domingo, 31 de julho de 2011

Ponto de exclamação

Administradores da Caixa no site das nomeações mas sem vencimentos

Com os nomes mas sem os vencimentos. O site que disponibiliza as nomeações feitas para os gabinetes ministeriais tinham ontem colocado as nomeações para a Caixa Geral de Depósitos (CGD).
Mas ao contrário das restantes nomeações divulgadas, não indica quanto vão ganhar António Nogueira Leite, Pedro Rebelo de Sousa, Nuno Fernandes Thomaz e Rui Machete. Ou qualquer outro dos membros dos órgãos de governação do banco do Estado.
Na nota informativa que anunciava a criação da página electrónica no portal do Governo, estava definido que seriam publicitados os “nomeados, funções, vencimentos brutos e respectivo contacto electrónico”. No caso dos 18 nomeados para a CGD, o site divulga apenas o nome e o cargo. Os ordenados brutos divulgados variam entre os 500 e os 4800 euros.
Nogueira Leite (conselheiro nacional do PSD) e Fernandes Thomaz (conselheiro nacional do CDS) terão funções executivas no banco, enquanto que Rebelo de Sousa é não executivo. Rui Machete (ex-presidente do PSD) será vice-Presidente da Mesa da Assembleia-Geral.
O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciara o site durante o debate quinzenal de ontem, apesar de uma parte significativa das nomeações não estarem ainda naquela base de dados. Ontem faltavam ainda incluir as nomeações relativas aos ministérios dos Negócios Estrangeiros, Justiça e Educação e Ciência. No debate, o primeiro-ministro avisou que, à partida, estaria a “maioria” das nomeações e que ao longo do fim-de-semana a lista seria completada.
No Plenário, recorreu ao seu próprio gabinete para demonstrar o esforço do Governo em emagrecer a despesa do Estado. “Dos 23 motoristas que tinha quando cheguei, o Governo dispensou os suficientes para que hoje existam 11”, afirmou. Só que o site elencava 14. Confrontado com a discrepância, segundo o Correio da Manhâ, o Executivo acabou por retirar três motoristas.


in Público

Sem comentários: