segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ponto de exclamação

"Embriaguez ligeira" na origem de queda de avião

O Comité russo de Aviação Interestadual (autoridade máxima da aviação civil russa) anunciou hoje que a queda do Tupolev-134 em Petrozavodsk se deveu a "acções incorretas da tripulação" e à "embriaguez ligeira" do piloto principal.
O avião, da companhia aérea RusAir, despenhou-se no passado dia 21 de Julho ao tentar aterrar no Aeroporto de Petrozavodsk, no norte da Rússia. Dos 52 passageiros e membros da tripulação morreram 47.
"A queda do avião, em condições meteorológicas complicadas, deveu-se ao facto de a tripulação não ter tomado medidas para fazer uma segunda tentativa de aterragem e ter levado o aparelho a uma altitude perigosamente baixa, sem contacto visual com orientações luminosas, o que levou ao choque do aparelho com as árvores e o solo", afirmou esse comité num comunicado hoje publicado.
O comité considerou também que o piloto principal "encontrava-se num estado de embriaguez ligeira, o que constituiu um dos factores que contribuiu para a catástrofe".
"O piloto principal, que se encontrava num estado de ligeira embriaguez, afastou o segundo piloto do comando do avião na fase final do voo fatal", refere o comité.


in DN

Sem comentários: