segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Segunda-Feira, Porquê!?


Nunca Gostei Delas

 

Hoje nasce um novo espaço – como diz a Princesa, estás sempre com comichão nos dedinhos – para, ao contrário do que é habitual, trazer coisas que me irritam, como este dia da semana, sendo que para me castigar ainda mais, vais surgir todas as segundas-feiras.

 

Para inaugurar este espaço, fui aqui (blog.science4you.pt), com os meus agradecimentos, perceber porque raio é que este dia da semana se chama assim.

Penso que a explicação vem reforçar o meu repúdio por este dia, que aligeirou desde que eu me reformei, mas nunca vou olhar para ele com bons olhos, recordando uma oferta, quando estava no ativo, onde todos estavam comigo, além de alguns – poucos – elogios.

 

No século II a.C os Romanos ocuparam a Península Ibérica e trouxeram com eles imensos costumes e hábitos do seu quotidiano, como eram um povo politeísta, ou seja, acreditavam em vários Deuses, fez com que, tal como outros povos, dessem o nome de Deuses aos dias da semana.

Se olharmos à nossa volta, a maioria dos países usa nomes que derivam dos nomes de planetas para os dias da semana, como por exemplo em Espanha onde Lunes está para Lua, Martes para Marte, Miércoles para Mercúrio, Jueves representa Júpiter, Viernes é Vénus e Sábado o planeta Saturno.

Mas não é o único exemplo, em Inglaterra acontece o mesmo, sendo que a língua portuguesa é das únicas com derivação românica, que substituiu o nome de planetas pelos numerais como os conhecemos hoje.

Mas afinal quando começa a semanal?

É normal para todos que a semana se inicie à segunda–feira, no entanto, com a comemoração do Domingo de Páscoa, o Domingo passou a ser considerado um dia de repouso e alguns cristãos passaram a contar os dias ordenados em relação ao domingo, assumindo-se domingo como o primeiro dia da semana, por isso, de acordo com o calendário ocidental, sábado é o último dia da semana e domingo o primeiro.

A alteração da terminologia de Deuses para os numerais, como os conhecemos hoje em dia, surgiu em Braga, onde o Bispo Martinho de Dume entendeu que durante a Páscoa usar o nome de outros deuses, seria uma ofensa para a semana santa, tendo assim alterado os nomes dos dias da semana, por cá gostaram e passaram a aplicar essa terminologia durante todo o ano.

 

Percebi tudo, mas mesmo reformado, não gosto dela.

As irritações vão surgir por aqui.

 

Até para a semana

Sem comentários: