segunda-feira, 30 de julho de 2007

Ponto e vírgula

Agora sim...as férias...pequenas, como é habitual.
Como prometido num post de ontem, vou tentar que a ausência seja curta.
Além disso, a perspectiva de conhecer o Parque del Tio Jorge, deixa-me com vontade de lá chegar.
Até já...

30 de Julho

Eunice do Carmo Munoz nasceu na Amareleja, a 30 de Julho de 1928.
Actriz de referência de teatro e considerada uma das melhores de todos os tempos em Portugal.
Com origens numa família de actores, estreou-se em 1941, na peça Vendaval, de Virgínia Vitorino, com a Companhia Rey Colaço/Robles Monteiro, sediada no Teatro Nacional D. Maria II. O seu talento é de imediato reconhecido e admirado por Palmira Bastos, Raúl de Carvalho, João Villaret ou pela própria Amélia Rey Colaço, o que lhe permite uma rápida integração na Companhia.
Termina o Conservatório, com 18 valores.
Populariza-se no palco do Teatro Variedades, com Vasco Santana e Mirita Casimiro na peça Chuva de Filhos, de Margaret Mayo.
Em 1946 dá-se a sua estreia no cinema, aparecendo no filme de Leitão de Barros, Camões.
Ao longo da sua enorme carreira, foram imensos os momentos de destaque. Dado o espaço ser limitado, vamos atá aos anos recentes.
Em 1991, celebram-se os seus 50 anos de Teatro, com uma exposição no Museu Nacional do Teatro, sendo condecorada, em cena aberta, no palco do Teatro Nacional, pelo Presidente da República, Mário Soares, quando envocava, de forma magistral, a figura de Estêvão Amarante, na revista-homenagem , de Filipe La Féria.
A Maçon (1997), escrito pela romancista Lídia Jorge propositadamente para Eunice e A Casa do Lago (2001), de Ernest Thompson, encenado por La Féria são duas das suas mais recentes participações nos palcos.
Em 2006 representou pela primeira vez na casa a que deu nome, o Auditório Municipal Eunice Munoz, em Oeiras, com a peça Miss Daisy.
Um ano depois, co-protagoniza com Diogo Infante, Dúvida de John Patrick Shanley.
Eunice Munoz faz hoje 79 anos.

Bahamas / Bahrain



domingo, 29 de julho de 2007

Modernices [2]


No início da próxima semana, vou gozar umas merecidas férias.
A minha presença por aqui deverá ser interrompida, pois uma deslocação a Espanha, mais concretamente a Saragoça, deve impossibilitar os meus habituais posts.
Por causa desta deslocação relâmpago, pois a Cláudia vai lá instalar-se durante alguns meses, Erasmus exige, procurei adquirir essas vulgarizadas modernices, conhecidas por GPS.
Aproveitando a sugestão do Pai, tentei aliar o meu Palm ao TomTom.
Mas como comigo, normalmente, as coisas não batem certo, esta não fugiu à regra.
Por isso, substituição de última hora, e novo companheiro, perdão, companheira, de viagem, pois a voz é feminina.
Amanhã ainda estarei por aqui com normalidade, depois, até 13 de Agosto, sempre que a rede e a carteira me deixarem.
Boas férias para todos.

Ponto e vírgula

Volto às contas dos militantes do PSD, que podem votar nas próximas directas de 28 de Setembro.
Parece que são 30.000, segundo um dos candidatos.
Parece que só na Madeira, há 10.000.
Será por este motivo que Marques Mendes vai ao Chão da Lagoa?

29 de Julho

Vincent Willem van Gogh nasceu em Zundert, Holanda a 30 de Março de 1853.
Pintor holandês, considerado o maior de todos os tempos desde Rembrandt, apesar de durante a sua vida ter sido marginalizado pela sociedade, sendo a sua vida considerada um malogro.
Falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, na sua época. Foi incapaz de constituir uma família, incapaz de custear a sua própria subsistência, mesmo incapaz de manter contactos sociais. Acabou por sucumbir a uma doença mental.
A sua fama póstuma cresceu especialmente após a exibição de 71 das suas obras em Paris, a 17 de Março de 1901. Somente após a sua morte lhe reconheceram o seu talento. Com o conceito do gênio, o público, cujos valores durante toda a sua existência o haviam desprezado, encontrou apreço a ele e à obra.
A influência de Van Gogh no expressionismo, fauvismo e abstraccionismo foi notória e pode ser reconhecida em variadas frentes da arte do século XX. Foi mesmo pioneiro na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas.
Suicidou-se, com um tiro no peito, a 29 de Julho de 1890, há 117 anos.

Áustria / Azerbaijão



sábado, 28 de julho de 2007

28 de Julho

Johann Sebastian Bach, nasceu Eisenach, Alemanha, a 21 de Março de 1685.
Músico e compositor do período barroco da música erudita, foi também um organista notável, considerado um dos maiores e mais influentes compositores da história da música, apesar de ter sido pouco reconhecido na altura em que viveu.
Muitas das suas obras reflectem uma grande profundidade intelectual, uma expressão emocional impressionante e, sobretudo, um grande domínio técnico em grande parte responsável pelo fascínio que diversas gerações de músicos demonstraram pelo Pai Bach, especialmente depois de Felix Mendelssohn, que foi um dos responsáveis pela reabilitação da obra de Bach, até então bastante esquecida.
Era tido por todos como um virtuoso do órgão, talvez o melhor de que se tinha notícia. Como compositor, porém, era considerado como antiquado e sem criatividade. Outros compositores, como Haendel e Tellemann, apreciaram muito as suas obras.
Hayden, Mozart e Beethoven também tiveram grande apreço pelas obras de Bach.
Também despertam bastante interesse as obras que compôs, baseando-se na forma dos concertos de Antonio Vivaldi, compositor e violinista italiano, seu contemporâneo.
Curiosamente ambos faleceram no mesmo dia, a 28 de Julho.
Vivaldi há 734 anos e Bach há 743 anos.

Arménia / Austrália



sexta-feira, 27 de julho de 2007

27 de Julho

António José de Almeida nasceu em Vale da Vinha, Penacova, em 27 de Julho de 1866, faz hoje 141 anos.
Político republicano, foi o sexto presidente da República Portuguesa, entre 5 de Outubro de 1919 a 5 de Outubro de 1923.
Depois de terminar o curso, em 1895, foi para Angola e posteriormente estabeleceu-se em S. Tomé e Príncipe, onde exerceu medicina até 1903. Regressando a Lisboa nesse ano, foi para França onde estagiou em várias clínicas, regressando no ano seguinte, entrando mais tarde na política activa.
Os seus discursos inflamados fizeram dele um orador muito popular nos comícios republicanos.
Foi preso por ocasião da tentativa revolucionária de Janeiro de 1908, dias antes do assassinato do rei D. Carlos e do príncipe Luís Filipe. Posto em liberdade, continuou a sua acção demolidora pela palavra e pela pena, sobretudo enquanto director do jornal Alma Nacional.
Durante o seu mandato, como presidente da República, deu-se a Revolução de Outubro de 1922, em que foram assassinados, por opositores republicanos, o chefe do governo da altura, António Granjo, assim como Machado dos Santos e Carlos da Maia. N
Nomeou 16 governos durante o seu mandato.
Faleceu em Lisboa, a 31 de Outubro de 1929.

Antígua e Barbuda / Argentina



quinta-feira, 26 de julho de 2007

Ponto e vírgula

Ricardo Quaresma e Simão Sabrosa têm várias coisas em comum.
Ambos começaram, em jovens, a jogar no Sporting.
Cedo sairam para Espanha, ambos para o Barcelona.
Nenhum dos dois triunfou e regressaram a Portugal. Simão para o Benfica e Ricardo para o FC Porto.
Para muitos, esta foi a principal diferença.
Dois óptimos profissionais.
Felicidades para os dois na próxima época.

26 de Julho

Stanley Kubrick nasceu em Nova Iorque, EUA, a 26 de Julho de 1928.
Faz hoje 79 anos.
Foi considerado um dos cineastas mais importantes do século XX, responsável por uma obra polémica, mas que gozou de uma excelente recepção por parte da crítica.
Na sua infância, não era o que se podia chamar de um aluno exemplar. Raramente fazia as lições de casa e suas notas não eram das melhores.
Estreou-se como cineasta de curta-metragens aos 22 anos. Aos 25, obteve uma grande ajuda financeira de um tio farmacêutico para a produção de Fear and Desire (1953), a sua primeiro longa-metragem. Mas é a partir de The Killing (1956) que sua carreira começa a funcionar.
2001: A Space Odissey (1968) e A Clockwork Orange (1971), são talvez, os mais famosos fimes de Kubrick.
Recebeu várias nomeações para o Óscar como realizador, produtor e argumentista, mas, apenas ganhou um para os Melhores Efeitos Especiais, no filme 2001: A Space Odissey.
O seu último trabalho, Eyes Wide Shut (1999) após um longo período de ausência, demorou dois anos a filmar, tempo que o seu perfeccionismo achou necessário para a sua conclusão, mas não o suficiente para agradar à crítica e ao público.
Faleceu no dia 7 de março de 1999, em Hertfordshire, Inglaterra, não testemunhando a fria recepção que seu último trabalho obteve.

Andorra / Angola



quarta-feira, 25 de julho de 2007

Ponto e vírgula

A comunicação social de hoje faz eco das conclusões da equipa de Maria José Morgado, sobre o processo Apito Dourado.
Dos 56 processos abertos, 53 estão concluídos e 20 resultaram em acusações.
Antes da entrada desta task-force, tinham sido arquivados 19 processos e apenas três tinham sido traduzidos em acusação.
Percebe-se porque Pinto da Costa está contra Maria José Morgado.

Albânia / Argélia



25 de Julho

Vários registos consideram que D. Afonso I, mais conhecido pelo nome de D. Afonso Henriques, terá nascido em 25 de Julho de 1109.
Faz hoje 898 anos.
Foi o primeiro rei de Portugal, conquistando a independência portuguesa em relação ao Reino de Leão.
Em virtude das suas múltiplas conquistas, que ao longo de mais de quarenta anos, mais que duplicaram o território que o seu pai lhe havia legado, foi cognominado O Conquistador.
Era filho de Henrique de Borgonha, Conde de Portugal e da infanta Teresa de Leão. Acredita-se que terá nascido e, possivelmente, sido criado em Guimarães, onde viveu até 1128.
Em 1139, depois de uma estrondosa vitória na batalha de Ourique contra um forte contingente mouro, D. Afonso Henriques autoproclamou-se rei de Portugal, com o apoio das suas tropas.
Depois de várias conquistas a sul, entre elas Lisboa, Santarém e Leiria, do reconhecimento pelo papa Alexandre III, da independência de Portugal e dos conflitos com o seu sogro, originados pelas disputas de terras pertencentes a Castela e Leão, Afonso I dedica-se à administração dos territórios, com a co-regência do seu filho D. Sancho, seu sucessor no trono.
Faleceu em 6 de Dezembro de 1185.
O seu túmulo encontra-se no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, ao lado do túmulo do filho D. Sancho I.

1000 Escudos (1996)



Com estes mil paus, cheguei ao fim desta colecção de notas, em escudos, que acompanharam várias gerações de portugueses.
Agora estamos no €.

terça-feira, 24 de julho de 2007

Ponto e vírgula

O Governo Regional da Madeira argumenta que não tem dinheiro para puder implementar a Lei do Aborto, recentemente aprovada por referendo.
Diz que a responsabilidade é do Serviço Nacional de Saúde.
Cá vai mais uma sugestão do Tio Jorge.
Que tal cortar nos subsídios milionários para os clubes de futebol da ilha?
Será que a saúde das madeirenses não é mais importante?

Portugal / Afeganistão

Numa altura em que termino amanhã a colocação das notas, em escudos, virei-me para as bandeiras de países. Considerando os representados na Organização das Nações Unidas, são 192 os membros que integram a ONU.
São as bandeiras de todos eles que vou aqui tentar trazer, duas por post.
Começo, obviamente, por Portugal, seguindo depois a ordem alfabética, tendo como referência o site da ONU em inglês. Por isso não estranhem, por exemplo, a Espanha aparecer no "S".
Espero que descubram bandeiras que nunca viram.



24 de Julho

Karl Malone nasceu em 24 de Julho de 1963, em Bernice, Louisiana, EUA.
Basquetebolista conhecido como O Mailman ou Postman, alcunhas motivadas devido à sua capacidade finalizadora, entregando a bola sempre no seu destino, o cesto.
Fez quase toda a sua carreira como jogador nos Utah Jazz (1985-2003), terminando o seu percurso nos Los Angeles Lakers (2003-2004). Fez uma grande dupla com o armador John Stockton no Utah Jazz.
Considerado o Melhor Jogador da NBA nos anos de 1997 e 1999, é considerado um dos 50 maiores jogadores de todos os tempos da NBA. Bi-campeão dos Jogos Olímpicos em 1992, com o famoso Dream Team, e em 1996.
É dos grandes jogadores da liga profissional americana que nunca ganhou um título da NBA.
Malone é actualmente o terceiro maior concretizador da história da NBA, com 36.928 pontos, média de 25 por jogo, perdendo apenas para Kareem Abdul-Jabbar e John Coxmann.
Hoje faz 44 anos.

5000 Escudos (1995)

segunda-feira, 23 de julho de 2007

23 de Julho

Carlos Paredes nasceu em Coimbra, a 16 de Fevereiro de 1925. Era conhecido como O mestre da guitarra portuguesa ou O homem dos mil dedos.
Foi um dos grandes guitarristas e é um símbolo ímpar da cultura portuguesa, sendo um dos principais responsáveis pela divulgação e popularidade da guitarra portuguesa, além de um grande compositor.
Filho, neto e bisneto dos famosos guitarristas Artur, Gonçalo e José Paredes, começou a estudar guitarra portuguesa aos quatro anos com o seu pai, embora a mãe preferisse que o filho se dedicasse ao piano.
Frequenta o Liceu Passos Manuel, começando também a ter aulas de violino na Academia de Amadores de Música.
Em 1934 muda-se para Lisboa com a família e abandona o violino para se dedicar, sob a orientação do pai, completamente à guitarra.
Em 1957 grava o seu primeiro disco, a que chamou simplesmente Carlos Paredes. No ano seguinte é preso pela PIDE por fazer oposição a Salazar.
A sua paixão pela guitarra era tanta, que uma certa vez a sua guitarra perdeu-se numa viagem de avião e ele confessou, mais tarde, a um amigo que pensou em se suicidar.
Uma doença do sistema nervoso central, impediu-o de tocar durante os últimos 11 anos da sua vida.
Morreu em Lisboa, a 23 de Julho de 2004, faz hoje três anos.

2000 Escudos (1995)

domingo, 22 de julho de 2007

Homem do Norte

Raramente passam por aqui opiniões de índole política.
Já tenho escrito sobre atitudes de alguns intervenientes desta área, normalmente quando a sua coerência é deixada para segundo plano.
Este sábado ocorreu um Conselho Nacional do Partido Social Democrata (PSD).
Discutia-se a marcação da data das próximas eleições directas no partido, fruto do mau resultado dos laranjas nas eleições para a câmara de Lisboa.
Outro ponto de divergência, era a possibilidade de votarem todos os militantes, possibilitando que os que têm as quotas em atraso as regularizassem até à data do escrutínio.
Luís Filipe Menezes, presidente da câmara de Gaia, opositor da actual liderança, afirmou à entrada desta reunião, que só seria candidato caso esta sua proposta: "de votarem os 120 militantes do partido", fosse aprovada.
No final do Conselho ficou-se a saber que as eleições vão ocorrer dia 28 de Setembro, e que a proposta de Menezes tinha sido rejeitada.
Ouvido pelos jornalistas, que o questionavam se já não era candidato, considerando as suas afirmações à entrada, afirmou que vai reflectir e apenas segunda-feira tomará uma decisão.
Curioso... em poucas horas, mudou de convicção.
As dificuldades de um homem do Norte quando vem a Lisboa.

Ponto e vírgula

Registo com agrado que, no jogo de ontem, o Sporting rectificou a cor dos números e nomes dos jogadores, que surge no fundo verde escuro das novas camisolas.
Agora a informação surge em branco.
Digam lá se não fica muito melhor assim!

22 de Julho

William Dafoe nasceu em Appleton, Wisconsin, EUA, a 22 de julho de 1955.
É considerado um dos mais talentosos actores de sua geração. Dentro dos mais de cinquenta filmes em que já participou, alguns marcaram a hitória do cinema.
Foi um dos actores principais em Platoon, um filme de 1986, no cenário da guerra do Vietname, escrito e dirigido por Oliver Stone.
Faz o papel de vilão em Velocidade Máxima 2 (1997) e Homem-Aranha (2004). Em Estado de Emergência, protagonizou o papel de anti-héroi, numa pelicula de 2005.
Actuou também em comédias, como A vida marinha com Steve Zissou, além de emprestar sua voz a um personagem de Procurando Nemo.
Hoje faz 52 anos.

2000 Escudos (1991)

sábado, 21 de julho de 2007

21 de Julho

Diogo Pinto de Freitas do Amaral nasceu na Póvoa de Varzim, a 21 de Julho de 1941. Faz hoje 68 anos.
Político e professor universitário português, é licenciado e doutorado em Direito pela Universidade de Lisboa.
Foi fundador, juntamente com outros políticos, do partido político Centro Democrático Social (CDS) em 1974, meses após o 25 de Abril, sendo seu presidente até 1982, e de novo entre 1988 e 1991.
Entre 1974 e 1986 esteve activamente empenhado na vida política portuguesa em defesa da democracia cristã. Deputado entre 1975 e 1983 e de novo no biénio 1992/93. Foi Vice-Primeiro Ministro e Ministro da Defesa no governo da Aliança Democrática.
É Primeiro-Ministro interino durante um mês, após o acidente de Camarate, que vitima Francisco Sá Carneiro em 4 de Dezembro de 1980. Foi também Ministro dos Negócios Estrangeiros entre 1980 e 1981.
Candidato presidencial nas eleições de 1986, obtém o apoio do Partido Social Democrata e do seu Centro Democrático Social, atingindo 48,8% dos votos, insuficientes face ao resultado obtido pelo candidato socialista Mário Soares.
Foi presidente da Assembleia-Geral das Nações Unidas na 50ª sessão (1995).
Retirado nos últimos tempos da vida política activa e declarando-se independente, a sua escolha como Ministro dos Negócios Estrangeiros, do governo do PS de José Sócrates, causou surpresa em Março de 2005. Contestou a polémica opção da administração americana liderada por George W. Bush de invadir o Iraque, à revelia da Organização das Nações Unidas, posição que foi muito criticada pelo PPD/PSD e pelo CDS/PP, partido de que foi fundador, que apoiaram activamente o conflito. Abandonou o cargo em Junho de 2006 por razões clínicas.
No dia 22 de Maio de 2007 leccionou no grande auditório da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa a sua última aula subordinada ao tema Alterações do Direito Administrativo nos últimos 50 anos.

10000 Escudos (1989)

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Ponto e vírgula

Em Alverca do Ribatejo, junto à EN10, fica o CEBI, uma escola do zero ao 9º ano.
Por causa do atravessamento desse via muito movimentada, após alguma contestação, foi construída uma passadeira superior, que poucos utilizavam.
Há poucos meses atrás, instalaram um semáforo, no mesmo local, daqueles de carregar no botão, que alguns utilizam. Conclusão número um: os poucos que passavam na passagem superior deixaram de a frequentar.
Agora, apesar de existir a opção do botão vermelho, seguida da espera de alguns segundos, pais e filhos, continuam a enfrentar os carros fora dos locais destinados para isso.
Conclusão número dois: agora reclamamos do quê, quando houver um atropelamento naquele local?

20 de Julho

Calouste Sarkis Gulbenkian nasceu em Uskudar, Instambul, Turquia, em 23 de Março de 1869.
Engenheiro e empresário, filho de abastados comerciantes arménios, naturalizado britânico, foi um dos pioneiros no desenvolvimento do sector petrolífero no Médio Oriente.
Estudou em Londres, no King's College, onde obtem o diploma de engenharia em 1887.
Negociador hábil e esclarecido, perito financeiro de grande categoria, negoceia contratos de exploração petrolífera com os grandes financeiros internacionais e as autoridades otomanas, fomentando a exploração racional e organizada desta fonte de energia emergente.
Amador de arte e homem de raro e sensível gosto, além de reunir uma extraordinária colecção de arte, principalmente europeia e asiatica, de mais de seis milhares de peças, foi também um importante mecenas, com um grande contributo para o fomento da cultura em Portugal. A sua herança esteve na origem da constituição da Fundação Calouste Gulbenkian.
O testamento, datado de 18 de Junho de 1953, cria a fundação com o seu nome que fica herdeira do remanescente da sua fortuna, com fins de caridade, artísticos, educativos e científicos, escolhendo Portugal para sua fixação, agradecendo, postumamente, o acolhimento que teve num momento crítico da história da Europa e sabendo o respeito que em Portugal haveria pelo escrupuloso cumprir da sua vontade.
Faleceu em Lisboa, a 20 de Julho de 1955, há 52 anos.

Ponto e vírgula

Os novos radares de Lisboa detectaram, só no primeiro dia de funcionamento, mais de 2700 infracções.
Segundo o Sindicato dos Funcionários Judiciais, se entre 100 e 300 não pagarem voluntariamente, os tribunais ficam literalmente entupidos num mês.
Como estou de acordo com a penalização de quem não respeita as leis, vou arranjar uma solução, das várias possíveis.
Só passavam pelo tribunais os que processos que mexessem com a carta de condução.
Os restantes, para os que não pagassem voluntariamente, eram deduzidos ou acrecentados às declarações fiscais. Ou seja, havia muito boa gente que hoje recebe reembolso de IRS que passava a pagar.
Que tal a ideia?

5000 Escudos (1987)

quinta-feira, 19 de julho de 2007

19 de Julho

Foi baptizado como Aristides de Sousa Mendes do Amaral e Abranches, mas para a história ficou conhecido como Aristides de Sousa Mendes.
Nasceu em Cabanas de Viriato, Viseu, a 19 de Julho de 1885, faz hoje 122 anos.
Licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra, optando pela carreira diplomática.
Quando tem início a Segunda Guerra Mundial, é cônsul em Bordéus, França.
Salazar ordena aos cônsules portugueses espalhados pelo mundo que recusem conferir vistos às seguintes categorias de pessoas: "Estrangeiros de nacionalidade indefinida, contestada ou em litígio, apátridas, judeus, quer tenham sido expulsos do seu país de origem ou do país de onde são cidadãos".
Recusou-se a seguir as ordens do governo, concedendo vistos a refugiados de todas as nacionalidades que desejavam fugir da França em 1940, ano da invasão pela Alemanha Nazi, salvando, assim, dezenas de milhares de pessoas do Holocausto.
Regressado a Portugal, pai de uma família numerosa, é punido pelo governo de Salazar, que lhe retira o seu emprego diplomático por um ano, diminui em metade o seu salário, antes de o enviar para a reforma. Para além disso, perde o direito de exercer a profissão de advogado. A sua licença de condução, emitida no estrangeiro, é-lhe retirada.
Em 1945, Salazar felicitou-se por Portugal ter ajudado os refugiados, recusando-se, no entanto, a reintegrar Sousa Mendes no corpo diplomático.
O cônsul demitido e sua família sobreviveu graças à solidariedade da comunidade judaica de Lisboa.
Faleceu, muito pobre, a 3 de Abril de 1954 no Hospital dos Franciscanos em Lisboa.

Ponto e vírgula

O Sporting estreou-se ontem, televisivamente.
Apresentou um novo equipamento principal, onde sobressaí, nas costas da camisola, o verde escuro.
Até aqui tudo bem.
O pior é que a marca que patrocina o clube, ou o próprio clube, escolheu a cor preta para os números.
Conclusão: não se vê nada.
Vá lá, estamos no início da época, ainda há tempo para corrigir.

500 Escudos (1987)

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Vermelho

Estou um pouco desiludido.
Há dias atrás tinha manifestado a minha alegria, como podem consultar aqui, com a aquisição do Nokia N95. Como telemóvel é deslumbrante, um autêntico computador de bolso.
O problema é a autonomia. Uma bateria que não resiste a um dia de trabalho, sem serem esforçados, é uma treta.
Depois de a trocar por duas vezes, resolvi mudar de rumo. E após uma longa fidelidade à marca, virei-me para a Palm, muito influenciado pelo Pai.
Além de toda a sua capacidade que vou, a pouco e pouco, explorando, tem uma característica espectacular.
É vermelho.

Ponto e vírgula

A falta de tempo e a necessidade de deixar algumas posições, faz-me inaugurar um novo post.
Vai ter sempre este nome e vai servir, em poucas palavras e sem foto, para deixar uma opinião, que pode ou não originar questões, passíveis de suscitarem outros ângulos de visão.
Não prometo que seja diária, apenas que tenha qualidade.

18 de Julho

O Padre António Vieira nasceu em Lisboa, a 6 de Fevereiro de 1608.
Religioso, escritor e orador português da Companhia de Jesus, foi um dos mais influentes personagens do século XVII em termos de política, tendo-se também
destacou-se como missionário em terras brasileiras.
Nesta qualidade, defendeu infatigavelmente os direitos humanos dos povos indígenas combatendo a sua exploração e escravização. Era por eles chamado de Paiaçu (Grande Padre, na linguagem indígena).
Defendeu também os judeus, a abolição da distinção entre cristãos-novos (judeus convertidos, perseguidos à época pela Inquisição) e cristãos-velhos (os católicos tradicionais), e a abolição da escravatura. Criticou, ainda, severamente os sacerdotes da sua época e a própria Inquisição.
Na literatura, seus sermões possuem considerável importância no barroco brasileiro e as universidades frequentemente exigem sua leitura.
Passou mais de metade da sua vida vida no Brasil, onde viria a falecer, na Bahia, em 17 de Junho de 1697, faz hoje 310 anos.

100 Escudos (1987)

terça-feira, 17 de julho de 2007

17 de Julho

Juan Manuel Fangio nasceu em Balcarce, Argentina, a 24 de junho de 1911.
É considerado por muitos o melhor piloto da história da Fórmula 1, não apenas por seu excepcional talento, mas também pelo altíssimo nível de seus adversários.
Disputou sua primeira corrida aos dezessete anos, guiando um Ford-T, terminando-a em último lugar. Subiu ao podium pela primeira vez na Mil Milhas na Argentina em 1939.
Correu 51 grandes prémios, onde obteve 24 vitórias, 29 pole positions, 23 records de volta e 5 títulos mundiais (1951, 1954, 1955, 1956 e 1957), dos quais 4 foram consecutivos, e dois vice-campeonatos (1950 e 1953) nas oito temporadas que disputou.
Fangio correu em quatro escuderias: Alfa Romeo (1950-1951), Maserati (1953-1954), Mercedes (1954-1955), Ferrari (1956) e Maserati (1957-1958), sendo o único piloto da história da Formula 1 que foi campeão ao serviço de todas elas.
O seu acidente mais grave aconteceu no GP da Itália, em Monza, no ano de 1952, onde bateu com o seu Maserati durante uma sessão de treinos e voou para fora do carro.
Feriu-se gravemente no pescoço. Ficou 40 dias internado e cinco meses com o pescoço e o tronco imobilizados. Muitos chegaram a pensar que sua carreira estaria encerrada ali. No entanto, voltou a competir nos anos seguintes. Decidiu encerrar a sua carreira em 1958.
Faleceu em Buenos Aires a 17 de julho de 1995, há 12 anos.

5000 Escudos (1983)

segunda-feira, 16 de julho de 2007

28 anos

A estátua de Joaquim Agostinho Será talvez o top das passagens de caravanas de ciclistas, apesar de não ser a mais difícil.
Contudo, é a mais mítica étapa de qualquer prova velocipédica mundial, com algo de diferente ao londo daquela angustiante escalada.
A subida ao Alpe d'Huez, em França é deslubrante.
Os vencedores no alto destes 1.860 metros de dificuldades e muitas curvas, ficam na história do Tour.
Ontem, no dia da última étapa do 30º Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras, o meu amigo MZM explicou-me que fazia 28 anos que, o maior ciclista português de todos os tempo, Joaquim Agostinho, tinha ganho lá no alto desta fabulosa subida.
O número 1 vai ser sempre dele.

16 de Julho

Ginger Rogers nasceu a 16 de Julho de 1911, em Independence, Missouri, Estados Unidos da América. Faz hoje 96 anos.
O seu verdadeiro nome era Virginia Katherine McMath, tendo sido uma premiada actriz, dançarina e cantora do cinema e teatro.
Na sua carreira de trinta e cinco anos, ela fez um total de setenta e três filmes. Provavelmente é mais lembrada pelo público pelos dez filmes musicais em que actuou ao lado do parceiro Fred Astaire, criando um dupla de sucesso.
Em 1941 recebeu om Óscar de melhor actriz principal por seu papel em Kitty Foyle.
Dos muitos filmes em que participou destacam-se Voando para o Rio, A Alegre Divorciada, Roberta, O Picolino, Ritmo Louco, Dance Comigo, Mãe por Acaso, Kitty Foyle e a A Incrível Susana.
Faleceu em Rancho Mirage, Califórnia, no dia 25 de Abril de 1995, com 83 anos.

1000 Escudos (1983)

domingo, 15 de julho de 2007

15 de Julho

Aníbal António Cavaco Silva, nasceu em Boliqueime, Loulé, a 15 de Julho de 1939.
Economista e político português, licenciou-se em Finanças em 1964 no ISCEF (actual Instituto Superior de Economia e Gestão), exercendo também o cargo de professor no mesmo instituto desde 1966. Posteriormente fez o doutoramento em Economia na Universidade de York, Reino Unido, em 1974.
Ocupou o cargo de ministro das Finanças e Plano no Governo de Francisco Sá Carneiro, em 1980, ganhando uma reputação de economista liberal. Após a morte do primeiro-ministro num acidente de aviação, recusou continuar no segundo governo formado pela Aliança Democrática (AD), chefiado por Francisco Pinto Balsemão (1981).
Foi eleito presidente do Partido Social Democrata (PSD) a 2 de Junho de 1985, no congresso da Figueira da Foz. A sua eleição ditaria o fim do Bloco Central, do qual nunca foi apoiante.
Foi primeiro-ministro de Portugal de 6 de Novembro de 1985 a 28 de Outubro de 1995, tendo sido a pessoa que mais tempo esteve na liderança do governo do País desde o 25 de Abril.
A 22 de Janeiro de 2006 foi eleito Presidente da República, tendo tomado posse em 9 de Março do mesmo ano.
Hoje faz hoje 68 anos.

100 Escudos (1980)

sábado, 14 de julho de 2007

Amigos

Já combinámos e vamos ver a última étapa do Troféu Joaquim Agostinho.
Eu e o meu amigo MZM, vamos até Torres Vedras, amanhã.
Há coisas interessantes. Por não ser segredo, apesar de ser difícil qualificar, talvez ele seja o meu maior amigo.
Não sei se ele sabe. Mas há alturas em que nos apetece escrever estas coisas, divulgá-las.
Apesar de pensarmos de que os nossos melhores amigos, são os que estão ao nosso lado, fisicamente, quase sempre, eu tenho uma opinião contrária.
Passamos meses que não nos vemos. Que nem uma palavra trocamos.
Mas estamos sempre lado a lado. Sabemos que podemos contar um com o outro.
Amigos é isto.

14 de Julho

Gerald Rudolph Ford Jr. nasceu em Omaha, a 14 de Julho de 1913, há 94 anos.
Foi o trigésimo oitavo presidente dos Estados Unidos da América (1974–1977). Foi o único a ser presidente sem ser eleito. Tal deveu-se ao facto de Spiro Agnew, vice-presidente de Nixon, ter também renunciado, junto a este, depois de comprovado o seu envolvimento em negócios ilícitos. Após assumir o cargo deixado vago por Richard Nixon, Ford fez um discurso no qual: "amnistiou o presidente Nixon de todos os crimes cometidos em sua presidência".
Considerado um político honesto e ideologicamente moderado, enfrentou uma inflação crescente, descrédito no mundo da política, promovendo os Direitos Humanos no âmbito do Conselho da Europa, o fim do regime branco na antiga Rodésia, e concluíu a saída dos EUA do Vietname.
Foram seus assessores personalidades que no futuro teriam destaque no Estados Unidos, como Dick Cheney e Alan Greenspan.
A sua decisão de conferir a Richard Nixon absoluto perdão presidencial foi na época muito criticada, mas, entre os anos de 1990 e 2000, a maioria da opinião pública norte-americana teve a noção de que sua escolha fora a mais adequada para evitar a continuidade do Caso Watergate.
Ford morreu no dia 26 de Dezembro de 2006, na sua casa, no Rancho Mirage, Califórnia, aos 93 anos de idade, tornando-se o ex-Presidente dos Estados Unidos com maior longevidade (93 anos e 121 dias).

50 Escudos (1980)

sexta-feira, 13 de julho de 2007

À volta da mesa

Por esta altura em que muitos já estão de férias, das aulas, entenda-se, procuramos juntar os que partilham as dificuldades e lutam do mesmo lado da barricada.
Concentração para um jantar, os habituais convites, as normais recusas, destas vez ainda mais de que o habitual.
Olhamos em redor e ficámos só os três.
Retrocedo vinte meses no calendário.
Depois dos primeiros contactos, deu para perceber como éramos muito diferentes.
Hoje, continuamos diferentes.
Talvez por isso gostamos de nos encontrar.
Até amanhã Jorge. Até amanhã Miguel.

13 de Julho

O Príncipe D. Afonso de Portugal nasceu em 18 de Maio de 1475 em Lisboa. Era o único filho e herdeiro de D. João II e de D. Leonor, reis de Portugal.
Ainda em criança, D. Afonso casou com a princesa Isabel de Aragão, filha mais velha dos reis católicos. Isabel I de Castela e Fernando II de Aragão tinham um herdeiro, Juan, que era um jovem frágil que não deveria chegar à idade adulta. A princesa Isabel era, portanto, a herdeira mais provável das coroas de Castela e Aragão e, como estava casada com o Príncipe herdeiro de Portugal, adivinhava-se uma união dos reinos ibéricos sob a alçada de Portugal. Os reis católicos tentaram manobrar diplomaticamente para dissolver o casamento, sem sucesso, dada a influência portuguesa junto do Papa. A sua causa estava aparentemente perdida, quando um acidente salvou Castela e Aragão de uma anexação.
Afonso morreu em circunstâncias misteriosas, de uma queda de cavalo durante um passeio à beira do Tejo, em 13 de Julho de 1491. A hipótese de assassinato nunca foi provada, mas os reis católicos tinham tudo a ganhar com este desaparecimento. Ainda para mais, o aio castelhano do jovem Afonso desapareceu para Castela no próprio dia, depois de ter sido a única testemunha ocular do incidente. Depois da morte de D. Afonso, D. João II nomeou como sucessor o Duque de Beja, seu primo, que viria a governar como D. Manuel I de Portugal.
Foi há 516 anos.