terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Terça-feira Gorda

O mais popular Carnaval do Mundo: o do Rio de Janeiro, no Brasil Apesar de não fazer parte dos meus gostos pessoais, tentei saber as origens do Carnaval ou Entrudo, como outros lhe chamam.
Como é habitual nas tradições com muitos anos, divergem as versões oficiais. Certo, quanto é possível saber-se, trata-se de uma festa pagã, apesar de algumas teorias o associarem aos festejos da Saturnália (festas em honra de Saturno, que se realizavam no soltíscio do Inverno) em Roma, ou às celebrações em homenagem aos deuses Íris ou Osíris, no Egipto.
Como aconteceu com outras festas pagãs, o Cristianismo adoptou-a, dando-lhe o nome de Carvaval e atribuindo-lhe o seu próprio significado.
Segundo o calendário cristão, a Terça-feira Gorda seria o último dia em que se podia comer carne, seguindo-se um período de 40 dias denominado de Quaresma, que começa com a Quarta-feira de Cinzas (amanhã), uma época de jejum e penitência que culmina com a Páscoa, onde se celebra a ressureição de Jesus Cristo, a festa mais importante do Cristianismo.
Deixada a explicação, esqueça as tristezas e divirta-se, pois vêm aí dias piores.

Sem comentários: