nevoeiro, para salvar o país de todos os seus problemas.
Mil duzentos e setenta e seis anos antes, morria São Sebastião, nasceu em Narbona, em França, no ano 256, mudou-se para a Itália, onde entrou para o exército, tornando-se no melhor soldado para o imperador Diocleciano.
Converteu-se ao cristianismo, defendeu os cristãos e a sua fé durante o reinado do imperador romano, sendo condenado à morte por desobedecer aos seus comandos.
Sebastião foi amarrado a uma árvore e alvejado com muitas flechas, porém não morreu, recuperado, voltou a enfrentar o imperador Diocleciano, mas desta vez, foi condenado a ser açoitado até a morte, com a ordem de que o seu corpo fosse lançado ao esgoto para nunca ser venerado.
Muito provavelmente por causa dele, eu nasci na freguesia de São Sebastião da Pedreira, fundada em 1608 por desanexação da freguesia de Santa Justa, em 1959, no ano em que eu nasci, viu o seu território diminuir, devido à criação das freguesias de Campolide e Nossa Senhora de Fátima.
Uma reorganização administrativa em 2013 extinguiu a freguesia, passando o seu território integralmente para a nova freguesia das Avenidas Novas, correspondendo esta última, com muito poucas diferenças, à configuração da freguesia de São Sebastião da Pedreira anterior a 1959, sendo que durante várias décadas, foi a freguesia com maior número de nascimentos em toda a área metropolitana de Lisboa, por nela se situar a Maternidade Alfredo da Costa, onde eu nasci às seis e dez de 12 de dezembro.
Aborrecido com o facto da minha freguesia de nascimento agora se chamar Avenidas Novas, chegou a altura de receber a minha juventude.
“Boa noite Avô”.
“Muito boa noite, antes que me esqueça, amanhã temos o aniversário da LARANJINHA, mas só vamos cantar os parabéns no sábado”, brinquei eu.
“Claro que sim, antes dá azar”, confirmou ela.
“Continua o tempo frio, mas temos que ir ao trabalho, para nos aconchegarmos rapidamente debaixo das mantas, hoje começa o AMAGADINHO que tem um pedido de desculpas a fazer, apesar da responsabilidade ser minha”.
“Acho que foi a Taçona que me distraiu, nesse fim de semana o Valongo jogou nos quartos de final do Troféu WSE, venceu tranquilamente na casa dos franceses do Mérignac, ficando com patim e meio na final a quatro da prova, já na Quarteirona, esta semana na zona norte o Paredes subiu ao 2º lugar, beneficiando da derrota do Penafiel em Marco de Canaveses, no centro foi o Mealhada que ultrapassou o Cambra no 2º lugar, pois a malta de Vale de Cambra folgou nesta jornada, enquanto que na zona sul o Alenquer perdeu na casa do líder Grândola, não aproveitando a folga do Tojal para ascender à 2ª posição, mas os alenquerenses têm um jogo em atraso que se realiza na sexta-feira”, finalizou o AMAGADINHO.
“Agora é uma boa altura para espreitarmos a Segundona”.
“Nem mais, começo por referir que já não equipas sem derrotas nesta divisão, há uma semana a Juventude Viana perdeu no recinto dos bês do FC Porto, mas continua tranquilamente no 1º lugar, com a Académica em lugar de liguilha, na zona sul o Candelária, com um jogo a menos, venceu no Seixal e isolou-se na frente, ultrapassando o Oeiras que foi goleado em casa pelo Benfica B, mas mantém o 2º lugar”, concluiu o PANCHITO.
“Vamos lá saber as novidades da Primeirona”.
“Nesta ronda tivemos o jogo entre os dois primeiros, com o líder Benfica a bater na Luz os minhotos de Barcelos, dilatando para quatro pontos a sua vantagem, o FC Porto venceu o HC Braga e desfez-se da sua companhia no 4º lugar, destaque também para o Póvoa que conseguiu o primeiro ponto na prova, empatou em Riba d’Ave e impediu que os locais entrassem em lugar de apuramento, não aproveitando a derrota da Oliveirense no João Rocha”, finalizou a LARANJINHA.
“Depois da nossa menina, quase a chegar aos dezasseis anos, vamos até à Feminona”, ri-me eu.
“A quatro jornadas do fim da fase regular, na zona norte, Sanjoanense e Escola Livre já garantiram o apuramento para a fase decisiva da prova, já a sul, só o Benfica confirmou a presença, enquanto que o Stuart Massamá está muito perto, depois da vitória no Tojal, deixando a formação do concelho de Loures mais longe da qualificação”, explicou o PIPOCA.
“Só falta olhar para minha Terceirona, esta semana vou referir apenas que os líderes das quatro zonas venceram, com Vila Praia, Vila Boa do Bispo, Tojal e Grândola a continuarem bem lançados rumo à Segundona”.
“Só falta a Liga do Avô”, relembrou o PIPOCA.
“Não estejas nervoso, vou já tratar disso, esta semana ninguém conseguiu acertar em cheio, tu continuas na frente com 64 pontos, seguido da LARANJINHA (52), na terceira posição estou eu e o AMAGADINHO (40), enquanto que o PANCHITO continua na última posição (37)”.
“O Avô está muito irrequieto esta temporada”, brincou a LARANJINHA, emitindo uma gargalhada subscrita pelos três miúdos.
“Acho que ainda vos vou surpreender”, ri-me eu. “Beijos, abraços e até sábado”.
“Adeus Avô”, despediram-se eles, saindo da minha vista em excesso de velocidade.
Conhecemo-nos no Inter-Regiões de 2022, em Sesimbra, olhar irreverente e longos cabelos, gosta também de andebol, como eu, e está no FORA DO RINQUE desta semana.
Nome Completo: Letícia Varela Abraços
Clube atual: CRIAR-T
Alcunha (se tiver): Não tenho
Idade: 17 Anos
Local de Nascimento: Setúbal
Clube estrangeiro futebol: FC Barcelona
Jogador português futebol: Bernardo Silva
Jogador estrangeiro futebol: Pedri
Jogador de outra modalidade, português ou estrangeiro: Pablo Natan (voleibol)
Prato: Frango à Brás
Sobremesa: Petit Gâteau
Bebida: Pepsi
Filme: Clube da Luta
Ator: Diogo Morgado
Atriz: Patti LuPone
Série televisiva: South Park
Livro: Gaza Perante a História - Enzo Traverso
Cidade portuguesa: Porto
Cidade estrangeira: Barcelona
Animais de estimação (quais e nomes): Labrador - Thor
Jogo de computador/consola: Stardew Valley
Hobbies: Xadrez
Outra modalidade desportiva, se não fosse o hóquei: Andebol
Aquele momento ou jogo, de hóquei, que nunca vais esquecer: O primeiro jogo do campeonato 2025/26, onde perdemos o jogo no último segundo.
A SACADA desta semana chega de território gaulês, no Gymnase de Marlioz, em Aix-les-Bains, tivemos quinze golos, com destaque para Jessy Durand (9), guarda-redes da equipa da casa.
Na NÉPIA desta semana voltamos a ter uma carrada de balizas a zero, vou começar pela Quarteirona, Tiago Brazão (Fânzeres), António Costa e Francisco Vilhena (Parede), na Terceirona temos Miguel Pereira Peca (Tojal), Jorge Mesquita (Vila Boa do Bispo) e Thomas Gigi Mechini (Grândola), na Segundona brilharam Francisco Kiko Fernandes e António Tony Mendonça (Parede), por último, na Feminona, Maria Vieira e Lili Buchoux (Benfica).
Num jogo com treze golos, que termina com a vantagem mínima para a equipa vencedora, merece uma pequena investigação, os bês do Póvoa, que jogavam em casa, estavam a perder por dois com o Paredes, o cronómetro marcava vinte minutos da segunda metade, de repente os poveiros marcaram três golos nos últimos cento e vinte segundos, Gustavo Guga Gonçalves conseguiu o da vitória, ficando com O VELHO desta semana.

Sem comentários:
Enviar um comentário