sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Alvorada do Avô



Chuva e Trinta na Argentina

 

“Hoje não quiseste arriscar?”, constatou o ESPERTO.

“Foi mesmo isso, estava a pingar quando me levantei, olhei para o céu e achei melhor ficar em casa”.

“Mas a previsão dava chuva?”.

“A percentagem não era muito alta, mas, entretanto, foi alterada para 86% para esta sexta-feira”.

“Vamos à Lentisca na segunda-feira”.

“Claro que sim... se não chover”, ri-me eu.

 

A federação argentina aprovou, em assembleia geral, uma medida para que o campeonato aumente de 28 para 30 equipas, assim, esta época não haverá descidas de divisão e sobem duas equipas.

Sempre inovadores estes argentinos.

 

Até logo.

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

O Avô em Ceroulas




Sol, Pista, Taça e Jimenéz

 

“Depois de dois dias com muita chuva, o sol voltou a Oriola”, afirmou o ESPERTO.

“Conforme as previsões que acertaram a 100%, nos dias de cem por cento de pluviosidade”.

“Bom para as nossas caminhadas, mas más para os teus ténis que ficam sujos”.

“Pois é, mas isso é que hoje fomos ao STOP e amanhã vamos à Lentisca, percursos em que o terreno está menos encharcado”.

“Nada é por acaso”.

“Vês como tu sabes”, ri-me eu. 

“Hoje tivemos mais ciclistas no Mundial de pista que decorre na Dinamarca”.

“Isso mesmo, Tata Martins voltou a competir, hoje na prova de eliminação, onde terminou no excelente 6º lugar, já Diogo Narciso, estreante em elites, competiu na disciplina de scratch e concluiu no 10º lugar”.  

 

“Já no ESPERTO d’A BOLA vou olhar para a Taça de Portugal, pois amanhã começa a 3ª eliminatória, a primeira com clubes da 1ª Liga”.

“Uma competição que este ano tem uma curiosidade, o FC Porto pode igualar o Benfica no tetra”.

“Já vi que estás bem informado”, ⚽️🤣. “Os azuis-e-brancos venceram as três últimas edições da Taça, podendo chegar esta temporada às quatro consecutivas, o que só o Benfica conseguiu finalizar há 71 anos, com vitórias em 1948/49 - em 1949/50 não houve devido a realização da Taça Latina em Portugal - 1950/51, 1951/52 e 1952/53”.

“Para já têm que eliminar o Sintrense”, brinquei eu.

 

O México há cinco anos que não vencia os EUA, um golo e uma assistência de Raúl Jiménez, antigo jogador do Benfica, traduziu-se na primeira derrota de Mauricio Pochettino, depois de dois jogos à frente da seleção norte-americana, treinador argentino que foi escolhido para fazer crescer a seleção para o Mundial de 2026, que se vai realizar nos Estados Unidos, México e Canadá.

 

Até amanhã.

O Digestivo do Avô




Cães ao Sol, Palancas a Ganhar

 

“Descobri que o Pablo e o Pizzi gostam mais de sol do que tu”, 🌞🦮🤣 o ESPERTO.

“Já foste outra vez espreitar as minhas memórias no Facebook?”.

“Tu sabes que eu vou lá todos os dias, e gostei muito desta foto”.

“Por esta altura estávamos há um mês em Cabeça de Carneiro, antes de um inverno muito frio, tivemos um outono quente, eles passavam muito tempo ao sol, mas depois vinham para dentro de casa, que era um verdadeiro frigorífico”.

 

A seleção angolana, orientada pelo português Pedro Gonçalves, garantiu esta semana o apuramento para a CAN, sendo que os Palancas Negras são a seleção que mais venceu em 2024.

Angola venceu 12 jogos dos 16 disputados, números superiores aos do Irão e Catar, ambos com 11 em 14, seguidos no 3º lugar da Espanha (10/11), Japão (10/13) e Jordânia (10/15).

 

Até logo.

Alvorada do Avô




Chegou à Maioridade

 

“Então o teu blogue já é maior”, afirmou o ESPERTO.

“Verdade, o tempo passa depressa, pois há 18 anos estava na Universidade Independente, numa aula de Comunicação Online com o professor Bruno Júlio, um jovem com um estilo calmo, disponível e afável para todos os alunos”.

“Então, mas como nasceu o blogue?”.

“Já o expliquei mais que uma vez, aliás quando ele faz mais um ano, lá chega a origem. Para aí à segunda ou terceira aula o Professor lançou-nos o desafio da cadeira: «Trabalho ou blog» eram as opções, quase todos optaram pelo blogue, sendo que logo nessa aula – há 18 anos - criámos as raízes dele, mas se alguns hesitaram no nome, eu não tive qualquer dúvida, ficou Tio Jorge”.

“Que, entretanto, foi mudando”.

“Pois foi, além de ter tido uma paragem entre 2016 e 2017, quando em 2018 viemos para o Alentejo ganhou esse apelido, há 19 meses, quando nasceu o Francisco, passou a ter o nome atual, Avô Jorge no Alentejo”.

“Para festejarmos este aniversário, nada melhor que uma ida ao STOP”.

“Nem mais!”. 

 

A Liga Portugal apresentou ontem a Puma Orbita, a bola de inverno que será estreada no jogo de abertura da Taça da Liga, entre Sporting e Nacional, a 29 de outubro, em Alvalade, e que passará a ser utilizada em todas as provas profissionais a partir da 10ª jornada. 

 

Até logo.

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

O Avô em Ceroulas




Vista Para Inglaterra

 

“Ainda bem que fomos à farmácia no Outeiro”, afirmou o ESPERTO.

“Ir à farmácia quase nunca é bom”.

“Sim, mas deu para ver esta vista espetacular lá do alto, com Oriola lá ao fundo”.

“Sem dúvida, uma imagem lindíssima”.

“Entretanto, hoje começou o Mundial de ciclismo de pista, que decorre em Ballerup, Dinamarca, Maria Tata Martins participou hoje na final de scratch e terminou no 16º lugar”.

“No lado feminino também vamos ter a Daniela Campos, enquanto que do lado masculino, temos a estreia – em elites – de Diogo Narciso, além dos gémeos Oliveira, Ivo e Rui”. 

 

“Hoje no ESPERTO d’A BOLA vou olhar para época de Natal”.

“Andas muito adiantado”, ri-me eu.

“Nada disso, a Premier League já atualizou o calendário dos meses de dezembro e janeiro, com base nas datas festivas e nos compromissos dos seus representantes nas provas da UEFA, pelo já se conhece o calendário para o Boxing Day”.

“Então como vai ser o 26 de dezembro no futebol inglês”.

“Estão agendados oito jogos, série que começa ao meio-dia e meia com o Manchester City – Everton, sendo que o último jogo começa às 8 da noite, um Liverpool – Leicester”.

 

Continuo pelo futebol inglês, onde já é conhecido o novo selecionador, Thomas Tuchel, técnico alemão de 51 anos, vai substituir, no início de 2025, Lee Carsley, técnico interino que tinha assumido o cargo após o Europeu.

Tuchel será o primeiro selecionador alemão a orientar a seleção de Inglaterra, sendo apenas o terceiro estrangeiro, depois de Sven-Goran Eriksson (2001/2006) e Fabio Capello (2008/2012). 

 

Até amanhã.

Grande Pin



Quando alguém me ofereceu este – acredito que numa Volta ao Alentejo -, eu nem sonhava que viria a morar nesta zona do nosso belo País.

A Região de Turismo da Planície Dourada foi criada em 1993, formada pelos municípios de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira, sendo que o símbolo já foi atualizado por este que também aqui deixo.

Tratam-se de concelhos do distrito de Beja, sendo que Oriola está na fronteira entre o bejense e o de Évora, menos de 20 quilómetros nos separam dos concelhos da Vidigueira e Alvito, que são os mais próximos, numa divisão entre o Alto e o Baixo Alentejo. 

 

Até para a semana.

O Digestivo do Avô





Chico-Espertice Escocesa

 

“Sabes que quase todos os dias vou espreitar as tuas memórias no Facebook”, 😜🤪 o ESPERTO.

“Claro que sei, és um cusco! O que descobriste hoje?”.

“Tens muitas neste 16 de outubro, mas encontrei um belo almoço, uma ida a televisão e uma praia magnífica”.

“Ena pá, deixa-me lá ver, há 3 anos foi uma ida à SIC, num sábado de manhã, as outras duas foram há 9 anos, o areal é em Vale dos Homens, Rogil, já a refeição penso que foi em Odeceixe, não tenho a certeza, mas tem um excelente aspeto”, ri-me eu.

 

De novo sobre chico-espertices, no jogo de ontem em Glasgow, ao intervalo a rega do estádio foi ligada, com forte intensidade e ao longo de mais de 10 minutos, deixando ensopada a relva, mas apenas no meio campo para onde Portugal iria atacar na segunda parte.

Tudo serve para estorvar quando os outros são melhores que nós.

 

Até logo.

Crónicas do Bom Malandro


Dias de Descanso na Escola

 

(12/10/2024) Há uma semana falámos aqui na Instauração da República em Portugal, mas hoje trago más notícias, para quem como eu gostava tanto de um belo feriado – que não fosse ao fim de semana – quando estava no ativo.

Antes dessa novidade horrorosa, tenho uma boa, pois este acontecimento ocorreu há 114 anos, precisamente uma semana depois do Rei ter sido despedido.

Um decreto aboliu todos os dias santificados e estabeleceu apenas 5 feriados nacionais, sendo eles o 1 de janeiro, 31 de janeiro, 5 de outubro, 1 de dezembro e 25 de dezembro.

Por esta altura estão vocês a perguntar, “Mas o Natal não é católico?”.

Naquela altura todos os feriados eram laicos, mesmo coincidindo com datas de algumas celebrações religiosas, que passaram a ter as seguintes designações: 1 de janeiro foi denominado como o Dia da Fraternidade Universal em vez da Circuncisão do Senhor, o 25 de dezembro passou a ser o Dia da Família em vez do Natal, o 31 de janeiro era consagrado aos Precursores e Mártires da República, uma homenagem à revolta de 31 de janeiro de 1891, o 5 de outubro aos Heróis da República e o 1 de dezembro à Autonomia da Pátria Portuguesa.

Hoje em dia as coisas estão estabilizadas, temos 13 feriados nacionais e um facultativo – Carnaval -, por exemplo a Finlândia tem 15 e a Espanha 14, mas há uns anos o primeiro-ministro Passos Coelho ficou-nos com quatro, com o argumento do aumento da produtividade, eles regressaram poucos anos depois, sendo que agora, após uma dúzia de anos, discute-se a semana de quatro dias de trabalho com os mesmos objetivos.

Palermices à parte, daqui a pouco vai chegar o quarteto maravilha, que não faz a mínima do tal decreto cheio de teias de aranha.

“Boa noite Tio”, gritaram os três.

Agora já estou preparado para a gritaria deles.

“Bom dia juventude, já vi que estão em grande forma”.

“Descobri agora que daqui a dois meses o Tio chega aos sessenta e cinco anos”, brincou a LARANJINHA.

“Olha, ainda bem, mas tiveste sorte, porque há muita malta que não gosta de fazer anos”.

“Mas nós sabemos que tu gostas de cantar os parabéns, temos boas fontes”, riu-se o PIPOCA.

“Já vi que sim”, confirmei eu com um sorriso. “Vamos lá então ao lançamento deste fim de semana do aléu, começando pela Elite Cup masculina que já começou”.

“Os quartos de final realizaram-se ontem, na prova participam os oito primeiros classificados da época anterior, sendo que, sem surpresa, avançaram para as meias-finais o FC Porto, Benfica, Sporting e Oliveirense, jogos que se realizam hoje”, concluiu o AMAGADINHO.

“Agora olhamos para a mesma prova, mas do lado feminino”.

“São quatro as equipas que estarão em Odivelas, não as semifinalistas da temporada passada, pois o Feira, que até foi finalista, este ano não tem equipa e foi substituída pela Escola Livre que foi a 5ª classificada na fase regular”, terminou a LARANJINHA.

“Uma pena o Clube Académico da Feira não ter equipa feminina esta época. Vamos espreitar a Segundona onde vamos ter a 2ª jornada”.

“Isso mesmo, todos os jogos se realizam este sábado, sendo que eu destacava a deslocação do Carvalhos à Póvoa de Varzim, isto na zona norte, enquanto que na zona sul temos a receção do primodivisionário Alcobacense ao Parede, quatro equipas que venceram no arranque da prova”, concluiu o PIPOCA.

“De certeza dois grandes jogos, além de outros nesta muito equilibrada prova, mas agora é altura de rumarmos à Terceirona”.

“Tudo muito no início, destaco na série C um dérbi regional, entre Os Corujas e Os Tigres, em Coruche temos dois bichos em despique, na série A, continuando a olhar para a proximidade geográfica, em Viana do Castelo jogam o ED Viana e o ADJ Vila Praia, na série D, Sesimbra e Grândola encontram-se na casa dos sesimbrenses, já na série B tivemos um jogo ontem, para continuar a falar de animais, Os Águias receberem nas Colmeias a Escola Livre, com a rapaziada de Oliveira de Azeméis a ficar com os três pontos”, finalizou o PANCHITO.

“Gostei, principalmente da bicharada”, ri-me eu. 

“Tio, antes de nos despedirmos, tenho que te perguntar o que vai ser o teu almoço hoje”, perguntou a LARANJINHA.

“Bolas, pensei que isso tinha terminado a temporada passada”, exclamei eu.

“Confesso que a culpa foi minha, pois a RODINHAS ligou-me para nós não nos esquecermos de te perguntar isso todas as semanas, pelo que nomeámos a LARANJINHA”, explicou o AMAGADINHO com uma gargalhada.

“Está bem, que seja assim. Esta semana o almoço vem do Camponês, um belíssimo bacalhau gratinado com espinafres. Um abraço para vocês e até terça-feira”.

“Adeus Tio”, berraram os quatro.

Vai demorar algum tempo até eles baixarem o som.

 

À semelhança do que aconteceu a semana passada, ainda não vamos ter um novo protagonista no FORA DO BANCO de hoje, pelo que vou recuperar o primeiro que foi publicado em 24/9/2022.

 

Nome Completo: José Pedro Dias Mateus

Clube atual: Associação Patinagem de Coimbra

Idade: 42 Anos

Local de Nascimento: Sé Nova - Coimbra

 

Prato preferido: Carne de porco à alentejana

Melhor cidade para viver: Coimbra

Livro que está na mesa de cabeceira: Ser treinador

O filme que já viu mais do que uma vez: Mr. Bean

Jogou hóquei em patins? Se sim, em que clube(es): Sim, na Associação Académica de Coimbra e Clube Académico de Bragança

Como/quando chegou a opção de ser treinador: A partir do momento em que acabei a carreira de jogador e acabei também a minha licenciatura em Professores do Ensino Básico, Variante Educação Física

Clubes/seleções que já treinou: Associação Académica de Coimbra, Amigos da Freguesia de Arazede, Vigor da Mocidade, Futebol Clube Oliveira do Hospital, H. C. “Os Tigres”, Juventude Ouriense e Associação Patinagem de Coimbra

Mais fácil treinar equipas da formação ou seniores: Equipas de formação

Quanto tempo demora a preparar o próximo jogo da sua equipa: Uma semana

Se pudesse, que regra alteraria no hóquei em patins: A dupla penalização por vezes, na marcação de penalties ou livres diretos e o respetivo azul

Maior tristeza como treinador: Ter ficado a 1 ponto do play-off de subida com o Futebol Clube Oliveira de Hospital em Seniores Masculinos

E, claro, a maior alegria: A excelente época realizada com o Futebol Clube Oliveira do Hospital em Seniores Masculinos culminada com o 3º lugar na nossa série esse ano

Para terminar, o que mais o irrita durante um jogo: As sucessivas paragens, ou seja, quando a equipa contrária está sempre a fazer antijogo.

 

(15/10/2024) São certamente pessoas que ficam para sempre na nossa memória, alguns não pelo que aprendemos com eles, mas porque algumas situações caricatas de que não nos esquecemos, mas na maioria dos casos como elementos que marcaram a nossa vida.

O Dia Mundial do Professor comemora-se a 5 de outubro, data criada pela UNESCO em 1994 com o objetivo de chamar à atenção para o papel fundamental dos professores na sociedade e na instrução da população, mas como a semana passada o espaço estava ocupado com a Instauração da nossa República, aproveitei o facto de no Brasil este Dia se celebrar hoje, para recuperar alguns dos que passaram pela minha vida.

O primeiro foi o Professor Mário, da 1ª à 4ª classe, ele que descobriu que eu sofria de miopia, pois fazia as contas que ele passava no quadro bem, mas com números que só eu via.

Depois na frequência da 5ª e 6ª classe, foi a Professora Alice, uma mulher muito alta para a época, que dava umas valentes bofetadas nas miúdas – a turma era mista – reguadas nos rapazes, sendo que não me recordo de ter levado nenhuma.

Chegado à Secundária Gago Coutinho, em Alverca, durante cinco anos foram muitos os professores com quem me cruzei, lembro-me bem da professora Marguerite, de Francês, que me chamava de Monsieur Paulinó, do lado da Química, Manuel de Almeida - já faleceu há muitos anos - era o diretor de uma turma muito complicada, eu era o delegado, reuni-me várias vezes com ele, mas o que me recordo mais dele, na pressão de querer que nós percebessemos a matéria, ele lambia os dedos para os limpar do giz.

Quatro últimas memórias, a Professora Laura, de Geografia, que deixava o seu carro amarelo destravado e quando chovia a rapaziada colocava-o no meio do pátio, a Molécula, uma chata professora de Matemática, a de História – não me lembro do nome - onde ninguém queria ficar na fila da frente porque os gafanhotos eram muitos e intensos, e por último o Professor Canário, que após o 25 de Abril nos lecionou Introdução à Política, um homem com um H muito grande, que nos fez crescer nesta área, ao ponto de eu ter sido candidato pelo MRPP à Associação de Estudantes.

Tinha mais alguns para recordar, mas o portátil começou a tremelicar, sinal de que eles estavam a chegar.

“Boa noite Tio”, saudaram-me eles, sempre com muitos decibéis.

“Boa noite juventude, já vi que estão muito bem dispostos”.

“Sempre!”, confirmaram os quatro.

“Como correu a visita relâmpago a Abrantes?”, perguntou o AMAGADINHO.

“Foi ótima, tempo para ver o Francisco e os Pais, pouco mais de 24 horas, mas bem saborosas”.

“Tratamos-te por Tio, mas podíamos chamar-te Avô”, riu-se a LARAJINHA.

“Por mim não há problema, desde que me tratem por tu. Vamos lá ao nosso trabalho, hoje um bocado mais cedo para irmos ver o jogo de Portugal na Escócia, e pode começar o PIPOCA”.

“Na Segundona tivemos os primeiros três empates da temporada, em Ponte de Lima, Póvoa de Varzim e Sintra, e já não temos equipas sem golos marcados, olhando para a zona Norte, só temos o Famalicense totalmente vitorioso, ainda com rotina de Primeirona, já a Sul o lote de equipas felizes é uma mão cheia, Alenquer, Paço de Arcos, Sporting B, Turquel e Parede. Destaco dois jogos, um empate entre dois candidatos, Póvoa e Carvalhos, e a vitória dos alenquerenses no seu quintal, com a curiosidade de estarem a vencer (5-0) ao intervalo, não marcaram na 2ª parte, ao contrário da malta da Física que marcou quatro e fez tremer a rapaziada da Vila Presépio”,

“Já percebi que vocês tiveram uma boa formação da juventude que nos abandonou”, ri-me eu. “Vamos espreitar a Elite Cup, começando com a LARANJINHA”.

“Não houve surpresa do lado feminino, a principal dúvida era quem jogaria a final com as encarnadas, mas a miúdas de São João da Madeira mostraram que estão para as curvas, chegaram à final eliminando o Turquel, num jogo onde estiveram sempre na frente, já no jogo decisivo, a meio da segunda parte venciam pela diferença mínima, com as encarnadas a chegarem à vitória já bem perto do fim, conseguindo a terceira vitória consecutiva na prova”.

“Já nos homens, depois dos quartos de final de que já falei no sábado, tivemos três excelentes jogos, a prometer uma excelente época, a Oliveirense bateu o FC Porto no desempate por livres diretos, no dérbi da Segunda Circular os encarnados foram mais fortes, sendo que na final o Benfica revalidou a vitória do ano passado, com incerteza até aos segundos finais”, concluiu o AMAGADINHO.

“Além da dupla vitória encarnada, tivemos uma novidade arbitral na prova masculina com três juízes em campo, o que achaste?”.

“Tio, sinceramente não achei que traga grande vantagem, talvez maior recurso às imagens de vídeo seja melhor”.

“Totalmente de acordo, há uns anos no futebol experimentaram mais dois árbitros – de baliza – mas rapidamente a ideia caiu, pois não trazia nenhuma melhoria. Vamos lá terminar com o PANCHITO que nos vai falar da Terceirona”.

“Vou começar por aqueles que ainda não conseguiram marcar, com o Paredes B a liderar, a única das equipas que já jogaram e que ainda estão a zero, no lado oposto temos várias equipas que venceram nas duas jornadas, onze nas quatro séries e que têm seis pontos, mas temos o Santa Cita – série C – que tem sete, porque tem um jogo a mais e um empate, ou seja a formação que conseguiu mais pontos até agora, já dezasseis clubes ainda não conseguiram vencer, mas é claro que a procissão ainda agora vai no adro”.

“Excelente maneira de terminar, com um ditado bem português e que define bem que ainda estamos no arranque da época. Grande abraço aos quatro e até sábado”.

“Adeus Avô”, gritaram os quatro, seguido de uma enorme algazarra.

Desassossegados estes miúdos.

  

Foi no Municipal de Galegos que se registou a SACADA desta semana, dezasseis golos na vitória do Penafiel, com destaque para José Pedro Maia (7) e Simão Loureiro (3), guarda-redes do Fânzeres. 

 

Com três golos consecutivos – um hat-trick dos bons - Maria Sofia Silva contribuiu de forma decisiva para a vitória do Benfica na Elite Cup, merecendo ficar com O VELHO desta semana. 

Alvorada do Avô



Zero até Mil

 

“Então a chuva não nos deixou ir caminhar”, afirmou o ESPERTO.

“A chuva e o Pablo que resolveu, a partir das cinco e meia de manhã, que já era de dia”.

“Raio do cão, de vez em quanto faz dessas”.

“Tu ainda despertaste, mas eu fiquei a dormir mais um bocadinho”.

 

Não só daqueles que acham que o Cristiano Ronaldo está acabado, que já não devia ir à seleção.

Mas, como já o escrevi por várias vezes, condiciona – acredito que inconscientemente – a maneira de jogar da maior parte dos seus colegas, procurando sempre passar-lhe a bola, quando há opções melhores naquele momento, além que o facto de ter que jogar sempre, inviabiliza a utilização de outro jogador para a posição de ponta de lança.

Será que o recorde dos 1000 golos não vai prejudicar Portugal?

Tem a palavra Roberto Martínez.

 

Até logo.

terça-feira, 15 de outubro de 2024

O Avô em Ceroulas




Um Borrego Por Esfolar, Um Advogado Para Esquecer

 

“Então o que achaste dos jogos de Portugal hoje?”, perguntou-me o ESPERTO.

“Os sub-21, que já estão apurados, fizeram um bom treino frente a Andorra, marcaram cedo por Henrique Araújo, Rui Jorge foi aproveitando para começar a preparar o Europeu do próximo ano, com tempo para o segundo golo, obtido pelo Fábio Silva, e um dos andorrenhos”.

“Já na Escócia a coisa foi mais complicada”.

“Como era previsível, a primeira parte não teve oportunidades de golo, com a seleção portuguesa a controlar o jogo, na segunda metade o autocarro escocês cresceu de tamanho, com Portugal a não conseguir encontrar soluções para entrar naquela muralha”.

“Pareceu-me fraca a seleção da casa”.

“Eu diria muito fraca, só hoje conquistou o primeiro ponto na Liga das Nações, pior só o senhor belga do apito, muito mau!”.

“E lá ficou o borrego por esfolar”.

 

“Hoje no ESPERTO d’A BOLA trago uma notícia triste para o futebol de praia português”.

“Já sei, o SC Braga extinguiu a modalidade, bracarenses que são os tetracampeões nacionais e número dois do ranking mundial”.

“Verdade, mas parece que, segundo a Direção do clube, é «inviável a continuidade do investimento», pois «a modalidade não tem registado a evolução suscetível de garantir a sua competitividade e sustentabilidade», argumentos que conduziram ao fim da equipa”.

“Só espero que rapidamente os jogadores internacionais dos minhotos tenham clube, para estarem em forma para o Mundial que realiza em maio”.

“E são muitos, na última convocatória estavam seis, Pedro Mano, André Lourenço, Bê Martins, Léo Martins, Duarte Algarvio e Rúben Brilhante”.

“Acredito que a rapaziada da ACD O Sótão, equipa da Nazaré, vice-campeão nacional, estejam muito atentos”.

 

Hoje começou o julgamento do caso BES, dez anos depois do colapso do banco.

Lamentavelmente, a defesa de Ricardo Salgado, que atualmente está com um problema de saúde, trabalhou para as televisões, entrando pela porta da frente do tribunal, uma forma de dramatização e vitimização do antigo banqueiro.

Se a saída foi pela garagem, porque não entrou pelo mesmo local, poupando todos aquelas imagens deprimentes?

Uma chico-espertice do seu advogado.

 

Até amanhã.

O Digestivo do Avô



Borrego Escocês de Saias

 

“É verdade que Portugal nunca venceu na Escócia em jogos oficiais?”, perguntou-me o ESPERTO.

“Afirmativo, em quatro deslocações à terra do kilt, os portugueses sofreram duas derrotas (2-1, em 1971 e 4-1, em 1980) e conseguiram dois empates (ambos 0-0, em 1980 e 1992)”.

“Quer dizer que só vencemos por lá quando os jogos foram particulares”.

“Exatamente, em 1966 vencemos em Glasgow por 1-0, golo de José Torres, e em 2018, também na capital escocesa, ganhámos (3-1) com golos de Hélder Costa, Éder e Bruma”.

“Então temos um borrego para esfolar”, 🐑⚽️🤪.

“E acredito que será hoje”.

 

Portugal joga mais logo (19:45) na Escócia, jogo da 4ª jornada da Liga das Nações, sendo que se fizermos mais pontos que Polónia, em casa, frente à Croácia, garantimos o apuramento para os quartos de final.

Mais cedo (17:00), a seleção de sub-21 já apurada para o Europeu, defronta Andorra na capital deste pequeno país.

 

Até logo.

Alvorada do Avô




Vacas, Praia e Altitude

 

“Parece-me que já uns dias que a obra da praia está parada”, constatou o ESPERTO.

“Pelo menos há uma semana, mas também pode ter sido por causa da chuva”.

“Também as nossas amigas vacas voltaram para perto da nossa caminhada”.

“E estavam bem atentas à nossa passagem”.

 

A alpinista Maria Conceição tornou-se na primeira mulher portuguesa a completar o chamado Grand Slam dos Exploradores - título conquistado após subir com sucesso aos picos mais altos dos sete continentes - ao alcançar o cume do monte Puncak Jaya, na Indonésia, 

Ela nasceu em Vila Franca de Xira em 1977, efetuou as expedições ao Polo Norte (2011) e ao Polo Sul (2018), conquistou os Montes Kilimanjaro (2010), Elbrus (2012), Evereste (2013), Aconcágua (2013), Vinson (2018) e Denali (2022), este ano, também chegou ao cimo do K2, no Paquistão, a segunda montanha mais alta do mundo, com 8611 metros.

 

Até logo.

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

O Avô em Ceroulas


Belas Abóboras

 

“Mais uma viagem tranquila até Oriola”, afirmou o ESPERTO.

“E viemos mais carregados no regresso de Abrantes, pois o Senhor Américo fez questão de trazermos três abóboras”.

“Que ficam muito bem ali onde as pusestes, até porque está a chegar o Dia das Bruxas”, 🎃👻🧙‍♀️.

 

“Hoje não há ESPERTO d’A BOLA, venho cansado da viagem, fartei-me de te dar indicações para não te perderes, pelo vou já descansar”.

“Vais tu e vou eu já daqui a pouco”.

 

Confirmada que está a ida de Hugo Viana para o Manchester City na próxima temporada, a dúvida que persiste é se Pep Guardiola, cujo contrato termina no final da época, após nove anos ao comando dos citizens, vai continuar por lá.

Inevitavelmente, o nome de Rúben Amorim é apontado como sucessor do técnico espanhol, uma novela que ainda vai ter muitos capítulos.

 

Até amanhã.

Segunda-Feira, Porquê!?


Fora com Elas

 

Claro que todos os temas que passam por este espaço, são assuntos que me irritam, mas também é evidente que há uns que me provocam mais urticária do que outros.

Reconhecidamente, nós temos uma das línguas mais ricas – e complicadas gramaticalmente – do Mundo, então porque será que temos que utilizar inglesices?

Até podia ser uma de vez em quando, mas não, por vezes dou por mim a pensar que estamos na terra de Sua Majestade.

Esgotava os carateres que mentalmente tenho para este espaço, se deixasse por aqui todos aquelas que ouço no dia a dia, muitas vezes por jornalistas, que se deviam lembrar que estamos em Portugal, além de que a maioria das pessoas que os ouvem não sabem o que é que aquilo quer dizer.

Uma meia-dúzia de exemplos do dia a dia, briefing (resumo), deadline (prazo, data limite), meeting (reunião), brainstorming (procurar novas ideias), link (ligação) e upgrade (atualização), estes são alguns, mas, por exemplo, quantos vezes já lhe pediram o seu endereço de mail em vez do correio eletrónico?

Se me virar para o desporto, a situação não é melhor, começo por um que todos dizem – menos eu – flash interview (entrevista rápida), offside (fora de jogo), clean sheet (não sofrer golos), time out (desconto de tempo), handicap (desvantagem) e overlap (sobreposição) são muitas das que deixam muita gente perdida na narração.

Mas talvez a que mais me tira do sério, é os jornalistas – a esmagadora maioria - que quando questionam um treinador, na sala imprensa ou na zona de entrevistas rápidas, começam por “Mister...”.

Mas porquê? Porquê!?

Gostavam que o treinador começasse por responder “Journalist...”?.

Se não sabem o nome dele ou se apenas de esqueceram, façam perguntas sem essa introdução parva.

Para terminar, em economia, até cansa, não porque não haja termos em português, mas porque assim é mais fino e a malta fica a pensar que eles são os maiores, pois até falam estrangeiro.

 

Para a semana há mais irritações.

O Digestivo do Avô


Oriola Mais Logo

 

Como vamos sair de Abrantes logo a seguir ao almoço, o resto das publicações habituais vão aparecer já diretamente de Oriola.

 

Até logo.

Alvorada do Avô



Sol e Recorde

 

“Quando regressamos a Oriola?”, perguntou-me o ESPERTO.

“Almoçamos e depois vamos”.

“Hoje está um dia bonito com um belo sol”.

“Verdade, mas amanhã regressa a chuva”.

“Vamos lá ver se dá para irmos caminhar”.

“Esperemos que sim”.

 

A queniana Ruth Chepngetich esmagou o recorde mundial da maratona, por quase dois minutos, em Chicago, tornando-se a primeira mulher a correr a corrida abaixo das duas horas e dez minutos.

 

Até logo.

domingo, 13 de outubro de 2024

O Avô em Ceroulas



Presidente Selecionador e Mais Um Caneco

 

“Acho que a chuva ajudou à nossa limpeza em Cádiz”, 🤣😜🥇 o ESPERTO.

“Foi, como já tinha dito ontem, um apuramento sem mácula, sete jogos, sete vitórias, todas nos 36 minutos, reforçando a nossa candidatura ao título mundial de futebol de praia”.

“Achas que podemos ganhar nas Seychelles?”.

“Porque não? Já vencemos por 3 vezes (2001, 2015 e 2019), claro que o principal candidato é o Brasil (15 vitórias) mas acho estamos em condições de o conseguir”.

“Em maio veremos”.

 

“Trago uma polémica interessante para o ESPERTO d’A BOLA desta noite”.

“Venha ela”.

“O que achavas se o Marcelo Rebelo de Sousa mandasse um recado ao Roberto Martínez a dizer quem ele devia convocar para a nossa seleção?”, 🫢🫢⚽️.

“O nosso presidente gosta muito de falar, mas acho que não chegava a esse ponto”.

“Mas fica a saber que o presidente do Brasil, Lula da Silva, fê-lo, afirmando que quer uma seleção apenas com jogadores que atuem no país, defendendo que os internacionais que competem no estrangeiro não são melhores dos que jogam no Brasileirão, reforçando: «Há um monte de jovens, que Deus queira que sejam bem-sucedidos, mas ainda não são craques, temos aqui no Brasil jogadores bons e da mesma qualidade».

“Qualquer dia temos um selecionador a querer ser presidente de uma República qualquer”, brinquei eu.

 

Nesta dupla jornada – 3ª e 4ª jornada da Liga das Nações – a seleção portuguesa só vai regressar depois do jogo de 3ª feira com os escoceses.

A comitiva portuguesa ontem ainda dormiu na Polónia, a viagem para a Escócia foi esta manhã, um treino de recuperação para titulares, e normal para os restantes, decorreu esta tarde em St. Mirren. 

 

Até amanhã.

O Digestivo do Avô


O Baloiço do Francisco

 

“Foi uma viagem bem tranquila”, afirmou o ESPERTO.

“Pois foi, pouco trânsito, chegámos muito bem e a rapaziada está toda muito bem”.

“Principalmente o Francisco que está sempre bem disposto, principalmente quando anda no baloiço”.

 

Fecho da fase do apuramento para o Mundial de futebol de praia, hoje Portugal defronta (17:00) a Espanha, depois do temporal de ontem que anulou a final de hoje, sendo que o vencedor desta fase será a seleção com mais pontos dos dois grupos, numa altura em que já estão apuradas as quatros seleções europeias que vão estar nas Seychelles no próximo ano, Portugal, Espanha, Itália e Bielorrússia.

 

Até logo.

Alvorada do Avô



Até Abrantes Sem Campeão

 

“Então vamos até Abrantes, certo?”, perguntou-me o ESPERTO.

“Isso mesmo, vamos hoje e regressamos amanhã”.

“Quer dizer que o Pablo e o Pizzi ficam a tomar conta da casa?”.

“Precisamente, já são crescidos para isso”.

 

O neozelandês Kris Meeke venceu o Campeonato de Portugal de Ralis, mas a federação não lhe pôde dar o título porque ele não tem nacionalidade portuguesa, por isso este ano não há campeão.

Porque é que Armindo Araújo, que ficou a dois pontos de Meeke não é declarado campeão se foi o melhor português?

Coisas à boa maneira portuguesa.

 

Até logo.