Deram-me a informação ontem à noite.
Não acreditei.
Segundo a minha fonte, o Sporting tinha protestado o jogo de juvenis, em hóquei em patins, realizado no dia 7 de Outubro, em Alenquer, onde tinha defrontado a equipa local e tinha perdido 4-2.
O motivo prendia-se com o facto do atleta André Garção ter sido suplente não utilizado, na véspera, no jogo de seniores, que começou às 21 horas, tenho jogado no referido encontro, que começou às 11:45 horas do dia seguinte.
Apesar da informação ser de fonte credível, não fiquei convencido.
As pessoas com quem eu trabalhei durante dois anos, nomeadamente o Engº Gilberto Borges, o Alfredo Calvão e o Paulo Rodrigues, não eram capazes de tentar ganhar um jogo na secretaria.
Hoje contactei algumas fontes e fiquei estupefacto.
Estava enganado.
O sportinguistas não protestaram, apenas, pediram a verificação da legalidade da utilização do jogador!
Recorrendo ao Regulamento Geral da Federação Portuguesa de Patinagem (FPP), veja o que estabelece o nº 1 do seu artigo 113º:
Na organização das competições federativas e associativas da disciplina de hóquei em patins, deve sempre ser considerado – relativamente ao horário de início dos jogos da mesma categoria e escalão horário e da mesma equipa – um intervalo mínimo pelo período de 15 (quinze) horas, durante o qual não é permitido aos atletas participarem em mais do que um jogo de hóquei em patins ou em prova de qualquer outra disciplina.
Apesar de mal redigido – vai ser alterado na próxima Assembleia-geral da FPP – verifica-se que o espaço que um atleta deve respeitar entre o início de dois jogos é de 15 horas.
O André Garção cumpriu 14 horas e quarenta e cinco minutos!
Esta é parte legal.
E a moral?
Vejamos.
O Sporting tinha reduzidas hipóteses de se qualificar. Agora já nem têm nenhumas.
Porquê pôr em causa a veracidade de um resultado conquistado de forma limpa, através de uma manobra de secretaria que só vai beneficiar terceiros?
Porque será que o Sport Alenquer e Benfica incomoda tanto o Sporting, no hóquei, entenda-se?
Porque motivo o Sporting foi a única equipa que não aceitou adiar a primeira jornada, dos diversos escalões, com o argumento de que queria limpar um castigo de um treinador, que transitava da época anterior?
Não terá sido pelo facto de ter sabido que os jogadores dos juvenis do SAB, não estavam inscritos, sendo assim possível ganhar por falta de comparência?
A falta de organização dos alenquerenses não é desculpa para os erros ocorridos.
Estou de acordo.
Mas se eu fosse dirigente da secção de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal, como o foi durante dois anos, estava envergonhado.
4 comentários:
Pois é, se tivessem pedido recurso tinham de pagar assim foi só fazer a despesa limitou-se ao preço de uma chamada telefónica. Assim fica uma feita uma "queixinha". O hóquei não se joga apenas dentro do campo... não ficaram nada bem na fotografia não.
Pelo que sei em relação ao jogo Alenquer * SCP, os dirigentes do SCP falaram com algumas pessoas do Banco do SAB a dizer que o André não podia jogar e a resposta foi, levamos a multa e pagamos.
O que demonstra que sabima que não o podiam fazer!
A questão não passa pelo resultado porque pelo que tenho-me apercebido o treinador do SCP não está muito preocupado com os resultados no Torneio de abertura mas sim em cronstruir uma equipa para o Nacional visto apenas ter iniciado esta época no SCP e com uma equipa que nunca jogou junta. Eu sou mero adepto do SCP e digo que falei com o Eng. Gilberto Borges e a atitude do SCP tem a ver com o principio e não com o resultado1 os dirigentes do SAB foram informados de que não deviam colocar o Atleta mas optaram por o fazer!
Não vale a pena falar mal apenas por falar1 Preocupem-se em saber junto das pessoas como as coisas realmente são antes de virmos para aqui escrever!
Escrito por: Afonso pereira | 16 Outubro 2007
Apesar de para mim se tratar de assunto encerrado, gostaria de responder ao Sr. Afonso Pereira:
1) Não comento as pseudo-conversas ocorridas antes do jogo porque não as ouvi, como penso que o senhor também não, Mas se o SAB estivesse de má-fé e não fosse apenas desconhecimento, bastava ter aguardado os 15 minutos regulamentares e começar o jogo às 12 horas;
2) Se, como afirma, o interesse no Sporting neste Torneio não tem a ver com os resultados, porque querem ganhar este jogo na secretaria? Se o intuito é rodar, o que eu acho muito bem, porque não quiseram adiar o primeiro jogo?
3) Relativamente ao meu desconhecimento, aproveito para o informar que antes de escrever este post falei com um dirigente do Sporting, outro do SAB e com um dirigente da APL. Não acha suficiente?
Cumprimentos.
Caro Jorge Paulino, como Sportinguista nunca me envergonhei porque não dei azo a que atitudes minhas me fizessem corar de vergonha. Sabe bem que a Lei é uma coisa e a moral é outra. Estamos com moral para poder fazer cumprir a Lei. Cumprimos com os regulamentos e com as nossas obrigações. E sabe-o bem desde que me conhece.
O SAB não incomoda o SCP. Creio que guardo amigos no SAB. Um deles é o Jorge Paulino e familia.
É falacioso dizer-se que o SCP adiou a 1º jornada para ganhar em secretaria ou para o seu treinador cumprir castigo federativo. Nada disso. As razões são internas á nossa Organização e prenderam-se sobretudo com a estrutura técnica e disponibilidade de datas.
O que lamentamos é o tratamento de "expediente" que foi dado ao SAB aquando da inscrição "last minute" da sua equipa a qual obteve autorização para poder utilizar os seus jogadores quando no caso do SCP os cartões e autorizações tardam o tempo "enorme" que já vem do seu tempo como dirigente aqui. Este tratamento diferenciado não o aceitamos e o mesmo será discutido em reunião com a FPP que solicitaremos para discutir temas gerais do estádio actual da Modalidade. Entre eles, este assunto.
Deixemo-nos de fantasmas. O SAB ganhou e bem por 4-2 mas teve uma distracção. Estamos atentos como sabe. Valha-nos esta qualidade. Também estivemos atentos em situações que atentaram contra os Regulamentos na época transacta e deram-nos provimento.
É assim que faremos crescer a Modalidade. Somos amadores mas levamos com "profissionalismo" este nosso gosto pelo HP.
Um abraço de LEÃO do Gilberto Dias Borges
Enviar um comentário