quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Um olhar alentejano

Sempre que algo se transforma no maior do Mundo, tem direito ao merecido destaque.
Destronando o Aeroporto Internacional Hartsfield, em Atlanta, nos Estados Unidos da América, o novo Aeroporto Internacional de Istambul, Turquia, duplica a área da estrutura norte-americana. 
Quando a nova plataforma estiver totalmente completa, vai ter seis pistas, três terminais e a mais moderna tecnologia, com um sistema de segurança de última geração.
Situado na costa do Mar Negro, custou 4,5 mil milhões de euros e foi construído por 36 mil trabalhadores durante 10 anos.
A nova infraestrutura aérea com capacidade para 90 milhões de passageiros por ano, estimando-se que quando estiver na sua capacidade total de rotina possa receber 200 milhões, vem substituir o atual Aeroporto Internacional Atatürk, que vai funcionar em pleno a partir de 29 de dezembro, sendo que até lá garante apenas cinco voos diários.
Dizem as más línguas que o presidente Recep Erdogan deu ordens para acelerar os retoques finais, para que a inauguração ocorresse a 29 de outubro, dia do 95º aniversário da fundação da República da Turquia.
À boa maneira portuguesa.

Sem comentários: