quinta-feira, 26 de julho de 2007

26 de Julho

Stanley Kubrick nasceu em Nova Iorque, EUA, a 26 de Julho de 1928.
Faz hoje 79 anos.
Foi considerado um dos cineastas mais importantes do século XX, responsável por uma obra polémica, mas que gozou de uma excelente recepção por parte da crítica.
Na sua infância, não era o que se podia chamar de um aluno exemplar. Raramente fazia as lições de casa e suas notas não eram das melhores.
Estreou-se como cineasta de curta-metragens aos 22 anos. Aos 25, obteve uma grande ajuda financeira de um tio farmacêutico para a produção de Fear and Desire (1953), a sua primeiro longa-metragem. Mas é a partir de The Killing (1956) que sua carreira começa a funcionar.
2001: A Space Odissey (1968) e A Clockwork Orange (1971), são talvez, os mais famosos fimes de Kubrick.
Recebeu várias nomeações para o Óscar como realizador, produtor e argumentista, mas, apenas ganhou um para os Melhores Efeitos Especiais, no filme 2001: A Space Odissey.
O seu último trabalho, Eyes Wide Shut (1999) após um longo período de ausência, demorou dois anos a filmar, tempo que o seu perfeccionismo achou necessário para a sua conclusão, mas não o suficiente para agradar à crítica e ao público.
Faleceu no dia 7 de março de 1999, em Hertfordshire, Inglaterra, não testemunhando a fria recepção que seu último trabalho obteve.

Sem comentários: