quinta-feira, 15 de março de 2007

Tuna sim, mau jornalismo, não

Uma actuação da TAUI em Loures, no passado mês de Março Já por várias vezes o afirmei que sou fã do Gato Fedorento, mas esta minha admiração pelo seu trabalho, não me tolda a visão, caso seja necessário fazer alguma crítica. Aliás, nem todos os sketches que eles produzem são do meu agrado.
Vem esta introdução a propósito do último “Diz que é uma espécie de Magazine”, exibido no domingo passado.
O momento musical com que sempre termina o programa foi esta semana dedicado à confusão reinante na minha UnI. Foi anunciada a presença da Tuna Académica da Universidade Independente (TAUI), para cantar a “Melhor gorda”, um clássico das tunas, interpretada com um texto adaptado, na maioria da letra, às graves acusações feitas, aquando do despoletar da crise interna.
A TAUI – que foi convidada para o programa, mas não aceitou – reagiu em comunicado, o presidente da Associação Académica ameaçou com um processo contra o programa e a RTP, estando também à espera de um pedido de desculpa por parte da Tuna Médica de Lisboa, que “se fez passar” pela da UnI, conforme foi referido no final do programa.
Em minha opinião não me parece haver motivo para tanto alarido. O texto da canção não tinha nenhum elemento que não tivesse sido do conhecimento público, repetido em todas as televisões pelo próprio Reitor, pelo que acho descabida tamanha altercação.
Mais curioso e demonstrativo da falta de qualidade do jornal 24 horas, é a peça produzida na terça-feira, da qual o comunicado acima citado também faz referência, lamentando a falta de rigor, onde é escrito que a TAUI nem sequer existe!?
Custava muito à Ana Meireles, jornalista que assina o artigo, ter feito um telefonema para confirmar que a Tuna existe, que está de boa saúde e que ainda este fim-de-semana participou no VIII El Açor - Festival Internacional de Tunas dos Açores, que decorreu em Ponta Delgada?
E quando esteve a ouvir o presidente da Associação Académica não lhe podia ter perguntado?
Mau jornalismo a que já nos habituou este diário sem qualidade.

Sem comentários: