quarta-feira, 31 de julho de 2024

O Avô em Ceroulas


Perder Sem Perceberem Porquê

 

“Bolas, tivemos mais uma grande etapa 🚴‍♀️🚴‍♀️ na Volta”, exclamou o ESPERTO.

“Sem dúvida, já te tinha dito que devia ser assim, um dia onde média do vencedor foi de mais de 42 kms/hora”.

“Vitória de do russo Artem Nych, que nasceu na Sibéria e fugiu do seu país por causa da guerra, com a camisola amarela a continuar no corpo de Afonso Eulálio”.

“Quer me parecer que já não a vai despir até ao fim”.

“Achas?”.

“Parece-me que sim. Nos Jogos Olímpicos a malta da equitação não se conseguiu apurar, sendo que amanhã começam as provas de atletismo, com os 20 kms marcha, onde estão a Ana Cabecinha e a Vitória Oliveira, esta madrugada, se o tempo no Haiti colaborar, Yolanda Yopkins vai competir na 3ª eliminatória de surf”.

“Amanhã também temos portugueses no judo e natação, a estreia da vela e o regresso da Filipa Martins no all-around, mas antes vamos ao ESPECIAL ESPERTO d’A BOLA, que hoje chega ao dezasseis”. 

 

16: A camisola de Rodri, eleito melhor jogador do Euro 2024. Outros jogadores da seleção espanhola eram igualmente dignos da distinção - desde logo Fabián Ruiz e Dani Olmo, colegas de tridente de meio-campo - mas o jogador do Manchester City é um justíssimo vencedor, não só pelo rendimento no torneio, mas também pelo patamar para o qual conseguiu levar a carreira, aos 27 anos. Um mestre na interpretação do jogo. 

 

O Partido Comunista Português (PCP) aplaudiu a vitória de Nicolás Maduro na Venezuela, apesar de ele esconder os resultados.

Será que o PCP não percebe que é por declarações como esta, que em cinco anos passou de 12 para 4 deputados na Assembleia da República, o mais baixo resultado de sempre?

 

Até amanhã. 

Grande Pin


Só fui uma vez a Porto Santo, mas não tenho a certeza que este – comemoração dos cinco anos de cidade - me tenha sido oferecido nesse dia, mas é bem provável que sim.

Foi em 2005 que lá fui com a equipa de Infantis do Sporting, onde jogava o Ricardo e eu era seccionista, formação que nessa época foi campeã nacional.

Foi um ir vir muito rápido, no mesmo dia, pelo que não tive de conhecer as belezas desta ilha madeirense, mas recordo-me que foi uma das poucas derrotas que tivemos nessa caminhada vitoriosa.

O Digestivo do Avô


Vilaça & Batista

 

“A rapaziada do triatlo esteve em altas”, afirmou o ESPERTO.

“Verdade, mais dois diplomas olímpicos, Vasco Vilaça foi o 5º classificado, com Ricardo Batista a terminar no lugar seguinte, entretanto no tiro Maria Inês Barros conseguiu uma última ronda perfeita, terminou a fase de apuramento em igualdade com outras duas atiradoras no 6º lugar – o último que dava acesso à final – mas depois no desempate por morte acabou no 8º lugar, o quarto diploma para Portugal”.

“Já começamos a merecer uma medalha”, 😜.

“Na Volta a etapa hoje saiu de Bragança e vai chegar a Boticas (169,1 kms), muito calor, muita inclinação e uma subida explosiva, perto da meta, pode trazer mexidas na classificação”.

“E que fotografia nos trazes hoje?”.

“Estive a pensar, e até ao fim da Volta vou trazer bonecos, também de outros anos que estive na Portuguesa, sendo que a de hoje foi em 2018, precisamente numa chegada a Boticas, com os amigos Marco Chagas e João Pedro Mendonça”.

“Um dos maiores ciclistas de sempre e um enorme jornalista”.

“Além disso, duas pessoas extraordinárias”.

 

No verão das transferências futebolísticas, Jota Silva vai deixar o Vitória de Guimarães para reforçar o Nottingham Forest e jogar na Premier League às ordens de Nuno Espírito Santo. 

 

Até logo.

Crónicas do Bom Malandro

 

Muito Especial Mês do Nove

Surpresa!

Pois é, a pedido de várias famílias, arranjei um bocadinho para fazer uma Crónica especial dedicada a esta vertente do hóquei em patins que é o 3X3, que surge na altura em que todos já estão à espera da próxima temporada, antes de virarem croquetes numa praia perto de si.

Para quem nunca viu, temos um guarda-redes e dois jogadores de campo, um ou dois árbitros, uma bola, duas balizas, e, claro, um rinque com tabelas.

A malta entretém-se por ali num fim de semana alargado, de manhã bem cedo, até horas impróprias para se jogar seja o que for.

Não vou estar aqui com grandes análises, nem falar dos que venceram, apenas me vou dedicar a olhar para os nomes das equipas que andaram entretidas em Alenquer, Paço de Arcos e Póvoa de Varzim, procurando os mais criativos, na minha modesta opinião, nomes na língua de Camões, claro, pois de inglesices estou eu farto, sendo que no final tenho quatro O VELHO para cada um dos fins de semana. 

Vou começar pelo torneio da Vila Presépio, diversos nomes estão associados a marcas e patrocinadores, mas como eu por aqui não recebo pela publicidade, esses não vão ter direito a tempo de antena, assim como aqueles com trocadilhos brejeiros cheios de bolor, sendo que estas regras que eu criei valem para todo o mês.

 

Comecei por gostar de haver uma equipa chamada INEM, o que é bom, pois se houver uma lesão já lá está alguém para tratar do assunto, ter uma equipa só com números, 2010, também me pareceu uma boa ideia, até porque ocupa pouco espaço.

Depois temos os inevitáveis autoelogios, como Brutinhos, Os Craques do Oeste ou Estrelas do Hóquei, um que exclama Queremos é Jogar !!, muita pontaria com o Na Trave ou Bola no Alvo, alguns mais simples, como Fim de Linha, Réplicas, Coletes Encarnados – devem ser de Vila Franca de Xira – ou Os Improváveis.

Procurei equipas mistas – só pelo nome, pois não tive tempo para consultar as fichas – que pode ser o Gangue do Casal ou Eles e Ela, mas também admirei os mais coletivos, como Malta do Oeste Agreste, O Gigante e os Anões, Marujo e os Marinheiros, Os Bacalhaus do Oeste, Putos do Oeste, além de uma equipa voadora, Águias.

Como já perceberam o Oeste foi um claro – e óbvio – apelido para várias formações num torneio que realizou em Alenquer, mas depois de muito ponderar o primeiro O VELHO vai para os À Procura de Nome, acreditando eu que se inspiraram no cinema, depois de terem visto o filme À Procura de Nemo.

 

A brincadeira em Paço de Arcos durou dois fins de semana, pelo que vou dividir a minha cuidadosa análise em dois.

No primeiro no Casablanca descobri - dentro do meu critério acima definido - uns repetentes e daqueles que voam, Águias, desta vez encontrei elogios ao contrário, como os Coxos e Frango100 Travões ou Os Reguilas, mas claro, também aqueles que acham que são os maiores, DiamantesTrio DinâmicoEstrelas do Hóquei – outros que bisam –, Quebra Corações 5 Estrelas, mas há aqueles que tem as duas facetas, como os Velozes e Preguiçosos.

Os animais também estiveram por lá, Pinguins de PatinsBecas e os Gatos, coisas para comer, Os 3 CaramelosOs Bananas e Papagomas, alguma rapaziada inspirou-se no cinema e televisão, Tropa de EliteOs 3 MosqueteirosOs PiratasBatanetes e Os Papa-Léguas, ficámos a saber o ano em que estes nasceram, Geração 2012, outros querem que se saiba de onde vêm, como os Titãs do OesteTugas do Oeste, Sines Padel Clube e os Os Vasquinhos, que não tem nenhum Vasco, mas também são de Sines.

O VELHO desta semana vai para os Encaixa 1x2x1, só porque jogaram com quatro jogadores e ninguém deu por isso.

 

A segunda semana no Casablanca – onde já fui muito feliz – reuniu uma malta mais velha e teve jogos, exclusivamente, entre cachopas giras, com As MoçasA Estrela e as Quatro Pinas, algumas 100Paciência, outras Desumildes, aquelas que quase que chegavam atrasadas, as Última Hora, mas também umas que gostam de alface, As Grilas.

Das miúdas saltamos para os cachopos mais crescidos, onde também existe uma malta muito convencida, Estilo e Confiança, uns que bebem demais – nem quero saber o quê – Os Entornados, que podiam estar no Bar Sem Lona com os SalgadinhosSandes Mista sendo que 2 Limões Meio Limão também podiam dar jeito, sendo que alguns gostam do bailarico, como o Baile de Munique, uns quase que não chegavam, como os Último Segundo32 Rodas têm algumas para a troca, mas também temos aqueles que lhe falta qualquer coisa, como os 100 Stress ou os 100 Nome.

Os À Procura de Nome vieram em busca de outro O VELHO, mas desta vez não se safam, também temos os que são mais modestos em relação às suas qualidades, como os MancosAgrobetos - jogam com colete nos ombros? -, Os MarafadosViemos PassearAP MatrecosOs Marretas Pexitos e Os Suplentes, depois temos aqueles com nomes que prometem, mas de qualidade duvidosa, como Os CompinchasSlávia de Oeiras, Ultras da Banheira ou Seixo Paulo, há sempre aquelas equipas com os nomes a puxar para o cinema, como O Esquadrão do Oeste e Formigas Atómicas, temos os que gostam muito disto e voltaram, mas devo ter falado deles lá mais acima, ainda temos Os Lagartos, que provavelmente são sportinguistas, mas O VELHO desta terceira semana vai para A Galinha e as Penas, equipa composta só por galos novos.

 

Para terminar este mês do Nove (3x3=9) rumamos à Povoa de Varzim, e não do Varzim com muitos dizem e escrevem.

Olhando para a longa lista de nomes, encontrei logo alguns que gostam tanto disto que vão a todas, mas como já devo ter falado neles – se não aconteceu, as minhas desculpas – já me reduzem a quantidade de carateres para utilizar nesta parvoíce nascida em julho.

Vou começar pelos que têm a mania, Os EstilososCraques da BolinhaBola no AlvoMágicos de Braga e As Dançarinas, depois surgem alguns com pouco imaginação no batismo da equipa, 1517 – ocupa pouco espaço, mas são muito antigos -, Os Seis – eram duas equipas? – e os RDR, para surgirem depois os que não enganam ninguém, como os 100 QualidadePrecisamos de FériasOs Mecânicos Médicos – que estão sempre no banco -, Rodas TortasFila de EsperaOs PinceleirosSó Correr – isso é no atletismo -, Stick Furado e Coquette HC.

A aproximar-me do fim desta treta, tenho alguns nomes que nem sei como apelidar, como BertinhosAC Limão, Anha AquiPi Sem Pé – terá a ver com matemática? –, temos também aqueles que são de algum lado, como os Espanhóis e MarroquinosGuerreiros do AveLobos do Ave 1.0 Lobos do Ave 2.0 – será uma atualização? – e Os Raça de Dragão – malta azul-e-branca -, há sempre aqueles que se inspiram na música, no cinema ou na banda desenhada, como a Família MetralhaAi Se Eu Te Pego3 e Meio e Os Cunamata, há os gulosos como o Clube da Oreo, sendo que para o fim deixei os mais fortes candidatos para a última distinção deste mês, O VELHO, que desta vez vai para o Aquece Que Vais Entrar, que lutou até ao fim com Anda Filho(a)!, mas o júri decidiu, está decidido!

Boas férias... para os que têm.

Alvorada do Avô


Alvorada do Avô

 

Maria e a Preguiça

 

“O sol anda mesmo preguiçoso”, 😜😜😜 o ESPERTO.

“Então porquê?”.

“Porque anda a levantar-se tarde”, 🤣🤣.

“Ah, ok, tens razão, nos últimos dias ele só chega perto da hora de almoço”.

“Temos novidades dos jogos?”.

“Sim, já terminou a prova de triatlo feminino, Maria Tomé foi a 11ª, enquanto que Melanie Santos ficou na 45ª posição”.

“Essa malta levantou-se cedo, ao contrário do sol”, 😎.

“Começou às sete da manhã, e já daqui a pouco começa a prova masculina, já no judo Taís Pina foi eliminada na 1ª eliminatória pela italiana Kim Pooling no ponto de ouro”:

“No tiro, na especialidade de fosso olímpico, Maria Inês Barros está no 7º lugar, falta uma ronda e são apuradas seis para a final”.

“Vamos lá ver se ele consegue 25 tiros certeiros nessa derradeira hipótese, pois está a um ponto do apuramento”.

 

Nos quartos de final do torneio olímpico de futebol vamos ter França – Argentina, Egito – Paraguai, Marrocos – Estados Unidos e Japão – Espanha.

 

Até logo.

terça-feira, 30 de julho de 2024

O Avô em Ceroulas


Miúdas a Mais ou Casas de Banho a Menos?

 

“No ténis já não temos ninguém nos Jogos Olímpicos”, afirmou o ESPERTO.

“Confirmo, Nuno Borges e Francisco Cabral perderam (0-2) na segunda ronda frente à dupla germânica composta pelo Dominik Koepfer e o Jan-Lennard Struff”.

“Mas no tiro e no hipismo ainda podemos conseguir um bom resultado”.

“Vamos ver como correm a coisas amanhã”.

“E sempre temos a prova de triatlo esta quarta-feira?”.

“Parece que sim, a prova feminina logo pela fresquinha (7:00), onde estão a Melanie Santos e a Maria Tomé, enquanto que a participação masculina, que era para ser esta manhã, realiza-se depois (9:45) com o Ricardo Batista e Vasco Vilaça”.

“Regressou a Volta e mais uma excelente etapa”.

“Uma fuga que chegou ao fim com o norte-americano Hugo Scala Jr. a vencer na capital de Trás-os-Montes, mantendo Afonso Eulálio a amarela”.

“Já no ESPECIAL ESPERTO d’A BOLA hoje chegamos ao quinze”.

 

15: Mais um dado que comprova a superioridade espanhola no Euro 2024: marcou 15 golos, um novo recorde para a competição, superando os 14 que a França tinha somado para a conquista do título em 1984. A equipa de Luis de la Fuente venceu os sete jogos disputados - sem necessidade de desempate por penáltis -, algo inédito também na história do torneio. 

 

A tenista norte-americana Coco Gauff, revelou que a equipa feminina de ténis abandonou a Aldeia Olímpica e mudou-se para um hotel na capital francesa.

Explicou que as dez miúdas só tinham duas casas de banho, mas umas horas depois as coisas melhoraram: “Agora somos cinco raparigas para duas casas de banho”.

É tudo uma questão de percentagens.

 

Até amanhã. 

A Credencial



10º episódio – Primeira Vez na Areia

 

Acho que já contei o primeiro contacto do Nuno Inácio, que me questionou: “Percebes alguma coisa de futebol de praia?”.

A resposta foi positiva, já tinha visto várias vezes na televisão, só precisava de perceber as regras da modalidade.

A convite da Câmara Municipal da Nazaré fui fazer a narração para as plataformas informáticas da edilidade, a minha estreia na modalidade.

A prova que é uma espécie de Campeonato da Europa, que nesse ano foi jogado em cinco etapas e uma Superfinal, havendo uma divisão B e uma prova feminina cujo final foi realizada em simultâneo com a etapa dois da prova masculina.

No Estádio do Viveiro acompanhei os vinte e quatro jogos, a Rússia venceu a prova feminina, Bulgária e Roménia foram as primeiras dos dois grupos de promoção, enquanto no escalão principal a Espanha venceu esta etapa, espanhóis que em setembro foram derrotados pela Itália na final da prova.

Foram três dias espetaculares, no meu ano de arranque no futebol de praia.

 

Daqui a duas semanas temos o 11º episódio.

O Digestivo do Avô


Penálti Agora é Assim

 

“Depois do dia de descanso, hoje regressa a Volta”, referiu o ESPERTO.

“Quinta etapa, ligação entre Penedono e Bragança (176,8 kms), com esta vila do distrito de Viseu a tornar-se na localidade número 217 que fazem parte do roteiro e partidas e chegadas da Portuguesa, sendo que dessas seis são espanholas, como aconteceu em Badajoz há dois anos”.

“Já te ia lembrar da fotografia, mas tu estavas atento”.

“Entretanto nos Jogos Olímpicos a manhã não foi boa para os portugueses”.

“Pois não, no judo Bárbara Timo perdeu com a sul-coreana Jisu Kim, enquanto que João Fernando foi eliminado pelo canadiano François Drapeau”.

“Já na natação Diogo Ribeiro não conseguiu chegar às meias-finais dos 100 metros livres, terminado no 28º lugar, sendo que no ténis de mesa tivemos um jogo emocionante, com Fu Yu a perder (3-4) com a polaca Natalia Bajor”. 

 

Relativamente às grandes penalidades no futebol, a partir desta temporada, a bola não tem que estar colocada literalmente em cima da marca dos onze metros, basta que toque ou sobreponha o centro dessa marca, ou seja, que apenas parte do seu diâmetro esteja em contacto com esse ponto central. 

 

Até logo.

Alvorada do Avô


Novelas de Verão

 

“Mais uma manhã nublada”, constatou o ESPERTO.

“Mas pelo menos não tivemos chuva, sendo que estava um fresquinho bem agradável”.

“Como ficámos ontem no ténis de mesa e no surf?”.

“A Jieni Shao foi eliminada (2-4) pela austríaca Sofia Polcanova, já a Yolanda Hopkins viu a sua eliminatória com a porto-riquenha Brisa Hennessy ser adiada”.

“Hoje vamos ter atletas no judo, ténis de mesa, natação, ténis e hipismo, e não temos no triatlo porque a prova foi adiada”.

“Pois foi, parece que o Sena está porquinho”, ri-me eu.

 

Temos sempre mais que uma novela no verão do futebol.

Ioannidis e João Neves são os principais protagonistas  

 

Até logo.

segunda-feira, 29 de julho de 2024

O Avô em Ceroulas


A Democracia Chora

 

“Então o que tens estado a ver hoje na televisão?”, perguntou-me o ESPERTO.

“Jogos Olímpicos, claro, tenho estado com muita atenção à ginástica e à natação”.

“Também gosto muito de ver essas provas, são espetaculares!”.

“Depois vou passando os olhos pelo ténis, além dos vários desportos coletivos. Relativamente à participação portuguesa, daqui a pouco a Jieni Shao vai defrontar a austríaca Sofia Polcanova, na 2ª eliminatória da prova individual de ténis de mesa, enquanto que no surf, na madrugada portuguesa, Yolanda Yopkins vai competir na 3ª ronda nos mares do Haiti”. 

“No ESPECIAL ESPERTO d’A BOLA hoje chegamos ao quatorze”. 

 

14: Embora a seleção dos Países Baixos tenha ido até à meia-final, o futebol praticado pela equipa de Ronald Koeman ficou muito aquém do legado deixado por Cruyff (entre outros). Mas o melhor elemento da seleção laranja teve a responsabilidade de envergar a camisola 14: Tijjani Reijnders, que vai agora ser treinado no Milan por Paulo Fonseca, fez um grande torneio.

 

Nicolás Maduro vence sempre na Venezuela, mesmo quando, alegadamente, perde.

Donald Trump diz que se ganhar em novembro, esta será a última eleição por lá.

A verdadeira democracia chora.

 

Até amanhã. 

O Digestivo do Avô


Cais de Alhandra

 

“Já repastaste no número do Pavlidis?”, perguntou-me o ESPERTO.

“Por acaso não”.

“Ele usa o quatorze”.

“Olha, é o Cais de Alhandra!”, ri-me eu.

“Já sabias que ias dizer isso!”, 😜🤪.

“Vamos aos Jogos Olímpicos, temos mais um mesatenista eliminado, depois do Marcos Freitas ter perdido (0-4) com o dinamarquês Anders Lin, mas recordo que esta fase do ténis de mesa é a individual, pois o Marcos e a restante equipa portuguesa, ainda vão participar na fase coletiva”.

“E como correu o skate?”.

“Mal, Gustavo Correia não conseguiu o apuramento para a final”.

“Acontece”.

 

A pugilista egípcia Youmna Ayyad preparava-se para fazer história pelo seu país, nos Jogos Olímpicos, mas apresentou excesso de peso (54 kg), tendo ficado quase um quilo acima do limite.

Foi a boca que a tramou.

 

Até logo.

Alvorada do Avô


Chegou a Chuva Parisiense

 

“Foi mesmo à conta!”, exclamou o ESPERTO.

“Mas tivemos que encurtar a nossa caminhada, pois a chuva e a trovoada estavam a aproximar-se”.

“Mesmo assim ainda apanhamos com umas pingas”.

“Pouco coisa”.

“Coitadinhas das vacas, vão apanhar uma molha”, 🤪🤪.

“Eles não se chateiam”. 

“No dia de descanso da Volta, temos nos Jogos Olímpicos temos portugueses no skate, ténis de mesa e surf no final do dia”.

 

Nino Salukvadze, atiradora na prova de pistola de ar comprimido a 10 metros, inscreveu o seu nome na história olímpica, tornando-se, aos 55 anos, na primeira mulher a competir em 10 edições consecutivas dos Jogos Olímpicos.

Tudo começou em Seul’1988, representado a extinta União Soviética, em Barcelona’1992 vestiu a camisola da Comunidade de Estados Independentes, que substituiu a União Soviética, enquanto que nas 

últimas oito edições representou a Geórgia.

 

Até logo.

domingo, 28 de julho de 2024

O Avô em Ceroulas


Quinze Minutos à Benfica e uma Filipa Brilhante

 

“As coisas não correram muito bem ao nosso ténis olímpico”, afirmou o ESPERTO.

“Pois não, em singulares, o Nuno Borges perdeu com o Mariano Navone, enquanto que o Francisco Cabral foi eliminado por Jan-Lennard Struff, já em pares, Borges/Cabral bateram (2-1) os manos gregos Tsitsipas, com um super tie-break emocionante”.

“No ciclismo, especialidade cross country, Raquel Queirós terminou na 29ª posição, mas na ginástica artística Filipa Martins consegui um feito inédito, conseguindo o para a final All-Around, onde estão as vinte e quatro melhores atletas em prova”.

“Já no surf Teresa Bonvalot foi eliminada na 2ª ronda, mas na mesma eliminatória Yolanda Hopkins venceu e segue para a eliminatória seguinte no Haiti, sendo que no ténis de mesa Tiago Apolónia foi eliminado (1-4) pelo alemão Dang Qui”.

“Antes do dia de descanso na Volta a Portugal, tivemos mais uma excelente etapa, chegada à Guarda e vitória do espanhol Luis Ángel Maté, que repetiu a vitória de 2023 na cidade dos 5 Efes, com Afonso Eulálio a continuar de amarelo”.

“No futebol tivemos mais um jogo particular do Benfica, desta vez a 12ª edição da Eusébio Cup, na Luz frente ao Feyenoord, excelente primeira parte (4-0) com golos de Prestianni, Pavlidis (2) e Beste, na segunda metade tivemos só mais um – Arthur Cabral -, mas é caso para dizer que chegaram quinze minutos à Benfica para ficar com o caneco”.

“No ESPECIAL ESPERTO d’A BOLA chegamos hoje ao, alegadamente, número do azar, o treze”. 

 

13: O número de jogos que o francês N’Golo Kanté acumulou, sem perder, em Campeonatos da Europa. Um recorde batido frente a Portugal, nos quartos de final, e finalizado pela Espanha na ronda seguinte. Curiosamente, 13 é também o novo recorde de jogos sem perder no torneio de um selecionador, fixado por Gareth Southgate, ao levar a Inglaterra a nova final. 

 

Na final de futebol masculina de sub-19, a Espanha derrotou (2-0) a Itália, prova que se realizou na Irlanda do Norte, conseguindo o 12º título da categoria.

 

Até amanhã. 

O Digestivo do Avô



Na Terra dos Egitanenses

 

“Então a Volta hoje chega à Guarda, a cidade mais alta de Portugal Continental”, afirmou o ESPERTO.

“Afirmativo, partiu há pouco do Sabugal, mas uma etapa difícil, que termina numa subida complicada em paralelepípedo”.

“Ontem esqueces-te de uma foto de 2022”.

“Pois foi, hoje vou mostrar duas, para recuperar, uma da meta da chegada de hoje, a outra com dois câmaras da RTP, o Antero e o Cristiano, dois amigos angariados na prova”.

“Nos Jogos Olímpicos, João Costa competiu esta manhã nos 100 metros costas, foi eliminado e terminou no 32º lugar, no ténis de mesa Fu Yu venceu (4-0) a sul-coreana Jeon Jihee e seguir para a próxima eliminatória, já no hipismo, Manuel Grave e a sua montada tiveram uma queda e foram eliminados da prova”.

“Uma queda feia, mas felizmente estão os dois bem”.

“Entretanto no ténis, Francisco Cabral foi chamado à última hora para a competição individual, devido à desistência de Alex de Minaur, defrontando na 1ª ronda o germânico Jan-Lennard Struff”. 

“Azar de uns, sorte de outros”, 

 

O italiano Gianmarco Tamberi, medalha de ouro no salto em altura nos Jogos de Tóquio, já tem uma história para contar.

O atleta não conteve a euforia durante cerimónia de abertura na capital francesa e viu voar, literalmente, a aliança de casamento enquanto agitava com fervor a bandeira transalpina, caindo no Sena.

Vamos ver se a esposa acredita na história!

 

Até logo.

Alvorada do Avô


Dia Dois Sem Chuva

 

“Vamos lá ver se o tempo hoje está melhor em Paris”, afirmou o ESPERTO.

“A previsões para os próximos dias dão uma melhoria significativa, parando a chuva e subida de temperatura”.

“Ainda bem, portanto hoje já deve haver ténis”.

“Sim, o Nuno Borges estreia-se hoje em singulares e em pares com o Francisco Cabral”.

“Ainda ontem no hipismo o Manuel Grave, que monta Carat de Bremoy, ficou em 59º lugar na prova de dressage do concurso completo, vai agora tentar recuperar nas duas provas que faltam, hoje o cross-country e amanhã com a prova de obstáculos”.

“Já no ténis de mesa, na 1ª eliminatória, Jieni Shao venceu (4-2) a luxemburguesa Sarah de Nutte, enquanto que no surf, que se realiza na Polinésia Francesa, na primeira ronda Yolanda Hopkins ficou no 3º lugar, indo agora disputar a repescagem, o mesmo que aconteceu a Teresa Bonvalot”.

“Vamos lá ver como correm as coisas hoje”.

 

Na Volta temos a 4ª etapa, a última antes do dia de descanso.

 

Até logo.

sábado, 27 de julho de 2024

O Avô em Ceroulas

Hajam Monitores


“Estamos numa altura onde quase todos os monitores, aqui em casa, só dão Jogos Olímpicos”, 🤣🤣😜 o ESPERTO.

“Salvo raras e honrosas exceções, Volta incluída, esta competição extraordinária merece toda a nossa atenção”.

“Mas também podemos ver um joguinho de futebol fora de Paris, ou não?”, 😩⚽️🤔.

“Sim, claro, por exemplo agora o Sporting está a jogar com o Athletic Bilbao, jogo do Troféu Cinco Violinos, e estamos a ver”.

“Boa! No resto do nosso dia olímpico português só tivemos o contrarrelógio de ciclismo - a chuva não deu para mais -, Rui Costa foi o 25º, enquanto que Nélson Oliveira terminou na 7ª posição e conquistou o primeiro diploma, prova em que o belga Remco Evenepoel ganhou a medalha de ouro – juntando ao título mundial da especialidade - o italiano Filippo Ganna levou a prata, e o também belga Wout van Aert, ficou com o bronze”.

“Também nas duas rodas tivemos uma grande etapa na nossa Volta, com sol e calor, ao contrário da muita chuva em França, vitória do guatemalteco Sergi Chumil (Burgos) no alto da Torre, com o Afonso Eulálio (Feirense) a ficar com a camisola amarela”.

“Uma bela surpresa deste miúdo que nasceu na Figueira da Foz e faz 23 anos no último dia de setembro. No ESPECIAL ESPERTO d’A BOLA estamos a meio deste trabalho do jornalista Nuno Travassos, com a chegada ao número doze”. 

 

12: Este é agora o número de jogadores que conseguiram juntar a conquista do título europeu de clubes e de seleções no mesmo ano. Dani Carvajal e Nacho festejaram duplamente, pelo Real Madrid e pela seleção espanhola, e juntam-se assim a um lote que já tinha Luis Suárez (Inter e Espanha, 1964), Hans van Breukelen, Ronald Koeman, Berry van Aerle e Gerald Vanenburg (PSV e Holanda, 1988), Fernando Torres e Juan Mata (Chelsea e Espanha, 2012), e também Jorginho (Chelsea e Itália, 2020), sem esquecer Cristiano Ronaldo e Pepe, que em 2016 juntaram a conquista da Liga dos Campeões, pelo Real Madrid, ao Euro 2016 arrecadado por Portugal.

 

A Espanha sagrou-se, na Lituânia, campeã europeia de sub-19 feminina, derrotando na final os Países Baixos, depois de um empate (1-1) no final do tempo regulamentar, as espanholas marcaram o golo decisivo perto do fim do prolongamento, conseguindo o terceiro título consecutivo.  

 

Até amanhã. 

O Digestivo do Avô



Pira e Bicicletas no Alto 

 

“Já está na estrada a etapa de hoje da Volta”, afirmou o ESPERTO.

“Partiram do Crato às 12:45 horas, em direção à Torre, o ponto mais alto de Portugal Continental”.

“Hoje vai ser um dia muito complicado, a chamada etapa rainha da prova”.

“Já nos Jogos Olímpicos, no judo, a Catarina Costa venceu o primeiro combate (-48 kg) frente à alemã Katharina Menz, mas foi eliminada nos oitavos de final pela paraguaia Gabriela Narvaez, terminando no 9º lugar. Esta tarde vamos ter o Rui Costa e o Nélson Oliveira no contrarrelógio, enquanto que o Nuno Borges estreia-se no ténis, se a chuva parisiense deixar defronta o argentino Mariano Navone”.

“Por falar nisso, adorei ver a pira olímpica subir nos céus de Paris, mas aquilo vai resistir à chuva durante estes dezasseis dias dos Jogos?”.

“Primeiro não vai chover sempre, depois acredito que sim, pois aquela malta já sabia que a pluviosidade na capital francesa não é uma grande novidade”, brinquei eu.

 

José Manuel Constantino ou Rosa Mota, um deles está a mentir.

Como diria o Diácono Remédios: “Não havia necessidade”.

 

Até logo.

Alvorada do Avô




De Azeméis a Lisboa

 

“Recordas-te onde estavas há 8 anos?”, perguntou-me o ESPERTO.

“Acho que devia estar na Volta a Portugal”.

“Precisamente, começava a edição setenta e oito com um prólogo em Oliveira de Azeméis, terminando com um contrarrelógio entre Vila Franca de Xira e Lisboa, a chegada era na Praça do Comércio”.

“Nesse ano fiz a narração para a ARIC, com o António Barbio e o Nuno Inácio”.

“Com dois automóveis?”.

“Verdade, normalmente o Nuno fazia a reportagem na partida, eu e o António íamos para a chegada”.

“Grande luxo”.

“Foi uma exceção, pois anos depois até fiz a solo”.

 

Depois de Gustavo Ribeiro ter visto a sua prova de skater adiada para segunda-feira, devido à chuva que cai em Paris, Catarina Costa, no judo, vai ser a primeira atleta a entrar em competição.

 

Até logo.

sexta-feira, 26 de julho de 2024

O Avô em Ceroulas


Diga Trinta e Três

 

“Adorei a Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos”, exclamou o ESPERTO.

“Foi espetacular, são imagens que ficam para sempre na nossa memória desta 33ª Olimpíada”.

“Pena foi a chuva que caiu com abundância”, 🙁🙁.

“Faz parte, não se pode fazer nada contra isso, mas toda a gente estava muito entusiasmada”.

“Já visitaste Paris?”.

“Sim, mais a Princesa, sendo que também fizemos um passeio no Sena, além de, obviamente, termos ido ao topo da Torre Eiffel”.

“Já foi há muito tempo?”.

“Sim, fomos com os nossos amigos Teresa e Tó em setembro de 2002”.

“Contas rápidas, já lá vão vinte e dois anos, como se depreende da fotografia”, 🤣🤣.



“Estás bom a matemática ou usaste a calculadora?”, gozei eu.

“Sabes que eu sou bom em contas”, 🤣🤣😜.

“Na etapa de hoje da Volta venceu, ao sprint, o argentino German Tivani, no dia que a prova passou nos Padrões do Termo de Lisboa, último local onde morei antes de vir para o Alentejo”.

“Não me lembro dessa casa!?”.

“Ainda eras muito pequenino!”, brinquei eu.

“Ok! Olha hoje no ESPECIAL ESPERTO d’A BOLA temos o número onze”. 

 

11: É o recorde de autogolos numa edição do Europeu, fixado na edição disputada em 2021. Parecia que esse registo ia cair agora em 2024, tendo em conta que, só na fase de grupos, já tinham sido apontados sete golos na própria baliza, mas só foram contabilizados mais três na fase a eliminar, para um total de 10.

 

Real Madrid e Chelsea parece que vão trocar de guarda-redes.

Kepa regressa a Espanha e Lunin vai para Londres?

 

Até amanhã.