quarta-feira, 16 de maio de 2007

16 de Maio

Há precisamente 30 anos estreava na RTP a primeira novela brasileira a ser transmitida em Portugal, Gabriela, uma adaptação do livro de Jorge Amado, Gabriela, Cravo e Canela escrito em 1958.
A história desenrola-se na década de vinte do século passado, na então rica e pacata Ilhéus, ansiando progressos, com intensa vida nocturna, entre bares e bordéis, desenrola-se o drama, que acaba por tornar-se numa explosão de luz, cor, som, folia, sexo e riso.
Gabriela foi uma telenovela brasileira produzida pela Rede Globo escrita por Walter George Durst e dirigida por Walter Avancini, com 132 capítulos.
Quem não se recorda das interpretações de Sónia Braga (Gabriela), Armando Bogus (Nacib), Paulo Gracindo (Coreonel Ramiro Bastos) e José Wilker (Mundinho Falcão), no elenco sensacional que fez as delícias dos portugueses durante vários meses.
Foi início da transmissão de um produto televisivo que se desenvolveu a partir dos anos cinquenta, tornando-se no conteúdo para "a caixa que mudou o mundo" mais popular do Brasil.

Sem comentários: