domingo, 4 de fevereiro de 2007

Bueno...não

Carlos Bueno ao serviço da selecção do Uruguai Numa altura em que a questão da arbitragem, volta a estar...melhor dizendo, está sempre nas discussões do dia a dia, o papel dos jornalistas é extremamente importante, para ajudar quem vê e ouve o futebol.
Claramente, os intervenientes no fenómeno desportivo devem ter uma conduta pedagógica, tendente a esclarecer as dúvidas dos menos informados, e muito desse papel passa pelos homens dos mídia.
Ontem estava a ver o jogo entre o Sporting e o Nacional da Madeira, com comentários de Valdemar Duarte, numa transmissão da TVI. A determinada altura, logo no início da partida, disparou esta afirmação: "Diego demorou na reposição...se o árbitro fosse o Lucílio Baptista, já tinha visto o amarelo".
Vou tentar esclarecer. O juíz da partida era Duarte Gomes e o Diego é o guarda-redes suíço dos madeirenses.
É com este tipo de comentários que se estraga o futebol, principalmente quando se está a falar para milhares de espectadores. Esquece-se, este recém-promovido a pessoa importante, que uma das funções dos comunicadores é esclarecer, promover o conhecimento e em caso algum usar a sua função para exprimir o que lhe vai no pensamento. Para isso há outros locais, de âmbito jornalístico, devidamente identificados.
Foi ainda este senhor que, durante a transmissão do mesmo jogo, afirmou: "No meio campo do Sporting, só há um avançado, Carlos Bueno", numa altura em que ele estava no banco. Talvez tenha confudido o centro do terreno com o banco dos suplentes.
Deu sorte aos verdes-e-brancos, pois o uruguaio entrou e marcou quatro golos.
Deste Valdemar já podemos esperar tudo, até que diga mais asneiras que o Gabriel Alves.
Assim...não.

Sem comentários: