quarta-feira, 4 de julho de 2007

4 de Julho

Marie Sklodowska Curie, nasceu em Varsóvia, Polónia a 7 de Novembro de 1867.
Cientista francesa de origem polaca, licenciou-se em primeiro lugar em Ciências Matemáticas e Físicas, na Sorbonne, em Paris. Foi a primeira mulher a leccionar neste prestigiado estabelecimento de ensino. Casou-se em 1895 com Pierre Curie que também era aí professor de Física.
Em 1896, Henri Becquerel incentivou-a a estudar as radiações, por ele descobertas, emitidas pelos sais de urânio. Juntamente com o seu marido, começou a estudar os materiais radioactivos.
Foi laureada com o Prémio Nobel da Física, em 1903 pelas suas descobertas no campo da radioactividade (que naquela altura era ainda um fenómeno pouco conhecido), sendo a primeira mulher a receber tal prémio.
Oito anos depois recebeu o Prémio Nobel da Química, como reconhecimento pelos seus serviços para o avanço da área e pelo descobrimento dos elementos rádio e polónio.
Durante a Primeira Guerra Mundial, Curie propôs o uso da radiografia móvel para o tratamento de soldados feridos.
Marie Curie morreu perto de Salanches, França, a 4 de Julho de 1934, vítima de leucemia, devido, seguramente, à exposição maciça a radiações durante o seu trabalho.

Sem comentários: