domingo, 20 de fevereiro de 2022

Crónicas do Bom Malandro


Depois de um dia de sábado muito animado, onde já nos deitámos tarde, a meio da manhã os miúdos ainda estavam a dormir.

“Não os vás já acordar”, pediu a Célia.

“Tem que ser, temos que fazer a nossa reunião de trabalho”, justifiquei eu.

“Mas podes fazer isso a seguir ao almoço”.

“Não posso não, já te esqueceste que vou fazer a narração a Santiago do Escoural?”.

“Ah pois é. Esta minha cabeça. Vou já tratar do almoço”.

A Princesa lá foi para a cozinha, entre duas grandes gargalhadas, que me fizeram rir também e fui acordá-los.

“Companheiros, está na hora sair da cama”, gritei eu.

“Bolas Tio, que barulho, nós tivemos até tarde acordados”, rabujou o OLHA.

“Só mais um bocadinho”, reclamou a RODINHAS.

“Eu preciso de mais uma hora de caminha”, implorou o ALÉU.

“Nada disso. A hora de levantar não tem nada a ver com a de deitar. Vamos lá tomar o pequeno almoço e tratar da nossa vidinha”, conclui eu.

De má vontade lá foram ao banho, comeram qualquer coisa e fomos conversar.

“Têm alguma coisa fora da caixa? Ontem nem falámos de nada em especial”.

“Pois foi, mas eu fiquei preocupado com esta questão de não chover”, referiu o OLHA. “Não corremos o risco de ficarmos sem água para beber?”.

“Lá na minha escola já falámos nisso. Temos que poupar, por exemplo quando estamos no banho, fechar a água quando nos estamos a ensaboar”, explicou a RODINHAS.

“E banhos de imersão, estão fora de hipótese”, acrescentou o ALÉU.

“Muito bem, é isso mesmo. A água não é um bem infinito. Agora preciso de ir apanhar a minha boleia para Santiago do Escoural. Vamos fazer como tem sido habitual ao domingo, cada um de vocês acompanha um jogo, mas eu fico dispensado, pois já vou chegar tarde a casa”.

“E porque queres deitar-te cedo”, gritaram os três.

“Nem mais!”, confirmei eu. 

 

O GPS de hoje vai até ao Ribatejo, mais concretamente até ao distrito de Santarém.

Por lá encontramos a Associação Cultural e Recreativa de Santa Cita, clube criado em 1975.

A localidade pertence à freguesia de Asseiceira, no concelho de Tomar, sendo que nos últimos dez anos perdeu 17,2% da sua população, tendo por esta altura um pouco menos de 2500 habitantes.

Partindo de Lisboa chega lá em hora e meia, vai com fome e pode tomar uma boa refeição no Restaurante Sabores ao Rubro, que fica situado na sede do concelho.

 

Quando eu cheguei a malta já estava entusiasmada, em redor de uma mesa com queijos e enchidos do melhor que há em Oriola.

“A Célia já nos ensinou... Nã te moas”, brincou o OLHA.

“Mais nada, mas agora vamos ao trabalho. Quem começa?”, perguntei eu.

“Posso ser eu”, avançou o ALÉU. “Estive em Massamá, onde a Marta Marujo e a Joana Teixeira empataram o jogo da Taça, fizeram o mesmo no desempate por grandes penalidades, mas uma Pulga arrumou a decisão”.  

“Agora sou eu”, afirmou a RODINHAS. “Eu estive em Sacavém, onde o Tio já me disse que foi muito feliz. Aqui a equipa B do Sporting goleou e está na frente na zona D da 3ª divisão”.

“Também eu estive de olho na Taça de Portugal feminina. Um jogo que termina só com um golo merece algum destaque, até porque a maioria deles têm muitos. Em Vila Nova de Gaia tivemos uma Érica brilhante”, terminou o OLHA.

“Muito bem, eu tinha dito que hoje não acompanhava nenhum jogo, mas tive uma dica que não posso deixar em claro. O escadote do Calafell já não está no sítio!”.

“Que história é essa do escadote?”, perguntou o OLHA.

“A época passada, quando acompanhava jogos do Calafell para este site, estava sempre o escadote atrás da baliza, mesmo por baixo do marcador. Hoje fui lá espreitar, ele já não está lá, mas é por uma boa causa. O jovem Joan Petit luta contra com um cancro e precisa da ajuda de todos”.

“Excelente!”, gritaram os três.

Eles já arrumaram as malas, amanhã regressam de comboio à cidade, mas estão danadinhos para virem a Oriola outra vez.

 

Hoje no FORA DO RINQUE temos mais um jovem de Torres Vedras, que também gosta de La Casa de Papel como eu, mas ainda não arranjei tempo para ver a derradeira temporada, um problema dos reformados.

 

Nome Completo: André Ferreira Jacinto

Clube atual: Física Torres Vedras

Alcunha (se tiver): Jacinto

Idade: 21 anos

Local de Nascimento: Torres Vedras

 

Clube estrangeiro futebol: Manchester United

Jogador português futebol: Cristiano Ronaldo

Jogador estrangeiro futebol: Mbappé

Jogador de outra modalidade, português ou estrangeiro: Gonzalo Romero

Prato: Francesinha

Sobremesa: Petit gâteau

Bebida: Coca-Cola

Filme: Velocidade Furiosa

Ator: Dwayne Johnson

Atriz: Úrsula Corberó

Série televisiva: La Casa de Papel

Livro: A Semente da Vitoria

Cidade portuguesa: Torres Vedras

Cidade estrangeira: Nova York

Animais de estimação: Cão

Jogo de computador/consola: FIFA

Hobbies: Ver futebol, estar com amigos

Outra modalidade desportiva, se não fosse o hóquei: Futebol ou Padel

Aquele momento ou jogo, de hóquei, que nunca vais esquecer: Portugal-Argentina, final do campeonato do mundo.

 

Como evitar que alguém que marca sete golos num jogo não fique com O VELHO de hoje?

Nada a fazer.

A internacional portuguesa e capitã do Benfica, Marlene Sousa, leva mais uma distinção para casa.

Pretinho, temos que a trazer ao FORA DO RINQUE.

Sem comentários: