sábado, 23 de junho de 2007

23 de Junho

Zinedine Yazid Zidane nasceu em Marselha, França em 23 de Junho de 1972.
Conhecido também como Zizou, este ex-futebolista francês, jogou a sua última partida, pelo Real Madrid, no dia 8 de Maio de 2006, no Estádio Santiago Bernabeu, marcando um golo de cabeça no empate de 3 a 3 frente ao Villareal.
Encerrou sua carreira definitivamente após o Campeonato do Mundo de 2006, disputado na Alemanha. A França de Zidane, foi vice-campeã, perdendo na final com a Itália, após o desempate através de grandes penalidades.
A despedida de Zizou ficou manchada com a sua expulsão, após uma cabeçada no italiano Marco Materazzi, após provocação deste.
Descendente de berberes argelinos, promove a tolerância racial e religiosa, especialmente entre os jovens, que se reflete na sua vida pessoal, pois a sua esposa Veronique é descendente de cristãos espanhóis.
Zidane foi considerado por muitos o melhor jogador do mundo e um dos mais talentosos de todos os tempos. A sua fantástica visão de jogo e habilidade no passe, associado a um poder de drible notável, valeram-lhe os adjectivos de génio e mágico.
Foi escolhido três vezes (1998, 2000 e 2003) como o melhor jogador do mundo pela FIFA e uma vez como melhor jogador da Europa (1998). Em 2004 Zidane foi selecionado para o FIFA 100, lista dos 125 maiores jogadores vivos de futebol, escolhidos por Pelé para o centenário da FIFA.
Faz hoje 35 anos.

Sem comentários: