domingo, 24 de julho de 2011

Ponto de exclamação

Amy Winehouse: o Clube 27 ganhou mais um membro

Vinte e sete anos. Muitos dos grandes mitos musicais do século passado morreram com esta idade. Amy Winehouse, uma cantora cujo enorme talento acompanhava uma vida de excessos, é mais um membro deste Clube 27.
Eis alguns dos músicos que, tal como Amy, morreram aos 27 anos, no auge do talento musical:

Brian Jones: Foi expulso dos Rolling Stones por Mick Jagger e Keith Richards. Era viciado em drogas e tinha problemas com a justiça. O guitarrista britânico foi descoberto morto na piscina na madrugada de 2 para 3 de Julho de 1969. As investigações à sua morte concluíram ter-se tratado de uma morte acidental, sob a influência das drogas e do álcool.

Jimi Hendrix: O guitarrista afro-americano terá morrido sufocado no próprio vómito depois de ter ingerido um cocktail fatal de soporíferos e vinho tinto no dia 18 de Setembro de 1970 num hotel londrino, embora as circunstâncias da sua morte nunca tivessem sido completamente explicadas. Foi o ponto final de uma carreira efémera mas que deixou uma marca histórica na música universal.

Janis Joplin: Quando gravava o álbum “Pearl” - o seu sobrenome - a cantora americana foi encontrada morta num quarto de hotel no dia 4 de Outubro de 1970. Causa de morte: uma overdose de heroína. Esta cantora americana, uma fervorosa activista contra o racismo e contra o conservadorismo, morreu escassos 15 dias depois de Hendrix.

Jim Morrison: O vocalista dos The Doors morreu no dia 3 de Julho de 1971 em Paris, onde estava exilado depois de ter sido condenado nos EUA por “exibicionismo”. De acordo com a polícia, Jim Morrison morreu em consequência de uma crise cardíaca. Outras fontes alegam, porém, que a causa da morte se deve a uma “overdose”. A sua campa continua a ser uma das mais visitadas do cemitério parisiense de Père-Lachaise.

Kurt Cobain: o guitarrista e vocalista dos Nirvana suicidou-se com um tiro no dia 5 de Abril de 1994 na sua casa de Seattle. Cobain foi um dos músicos que ajudou a apresentar ao mundo o estilo grunge, personificando o mal de vivre adolescente que marcou a década de 1990. Casado com a cantora Courtney Love, Cobain - que também sofria de problemas de dependência das drogas - nunca reagiu bem à fama mundial desencadeada com o álbum “Nevermind”.


in Público

Sem comentários: