quarta-feira, 25 de junho de 2008

Olhar jovem

Esta semana o Euro-2008 continua a servir de tema do meu espaço.
No grupo D, Espanha e Rússia apuraram-se para os quartos-de-final. Os nuestros hermanos num jogo onde já nada interessava, venceram a ainda campeã da Europa, Grécia, por 2-1, com golos de De La Red e Daniel Güiza. Charisteas marcou o tento dos gregos. No jogo que decidia o 2º apurado, a Rússia bateu a Suécia por 2-0, num jogo que marcou a estreia de Andrey Arshavin, depois de dois jogos de castigo e que por sinal fez uma exibição fantástica, marcando um dos golos. Paylyuchenko marcou o outro, que deu a vitória russa.
Nos quartos-de-final, o 1º jogo punha frente a frente Portugal e Alemanha, onde a mannschaft superiorizou-se à selecção das quinas por 3-2, numa partida onde Ricardo não teve muito feliz, tendo culpas nos 2º e 3º golos e onde Schweinsteiger brilhou, marcando um e assistido os outros dois, facturados por Klose e Ballack. Nuno Gomes e Postiga assinaram os tentos da selecção que, infelizmente, não deram para a reviravolta do resultado.
No segundo jogo, Croácia e Turquia defrontavam-se. Os croatas eram favoritos, depois de uma fase de grupos imbatível. Mas o golo só apareceu ao minuto 119, marcado por Klasnic, depois de uma falha incrível de Rustü, que rendeu Volkan Demirel, castigado. E quando todos pensavam que era a Croácia que iria defrontar os alemães na meia-final, aos 122 minutos, Semih Senturk marcou o golo do empate. Na marcação por grandes penalidades, os turcos, psicologicamente em alta depois da grande reviravolta, acabaram por vencer por 3-1, com Rustü a ser o herói, passando de besta a bestial.
Na terceira partida, a Rússia supreendeu tudo e todos ao bater a Holanda por 3-1, após prolongamento. Mesmo depois da laranja mecânica ter feito 3 jogos na fase de grupos de grande nível, não chegou para bater uma Rússia que, mais uma vez teve Arshavin num grande plano, assinalando uma exibição fabulosa. Paylyuchenko marcou o 1º golo da partida e Van Nistelrooy viria a empatar a 4 minutos do fim dos 90. Torbinski e Arshavin deram a vitória aos russos no tempo de prolongamento.
No último jogo estavam Espanha e Itália, num despique que correu numa toada bastante calma, sem muitas oportunidades de golo. O jogo só foi decidido na marcação de grandes penalidades, onde os espanhóis saíram vencedores, graças a Iker Casillas, que defendeu dois penalties.
Hoje terá lugar o Alemanha-Turquia, o 1º jogo das meias-finais e na quinta-feira defrontar-se-ão Espanha e Rússia.
Para a final, aposto num Espanha-Alemanha, já que são as favoritas dos dois jogos das meias-finais, a meu ver.
Beijinhos e abraços para todos.
Até para a semana.

Ricardo Paulino

Sem comentários: