Muito Especial Mês do Nove
Surpresa!
Pois é, a pedido de várias famílias, arranjei um bocadinho para fazer uma Crónica especial dedicada a esta vertente do hóquei em patins que é o 3X3, que surge na altura em que todos já estão à espera da próxima temporada, antes de virarem croquetes numa praia perto de si.
Para quem nunca viu, temos um guarda-redes e dois jogadores de campo, um ou dois árbitros, uma bola, duas balizas, e, claro, um rinque com tabelas.
A malta entretém-se por ali num fim de semana alargado, de manhã bem cedo, até horas impróprias para se jogar seja o que for.
Não vou estar aqui com grandes análises, nem falar dos que venceram, apenas me vou dedicar a olhar para os nomes das equipas que andaram entretidas em Alenquer, Paço de Arcos e Póvoa de Varzim, procurando os mais criativos, na minha modesta opinião, nomes na língua de Camões, claro, pois de inglesices estou eu farto, sendo que no final tenho quatro O VELHO para cada um dos fins de semana.
Vou começar pelo torneio da Vila Presépio, diversos nomes estão associados a marcas e patrocinadores, mas como eu por aqui não recebo pela publicidade, esses não vão ter direito a tempo de antena, assim como aqueles com trocadilhos brejeiros cheios de bolor, sendo que estas regras que eu criei valem para todo o mês.
Comecei por gostar de haver uma equipa chamada INEM, o que é bom, pois se houver uma lesão já lá está alguém para tratar do assunto, ter uma equipa só com números, 2010, também me pareceu uma boa ideia, até porque ocupa pouco espaço.
Depois temos os inevitáveis autoelogios, como Brutinhos, Os Craques do Oeste ou Estrelas do Hóquei, um que exclama Queremos é Jogar !!, muita pontaria com o Na Trave ou Bola no Alvo, alguns mais simples, como Fim de Linha, Réplicas, Coletes Encarnados – devem ser de Vila Franca de Xira – ou Os Improváveis.
Procurei equipas mistas – só pelo nome, pois não tive tempo para consultar as fichas – que pode ser o Gangue do Casal ou Eles e Ela, mas também admirei os mais coletivos, como Malta do Oeste Agreste, O Gigante e os Anões, Marujo e os Marinheiros, Os Bacalhaus do Oeste, Putos do Oeste, além de uma equipa voadora, Águias.
Como já perceberam o Oeste foi um claro – e óbvio – apelido para várias formações num torneio que realizou em Alenquer, mas depois de muito ponderar o primeiro O VELHO vai para os À Procura de Nome, acreditando eu que se inspiraram no cinema, depois de terem visto o filme À Procura de Nemo.
A brincadeira em Paço de Arcos durou dois fins de semana, pelo que vou dividir a minha cuidadosa análise em dois.
No primeiro no Casablanca descobri - dentro do meu critério acima definido - uns repetentes e daqueles que voam, Águias, desta vez encontrei elogios ao contrário, como os Coxos e Frango, 100 Travões ou Os Reguilas, mas claro, também aqueles que acham que são os maiores, Diamantes, Trio Dinâmico, Estrelas do Hóquei – outros que bisam –, Quebra Corações e 5 Estrelas, mas há aqueles que tem as duas facetas, como os Velozes e Preguiçosos.
Os animais também estiveram por lá, Pinguins de Patins, Becas e os Gatos, coisas para comer, Os 3 Caramelos, Os Bananas e Papagomas, alguma rapaziada inspirou-se no cinema e televisão, Tropa de Elite, Os 3 Mosqueteiros, Os Piratas, Batanetes e Os Papa-Léguas, ficámos a saber o ano em que estes nasceram, Geração 2012, outros querem que se saiba de onde vêm, como os Titãs do Oeste, Tugas do Oeste, Sines Padel Clube e os Os Vasquinhos, que não tem nenhum Vasco, mas também são de Sines.
O VELHO desta semana vai para os Encaixa 1x2x1, só porque jogaram com quatro jogadores e ninguém deu por isso.
A segunda semana no Casablanca – onde já fui muito feliz – reuniu uma malta mais velha e teve jogos, exclusivamente, entre cachopas giras, com As Moças, A Estrela e as Quatro Pinas, algumas 100Paciência, outras Desumildes, aquelas que quase que chegavam atrasadas, as Última Hora, mas também umas que gostam de alface, As Grilas.
Das miúdas saltamos para os cachopos mais crescidos, onde também existe uma malta muito convencida, Estilo e Confiança, uns que bebem demais – nem quero saber o quê – Os Entornados, que podiam estar no Bar Sem Lona com os Salgadinhos, Sandes Mista sendo que 2 Limões Meio Limão também podiam dar jeito, sendo que alguns gostam do bailarico, como o Baile de Munique, uns quase que não chegavam, como os Último Segundo, 32 Rodas têm algumas para a troca, mas também temos aqueles que lhe falta qualquer coisa, como os 100 Stress ou os 100 Nome.
Os À Procura de Nome vieram em busca de outro O VELHO, mas desta vez não se safam, também temos os que são mais modestos em relação às suas qualidades, como os Mancos, Agrobetos - jogam com colete nos ombros? -, Os Marafados, Viemos Passear, AP Matrecos, Os Marretas Pexitos e Os Suplentes, depois temos aqueles com nomes que prometem, mas de qualidade duvidosa, como Os Compinchas, Slávia de Oeiras, Ultras da Banheira ou Seixo Paulo, há sempre aquelas equipas com os nomes a puxar para o cinema, como O Esquadrão do Oeste e Formigas Atómicas, temos os que gostam muito disto e voltaram, mas devo ter falado deles lá mais acima, ainda temos Os Lagartos, que provavelmente são sportinguistas, mas O VELHO desta terceira semana vai para A Galinha e as Penas, equipa composta só por galos novos.
Para terminar este mês do Nove (3x3=9) rumamos à Povoa de Varzim, e não do Varzim com muitos dizem e escrevem.
Olhando para a longa lista de nomes, encontrei logo alguns que gostam tanto disto que vão a todas, mas como já devo ter falado neles – se não aconteceu, as minhas desculpas – já me reduzem a quantidade de carateres para utilizar nesta parvoíce nascida em julho.
Vou começar pelos que têm a mania, Os Estilosos, Craques da Bolinha, Bola no Alvo, Mágicos de Braga e As Dançarinas, depois surgem alguns com pouco imaginação no batismo da equipa, 1517 – ocupa pouco espaço, mas são muito antigos -, Os Seis – eram duas equipas? – e os RDR, para surgirem depois os que não enganam ninguém, como os 100 Qualidade, Precisamos de Férias, Os Mecânicos e Médicos – que estão sempre no banco -, Rodas Tortas, Fila de Espera, Os Pinceleiros, Só Correr – isso é no atletismo -, Stick Furado e Coquette HC.
A aproximar-me do fim desta treta, tenho alguns nomes que nem sei como apelidar, como Bertinhos, AC Limão, Anha Aqui, Pi Sem Pé – terá a ver com matemática? –, temos também aqueles que são de algum lado, como os Espanhóis e Marroquinos, Guerreiros do Ave, Lobos do Ave 1.0 e Lobos do Ave 2.0 – será uma atualização? – e Os Raça de Dragão – malta azul-e-branca -, há sempre aqueles que se inspiram na música, no cinema ou na banda desenhada, como a Família Metralha, Ai Se Eu Te Pego, 3 e Meio e Os Cunamata, há os gulosos como o Clube da Oreo, sendo que para o fim deixei os mais fortes candidatos para a última distinção deste mês, O VELHO, que desta vez vai para o Aquece Que Vais Entrar, que lutou até ao fim com Anda Filho(a)!, mas o júri decidiu, está decidido!
Boas férias... para os que têm.