domingo, 24 de junho de 2007

24 de Junho

Carlos Gardel nasceu a 11 de Dezembro de 1890 e foi o mais famoso dos cantores de tango argentino, país ao qual chegou aos dois anos de idade.
O lugar do seu nascimento constitui uma questão controversa. Alguns sustentam que terá nascido no interior do Uruguai, baseando-se em alguns documentos e matérias jornalísticas de época. Outros dizem que nasceu na cidade francesa de Toulouse. Gardel esquiva-se a falar sobre o tema e quando lhe perguntavam, dizia: "Nasci em Buenos Aires aos dois anos e meio de idade".
Cantor e actor consagrado em toda a América Latina pela divulgação do tango, inicia-se como cantor, ainda jovem, com o nome artístico de El Morocho, apresentando-se em cafés dos subúrbios da capital argentina. A sua primeira interpretação formal dá-se no Teatro Nacional de Corrientes, no qual também se apresenta Don José Razzano, com quem forma parceria durante vários anos.
Pela sensualidade da sua voz, que se prestava muito bem à interpretação da milonga – gênero precursor do tango – torna-se conhecido a partir de Mi noche triste, em 1917.
Gravou mais de novecentas canções, entre tangos, fox-trots, fados, pasodobles e músicas folclóricas, vendendo milhares de discos na América Latina e Europa.
Morreu num desastre de avião durante uma tourneé, em Medellín, Colômbia, há 72 anos.

Sem comentários: