quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

A boina de Saragoça

Esta semana tal como prometido, aqui vai um pequeno resumo do que foram estes seis meses aqui em terras espanholas, no programa de intercâmbio Erasmus.
Foi um semestre com altos e baixos, ou seja, momentos bons e maus. Nada é perfeito e se assim fosse, nada disto teria piada. A verdade é que estava à espera de algo diferente, tendo em conta as experiências que tinha ouvido de amigos e conhecidos que há alguns anos fizeram Erasmus.
Aprendemos a viver em comunidade, que foi de longe a tarefa mais difícil destes meses. Diferentes hábitos, diferentes gostos, diferentes estilos e até diferentes culturas, fizeram com que tivéssemos de aprender a ceder e a saber distinguir o espaço de cada pessoa. Não foi fácil e algumas quezílias apareceram, mas tudo se superou.
Em relação às aulas acabo estes meses com a sensação de dever cumprido, com a ideia de que esta experiência conseguiu enriquecer positivamente o meu currículo e até a maneira como sempre lidei com os estudos. Não me vou esquecer de um professor que desde o primeiro dia não nos deixou desistir, sempre soube como nos animar, com um charme por detrás dos seus cabelos brancos, marcou definitivamente a minha estadia. Deste fantástico professor levo um grande pacote de recordações e um livro autografado.
Uma última palavra para as minhas fiéis amigas de aventura. Com momentos maus, mas principalmente momentos bons, aprendemos a ser amigas e a ajudar-nos naqueles momentos em que parece que o mundo vai desabar e que tudo corre mal. Todas elas me conseguiram surpreender através da sua maneira de ser e por isso mesmo acredito que a forte amizade que nos une vai durar para sempre.
O lema destes seis meses que foram tão bem passados foi e será sempre: “Sonríe, estas en Zaragoza”.
Besos de Zaragoza.
Hasta Jueves.

Sem comentários: