terça-feira, 19 de junho de 2007

19 de Junho

Salman Rushdie nasceu em Bombaim, India, a 19 de Junho de 1947, faz hoje 60 anos.
Ensaísta e autor de ficção, muita da qual encenada em território indiano. O seu estilo narrativo, mesclando o mito e a fantasia com a vida real, tem sido descrito como conectado com o realismo mágico.
Já era um autor consagrado quando venceu o Prémio Booker em 1981, com a obra Os Filhos da Meia-Noite, mas tornou-se incomparavelmente mais famoso após a publicação do livro Versículos satânicos, em 1989, que causou controvérsia no mundo Islâmico, devido à sua descrição ofensiva do profeta Maomé.
A 14 de Fevereiro de 1989 foi ordenanda a sua execução pelo o líder do Irão, Ruhollah Khomeini, defenindo o seu livro como uma: "Blasfémia contra o Islão".
Tudo isto porque Rushdie comunicava através do romance que já não acreditava no Islão. Khomeini ordenou a todos os: "muçulmanos zelosos" o dever de tentar assassinar o escritor, os editores do livro que soubessem dos conceitos do livro e quem tomasse conhecimento de seu conteúdo.
A obra infanto-juvenil Haroun e o Mar de Histórias foi escrita pelo autor como uma forma de explicar ao seu filho porque razão tinha perdido a liberdade de expressão.

Sem comentários: