domingo, 24 de fevereiro de 2008

Agenda Setting

Esta semana, que hoje termina ficou marcada pelas inundações que assolaram Portugal, com principal incidência para a zona de Lisboa.
Já por aqui ficaram várias opiniões sobre este assunto, mas talvez agora possa dizer mais qualquer coisa em jeito de balanço.
Somos um país de brandos costumes e gente acomodada. Normalmente, como diz o povo, só nos lembramos de Santa Bárbara quando faz trovões.
Recordo que há alguns anos atrás, no local onde morava, passava uma pequena ribeira, que nunca era limpa, acumulando diversos detritos.
Em duas situações ela transbordou, provocando diversos estragos, felizmente, apenas materiais. Só após estes dois casos e algumas reclamações, a mesma foi limpa, não se tendo repetido a situação, como ficou comprovado na última segunda-feira.
Não voltando à questão da construção sobre as linhas de água e tentando encontrar os pequenos, mas tão importantes problemas, porque não se limpam periodicamente as denominadas sargetas?
Será que as pessoas que moram nas zonas das ribeiras e cursos de água, ou que por lá passam, têm o cuidado de não mandar nada para o seu interior?
Quando é feita uma estrada ou recuperada, porque não há o cuidado de a fazer de forma a que a água não se acumule?
Três pequenos cuidados que poderão evitar algumas tragédias.

Sem comentários: