terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ponto de exclamação

Abutre esfomeado gera movimento de solidariedade

Os devotos da Senhora da Serra, em Bragança, tiveram segunda feira uma inesperada visita vinda dos céus que concentrou as atenções daqueles que começam a instalar-se no santuário para a tradicional novena no início de setembro.
Um abutre também conhecido por grifo, uma ave pouco usual nesta zona da Terra Fria Transmontana, "aterrou", a meio da tarde junto a um grupo de idosos e ali ficou imóvel e indiferente à presença humana e ao movimento no santuário da Serra da Nogueira, ao contrário da reação habitual deste espécie.
A história é contada no blogue dos bombeiros de Bragança com fotos do animal e das autoridades e peregrinos que ajudaram a tratar da ave que, de acordo com os relatos, não apresentava sinais de ferimentos ou doença, mas de visível fraqueza, devido à fome e ao cansaço.
Segundo contam os bombeiros, "um grupo de idosos estava sentado num banquinho quando a ave aterra junto a eles. Como o animal não reagiu à atividade das pessoas que andaram junto a ele, chamaram o GIPS da GNR que está ao serviço do Centro de Meios Aéreos de Nogueira, também localizado na serra" para o combate a fogos florestais.
De imediato foi chamado o SEPNA, Serviço de Proteção da Natureza da GNR, que avaliou as condições da ave e constatou que poderia encontrar-se com fraqueza devido à fome e ao cansaço.
"Rapidamente se gerou um movimento de caridade para com o animal entre os agentes do GIPS, SEPNA, bombeiros, piloto do helicóptero e vigia do posto da Nogueira, bem como entre populares que se voluntariaram para ajudar", relatam os bombeiros.


in DN

Sem comentários: