sábado, 20 de abril de 2024

O Avô em Ceroulas


Trovões, Relâmpagos, Metros e Segundos

 

“Esperava-se muita chuva neste sábado, mas foi a trovoada que fez mais barulho”, afirmou o ESPERTO.

“Exatamente, uma trovoada muito barulhenta, mas pouco molhada”, brinquei eu.

“Parecia que ela estava bem perto de nós”.

“Sabes como se calcula a distância a que ela está de nós?”.

“Por acaso não sei”.

“Mede-se o intervalo de tempo entre a ocorrência do relâmpago e o instante em que se ouve o trovão. Como a velocidade da luz é de aproximadamente 300 000 000 m/s, o relâmpago é visível quase instantaneamente, contudo, como a velocidade do som no ar é substancialmente menor (340 m/s), o trovão não se ouve em simultâneo. Assim, a distância em metros até ao local onde ocorre a trovoada é obtida multiplicando 340 pelo intervalo de tempo, em segundos, entre o relâmpago e o trovão”.

“Deixa-me ver se percebi, se demorar 10 segundos entre os dois momentos, que dizer que ela está a 3400 metros”.

“Muito bem, além de ESPERTO, também és bom aluno”, ri-me eu.

“Só por causa desse elogio, tenho aqui um pequeno ESPERTO d’A BOLA para hoje, referente ao futsal. A seleção angolana, orientada pelo português Marcos Antunes, apurou-se para a final do Campeonato Africano das Nações, onde vai defrontar Marrocos, garantindo pela primeira vez a presença no Mundial que vai realizar este no Uzbequistão, entre 14 de setembro e 6 de outubro”.

“Como Portugal já está apurado, até podemos encontrar a seleção angolana pelo caminho”.

“O sorteio decorre no verão, logo se verá”. 

 

Até amanhã. 

Sem comentários: