sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

A boina de Saragoça

Não é que seja supersticiosa, mas hoje é 6ª feira treze. Dizem os mais entendidos que é um dia de azar, há que evitar os gatos pretos e passar por baixo de escadas.
Hoje deixo duas lendas que contam o porquê do azar da sexta-feira 13.
Para além da lenda cristã, existem outras duas que explicam a superstição. Uma da diz que na Escandinávia existia uma deusa do amor e da beleza chamada Friga (que deu origem a friadagr, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga numa bruxa exilada no alto de uma montanha. Para se vingar, ela passou a reunir-se todas as sextas-feiras com outras onze bruxas e mais o demónio - totalizando treze - para rogar pragas sobre os humanos. Da Escandinávia a superstição espalhou-se à Europa.
A outra lenda é da mitologia nórdica. No Valha, a morada dos deuses, houve um banquete para o qual foram convidados doze divindades. Loki o espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga em que morreu o favorito dos deuses.
Este episódio serviu para consolidar o relato bíblico da última ceia, onde havia treze à mesa, nas vésperas da morte de Cristo. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
Acreditar ou não na superstição é com vocês.
Até para a semana.

Cláudia Paulino

Sem comentários: