quinta-feira, 21 de junho de 2007

21 de Junho

Jean-Paul Charles Aymard Sartre nasceu em Paris no dia 21 de Junho de 1905, há 102 anos.
Filósofo existencialista dizia vir a existência antes da essência. Assim, no existencialismo o papel da filosofia é invertido.
Desde Platão, quando surge o nascimento da linguagem filosófica, em forma de diálogo, a preocupação desta é o universal em detrimento do particular. A existência toma o seu lugar na discussão filosófica, partindo de questões quotidianas, caminhando em direcção à universalidade.
Em 1929 conheceu Simone de Beauvoir que se tornaria sua companheira e colaboradora até o fim de sua vida.
Sartre e Beauvoir não formavam um casal comum de acordo com padrões da época. Ambos possuíam amantes e partilhavam confidências sobre suas relações com outros parceiros. Este modo de vida violava os valores da tradicional sociedade francesa, que se escandalizou com essa relação.
Em 1943 publicou o seu mais famoso livro filosófico, O ser e o nada, que condensa todos os conceitos importantes da primeira fase de seu sistema filosófico.
No período mais prolífico de sua carreira escreve ainda várias peças de teatro e ensaios. Na década de 1950 assume uma postura política mais actuante e abraça o comunismo.
Morre a 15 de Abril de 1980 em Paris, sendo o seu funeral acompanhado por mais de 50.000 pessoas. Está enterrado no Cemitério de Montparnasse, na capital francesa.

Sem comentários: