quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Olhar jovem

Depois de uma interrupção dos clubes portugueses, devido ao Natal e Ano Novo, estes estão de volta. A viagem de hoje é até à Madeira, que tem sido uma das surpresas da Liga Sagres 2008/2009.
Muito deste fantástico trabalho deve-se ao treinador Manuel Machado, que construiu uma equipa bastante competitiva e muito jovem.
Como não poderia deixar de ser, foram muitos os reforços da equipa insular. Começando na baliza, onde Douglas, camaronês ex-Sporting de Pombal e Lasar Jovisic, vindo dos escalões de formação do Nacional, vieram tentar roubar o lugar a Rafael Bracali, que conquistou a baliza após a saída de Diego Benaglio para o Wolfsburgo, à cerca de um ano.
Em relação à defesa, Maicon foi um reforço de luxo, já que tem sido um dos esteios da defesa nacionalista. Este brasileiro veio para o Nacional após uma mini-digressão feita pelo Cruzeiro à ilha da Madeira. Marco Airosa, vindo do Fátima, que surpreendeu o ano passado na Taça da Liga, e Cedrola, ex-Tupi, um clube brasileiro, não têm sido 1ª opção para o onze. Já Nuno Pinto teve uma oportunidade no último jogo, frente ao FC Porto, já que tem sido tapado pelo imprescindível Alonso no lado esquerdo da defesa.
No meio-campo, muitas remodelações. Destaque para as entradas de Ruben Micael, que tem maravilhado nesta Liga, e Luís Alberto, outro jogador vindo do Cruzeiro, portador de um excelente jogo aéreo. Ainda para o miolo do terreno foram contratados os jovens João Aurélio, do Penalva do Castelo, Juninho, do Fluminense e Rafael Bastos, que surpreendeu no ano passado ao serviço do Belenenses.
Para o ataque foram contratados, igualmente, vários jogadores, com destaque para Nené, ex-Ipatinga, que tem sido o artilheiro da equipa madeirense, tendo já apontado 10 golos com a camisola alvi-negra. Mateus, o jogador que causou polémica há 2 anos atrás, na altura jogador do Gil Vicente, foi outro dos bons reforços do ataque nacionalista, vindo do Boavista. Miguel Fidalgo, jogador formado no Nacional, regressou às origens, vindo do União da Madeira. Duje Cop, Lovro Srcbec e Pavlovic são 3 avançados promissores croatas, contratados ao NK Zagreb, que foram contratados com o intuito de serem opções válidas para o futuro do Nacional.
É uma equipa que me agrada muito. Gostava de vê-la qualificada para uma competição europeia.
Beijinhos e abraços para todos.
Até para a semana.

Ricardo Paulino

Sem comentários: