sexta-feira, 6 de julho de 2007

6 de Julho

Louis Armstrong nasceu em Storyville, Nova Orleans, Estados Unidos da América, a 4 de agosto de 1901. Ficou conhecido com as alcunhas de Satchmo e Pops e é considerado a personificação do jazz.
Quando nasceu o seu pai abandonou sua família. Conciliando a liberdade das ruas e o trabalho para o sustento da família, o pequeno Louis desenvolvia-se e tornava-se uma criança extremamente esperta e adaptada à vida árdua. Conseguiu comprar uma corneta e sozinho começou a aprender a tocá-la. Além do sopro, cantava com um grupo pelas ruas e avenidas para ganhar mais uns trocados.
Por volta de 1917, Joe “King” Oliver, ao perceber o enorme talento de Armstrong, acolheu-o sob sua protecção e recomendou-o para o substituir na banda de Kid Ory quando foi para Chicago.
A estreia como líder deu-se a 12 de Novembro de 1925 com a criação do grupo Hot Five. A partir de 1929 deixa de lado os pequenos conjuntos, para passar dezanove anos a trabalhar apenas à frente de grandes orquestras, sempre como estrela e solista absoluto.
Em 1948, genialmente, forma o Louis Armstrong and His All Stars, um sexteto apenas com grandes músicos, com a participação do ex-clarinetista de Duke Ellington, Barney Bigard, o notável trombonista Jack Teagarden, o baixista Arvel Shaw, o grande baterista Sid Catlett, e o mestre Earl Hines ao piano. Esse conjunto revela-se o contexto-base ideal para o desenvolvimento da essência da arte de Armstrong, fazendo diversas tourneés mundiais.
De todas as composições, What a Wonderful World é talvez a que mais emociona, tanto pela belíssima letra, quanto pela interpretação única e magnífica.
Com sua voz e sua personalidade inconfundíveis e até hoje conhecidas, Louis Armstrong é um dos maiores expoentes do jazz tanto como cantor, como primeiro grande solista com seu trompete.
Morreu em Nova Iorque há 36 anos

Sem comentários: