sábado, 28 de julho de 2007

28 de Julho

Johann Sebastian Bach, nasceu Eisenach, Alemanha, a 21 de Março de 1685.
Músico e compositor do período barroco da música erudita, foi também um organista notável, considerado um dos maiores e mais influentes compositores da história da música, apesar de ter sido pouco reconhecido na altura em que viveu.
Muitas das suas obras reflectem uma grande profundidade intelectual, uma expressão emocional impressionante e, sobretudo, um grande domínio técnico em grande parte responsável pelo fascínio que diversas gerações de músicos demonstraram pelo Pai Bach, especialmente depois de Felix Mendelssohn, que foi um dos responsáveis pela reabilitação da obra de Bach, até então bastante esquecida.
Era tido por todos como um virtuoso do órgão, talvez o melhor de que se tinha notícia. Como compositor, porém, era considerado como antiquado e sem criatividade. Outros compositores, como Haendel e Tellemann, apreciaram muito as suas obras.
Hayden, Mozart e Beethoven também tiveram grande apreço pelas obras de Bach.
Também despertam bastante interesse as obras que compôs, baseando-se na forma dos concertos de Antonio Vivaldi, compositor e violinista italiano, seu contemporâneo.
Curiosamente ambos faleceram no mesmo dia, a 28 de Julho.
Vivaldi há 734 anos e Bach há 743 anos.

Sem comentários: