sexta-feira, 23 de março de 2007

Alerta

Stijn Stijnen, o provocador Amanhã a Bélgica defronta Portugal, no Estádio de Alvalade, para a fase de apuramento para o Europeu de 2008, organizado pela Áustria e Suiça.
Se para os portugueses este jogo é muito importante, os belgas jogam tudo nesta partida.
Talvez por esse motivo, Stijn Stijnen, guarda-redes do Club Brugge e titular da selecção visitante, resolveu dar uma entrevista a um jornal belga onde disse, referindo-se a Cristiano Ronaldo: "Se for necessário vamos bater forte e feio, nem que seja logo aos dois minutos."
As reacções não se fizeram esperar, A Federação Portuguesa de Futebol fez queixa para a UEFA. A sua homóloga belga, pela voz do seu presidente, procurou pôr água na fervura, dando uma no cravo, outra na ferradura. Até que surgiu Sá Pinto.
A antigo jogador e capitão do Sporting, actualmente a jogar no Standard Liège, que ontem esteve em Lisboa, afirmou, tentado descodificar as declarações de Stijnen: "Percebi o sentido que ele quis dar quando disse essas palavras e não houve tanta agressividade quanto isso. Ele queria dizer que sabe que o Cristiano Ronaldo é um jogador muito importante para Portugal e que é preciso ter muita atenção com ele. Foi mais uma ideia de alerta."
Ora aí está. Eles têm que ter muita atenção ao nº 7 português. Se possível por pouco tempo, dois minutos, por exemplo. Porque ele é importante!
Estas declarações do ex-jogador sportinguista, tiveram para mim o condão de perceber um enigma com dez anos.
Quando em 1997 ele agrediu o seleccionador nacional, Artur Jorge, não o fez por mal. Foi só para a alertar os adversários da qualidade do nosso treinador da altura.

Sem comentários: