segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Ponto de exclamação

Filho denuncia mãe por o obrigar a limpar a casa

Na poética cidade de Aachen, um miúdo de onze anos revelou instintos que talvez o levem longe.
A conversa começou de forma estranha:
- "Olá. A minha mãe pôs-me em trabalhos forçados".
O operador do 110 (o serviço de emergência na Alemanha) deve ter ficado um pouco confuso. Mas era polícia, e quis saber os factos.
- "O que é que ela te obriga a fazer"?
- "Obriga-me a limpar o terraço. Faz-me trabalhar o dia todo".
Ao contrário do que geralmente acontece nas denúncias, a denunciada encontrava-se ao lado do denunciante. Pegando no telefone, explicou ao polícia a situação.
"Pedi-lhe para apanhar uns papéis que deixou no chão, e ele ameaçou chamar a polícia", explicou a senhora. "Eu disse-lhe: então tenta".
E a criança tentou mesmo.
Ao que parece, a situação - o impasse - durava há semanas. O seu filho, sem escola para o ocupar, passava o dia a desarrumar e sujar a casa. Ela obrigava-o a arrumar e a limpar. Ele revoltava-se por ter de passar as suas férias a trabalhar.
Compreendendo que havia ali elementos de uma situação familiar complicada, talvez mesmo um pouco disfuncional, o polícia deve ter hesitado uns segundos. Mas acabou por concluir que não era preciso fazer nada.
Ao todo, a chamada durou cinco minutos. Foi na cidade alemã de Aachen, e ainda ninguém parece ter visto na situação os sintomas de uma malaise maior: social, cultural, etc.
Ao menos isso.

in Expresso

Sem comentários: