domingo, 29 de outubro de 2006

Morrer de amores pelo Pico [2]

Chegamos ao segundo trecho da história. E vamos por aí, pela história desta ilha, amiga de outras oito, companheira de todas elas...

A montanha vista do Atlântico (continuação) Pisamos pela primeira vez território picoense, mais de quinhentos e cinquenta anos depois do início do povoamento da ilha, não neste local, mas junto ao Penedo Negro, na enseada do Castelete, ao sul da actual vila das Lajes. Nessa altura, em 1460, a violência do mar permitiu, apenas, que pusesse pé em terra firme, ao navegador Fernando Álvares Evangelho. Nas novas terras, ele o seu cão, viveram cerca de um ano, junto da Ribeira, à saída da vila, durante muitos anos conhecida por Ribeira Fernandes Álvares, ainda hoje se conservando as ruínas da casa que então construiu.

Quando os companheiros de Fernandes Álvares regressaram ao Pico, desembarcaram em Santa Cruz das Ribeiras. Alguns ficaram por aqui, como Jordão Álvares Caralta. Outros no sítio da Maré, junto ao local do primeiro desembarque. Além das suas habitações, edificaram ali a Ermida de S. Pedro, ainda existente, onde foi pároco da ilha, Frei Pedro Gigante, considerado por alguns historiadores o introdutor da casta Verdelho.

Álvaro de Ornelas foi o primeiro Capitão-Donatário nomeado para a ilha do Pico, mas nunca chegou a tomar posse. Jôs d’Utra (flamengo de nascimento), já Capitão-Donatário do Faial, tomou a seu cargo, em 1482, a capitania do Pico.

A vila das Lajes, tal como acontece com outras vilas do Arquipélago dos Açores, não tem foral. Em 1500, terá a primeira câmara das Lajes tido já uma vereação de “homens bons”. Por um alvará de 14 de Maio de 1501, o Capitão Jôs d’Utra conferiu poder e autoridade a Fernandes Álvares para dar licenças diversas aos povoadores. Lajes foi o primeiro concelho do Pico, sendo-o, também, de toda a ilha. Nessa altura já contava com as freguesias de Santa Bárbara (Ribeiras), Santíssima Trindade (Lajes), São Mateus, Santa Maria Madalena, São Roque e Nossa Senhora da Ajuda.

Em 1542, D. João III criou o concelho de Vila Nova de São Roque, com as freguesias de São Roque (sede), Nossa Senhora da Ajuda e Madalena. No início do ano seguinte procedeu-se à eleição da câmara do novo município. Duzentos e oitenta anos mais tarde, foi criado o concelho de Madalena, com as freguesias de Madalena (vila), Bandeiras e São Mateus. A partir de então o concelho das Lajes ficou constituído pelas freguesias de São João, Lajes do Pico (Santíssima Trindade), Calheta de Nesquim e Piedade. Em 1980, foi criada a freguesia de Ribeirinha, desanexada da Piedade. (continua)

Sem comentários: