terça-feira, 23 de abril de 2024

A Credencial


3º episódio – Norte a Sul Sem Álcool 

 

Estava na Nazaré a fazer a narração da Euro Beach Soccer League’2019 quando o Nuno Inácio me perguntou: “O que vais fazer na semana de 18 a 22 de julho?”.

Olhei para ele com curiosidade e respondi-lhe: “Nada de especial”.

“Boa, então vais fazer o Grande Prémio Estrada Nacional 2 para a ARIC (Associação de Rádios de Inspiração Cristã)”.

Confirmei a minha disponibilidade, ele disse-me que mais tarde me dava mais pormenores sobre esta prova de ciclismo que se ia realizar pela primeira vez, percorrendo a mítica EN2 de Chaves a Faro.

Não era a primeira vez que fazia trabalhos radiofónicos para a ARIC, pois já tinha feito a Volta a Portugal para esta cadeia de rádios locais, mas ser a única rádio presente era uma novidade, pois a prova foi para a estrada meio de surpresa, sendo que só me fazia companhia a TVI, um jovem jornalista sem qualquer experiência na matéria e que gostava de perguntar aos ciclistas se eles tinham gostado da paisagem.

Foram-me buscar a casa na véspera (17/07), apanhámos o João Fonseca – fotógrafo da prova - pelo caminho e chegámos a Chaves às 10 da noite.

Uma das minhas obrigações era ouvir todos os dias o Cândido Barbosa, diretor da prova, que além de outras declarações, explicava como era o percurso no dia seguinte, mas na cidade flaviense havia ainda muita ainda para ele resolver e só consegui falar com o Cândido perto das duas horas da manhã.

Mas como a hora de deitar não tem nada a ver com a hora de levantar, lá estava fresquinho pela manhã, até porque a partida era às 11 e meia da manhã e o hotel bem perto do local de arranque da 1ª etapa, Chaves – Castro Daire.

Andei a boleia com o Teixeira Correia, que era o speaker da prova, mas nesse dia estreie-me a conduzir o carro de uma das equipas – acho que de uma equipa do Bombarral - que tinha dois carros, mas só um condutor, pois o outro só estaria no local da chegada.



Nos dias seguintes fomos de Castro Daire a Pedrogão Grande, de lá até Montargil, ligação até Aljustrel e a 5ª e última etapa entre Ferreira do Alentejo e Faro.

Foram cinco dias bem passados, o espanhol Raúl Alarcón (W52 / FC Porto) venceu no primeiro dia e levou a amarela até ao fim, pelo que todos os dias falei com ele, sendo que em Aljustrel foi em dose dupla, pois o gravador, à primeira, estava desligado.

A prova devia ser realizada todos os anos, um ano partindo a norte e no seguinte a sul, mas ficou-se pela primeira e única edição... até hoje.

Desde 2019 até hoje a novidade foi que o doping retirou a vitória ao espanhol, entregando-a mais tarde ao seu compatriota Mario González (Sporting / Tavira).

Por acaso recordei-me agora de um pormenor engraçado.

Por essa altura estava a cerveja sem álcool, tal como agora.

 

Daqui a duas semanas temos o 4º episódio.

Sem comentários: