quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ponto de exclamação

Relvas convida Mário Crespo para correspondente da RTP

O ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, convidou Mário Crespo para ser o novo correspondente da RTP em Washington, avançou o «Expresso». Um convite que está a gerar algum mal-estar na estação pública, segundo o mesmo jornal.
O problema, diz o semanário, é que a administração da RTP só soube desta intenção depois de já terem sido feitos os primeiros contactos informais entre Relvas e o jornalista da SIC. Cabe à direcção de informação da empresa escolher os correspondentes, ficando a Administração com o poder de aprovar ou não a escolha.
O «Expresso» diz que a RTP estaria a preparar um concurso interno para preencher o lugar de correspondente em Washington, deixado vago por Vítor Gonçalves, agora na direcção da estação.
O gabinete do ministro não comentou a notícia, mas Mário Crespo, que foi contactado pelo «Expresso», não desmente. Limita-se a garantir que não lhe foi feita «qualquer proposta formal».
«É um lugar que me honraria muito nesta fase da minha carreira e para o qual me sinto habilitado», acrescentou Mário Crespo.


in TVI24

Crespo: "Relvas nunca me convidou, nem sondou para nada"

Mário Crespo garantiu hoje que não recebeu qualquer convite de Miguel Relvas. Ontem, tinha referido que não lhe havia sido feita uma "proposta formal" para ir para Washington, como correspondente da RTP.
Em declarações à edição online do “Correio da Manhã”, o jornalista da SIC diz hoje que o ministro dos Assuntos Parlamentares nunca o abordou para regressar à RTP e à delegação de Washington.
“Não me convidou para nada, não houve nenhuma conversa com Miguel Relvas, diz, repetindo que não foi “nem convidado, nem sondado” nem pelo ministro que tutela a RTP nem por qualquer outro elemento ligado ao Governo.
Mário Crespo assume, ainda assim, a “apetência” que tem pelo lugar de correspondente em Washington. “É conhecido o meu interesse naquele lugar, gostei de lá estar”, disse, recordando o tempo em que trabalhou nos EUA.
Ontem, o “Expresso” noticiou que Miguel Relvas sondara Mário Crespo para ser o próximo correspondente da RTP em Washington, e que a situação estava a gerar mal-estar na administração da estação pública, que só soubera desta intenção do ministro após os primeiros contactos informais entre o governante e o jornalista.
O gabinete do ministro dos Assuntos Parlamentares, que tem a tutela da comunicação social, não comentou a noticia do Expresso, mas ao jornal, o jornalista da SIC não desmentiu a informação, referindo que "não me foi feita nenhuma proposta formal. Mas é um lugar que me honraria muito nesta fase da minha carreira e para o qual me sinto habilitado".
A administração e a direcção de informação da RTP terá sido apanhada de surpresa com esse convite, sendo que, de acordo com o “Expresso”, a nomeação de correspondentes da RTP é uma incumbência da direcção de informação, exigindo posterior aval da administração.
Além disso estaria a ser preparado um concurso interno para o preenchimento da vaga deixada em aberto por Vítor Gonçalves, que está agora na direcção da estação pública.
O Governo pretende privatizar a RTP na actual legislatura.


in Jornal de Negócios

Sem comentários: