sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Ponto e vírgula


Artigo de Henrique Raposo in Expresso (22/11/2012)

O Sócrates de Gaia, Luís Filipe Menezes, mergulhou a Câmara de Vila Nova de Gaia num mar de dívidas que outros terão de pagar, porque agora o senhor quer ir endividar a Câmara do Porto. Como é que Menezes legou à posteridade esse mar de dívidas? Através do seu magnífico olho para a coisa pública, bem visível no seguinte negócio: por apenas 500 euros por mês, o FC Porto garantiu (e garante) o direito de usar um centro desportivo completamente novo, o Centro de Estágio do Olival. A construção deste complexo desportivo foi financiada pela Fundação PortoGaia, uma daquelas fundações fundamentalíssimas para o bem-estar da pátria. Em 1999, a PortoGaia foi constituída pela Câmara de Gaia, pelo FC Porto e, repare-se, pela empresa municipal Águas de Gaia. Para que serve uma empresa pública de águas? Para fazer relvados e balizas, pois claro. Segundo a revista Sábado, esta fundação recebeu 4,2 milhões de euros de apoios públicos entre 2008 e 2010, e Pinto da Costa era o seu presidente, apesar de o FC Porto deter apenas 0,8% da instituição. Moral da história? Através do sistema de financiamento das fundações e/ou através da Câmara de Gaia, nós, os contribuintes, oferecemos um complexo desportivo ao FC Porto.

Só espero que o Benfica não tenha beneficiado de semelhantes negócios no Seixal. Se quer dinheiro, o meu clube não deve andar a bater à porta dos fundos do contribuinte, só tem de falar com os sócios e apoiantes.

Subscrevo na íntegra o último parágrafo.
Por estas e por outras é que eu lhes chamo batoteiros.

4 comentários:

Mandrake disse...

Não sabias da "renda simbólica" dos 500 Euros?!

Andas desactualizado! Há anos que alguma imprensa tem falado nisso. E, já agora, também não sabes que o ex-presidente da câmara municipal do Porto, Nuno Cardoso, foi absolvido em tribunal "apesar" de ter dado - do erário público - quase dois milhões de euros (valor a confirmar porque já foi há muito) - para "ajudar" a construção do estádio do Dragão?

E daquela "associação de caridade" onde o Pintinho, alegadamente, ia ás vezes - e que não
passava/passa de um casino clandestino e não só! - mas que apesar das queixas da vizinhança por causa do mau ambiente diário - perdão, nocturno - não foi ainda fechado. E andam nisto há anos...

Só que a generalidade da massa associativa do FCP, a gente humilde que vive e trabalha no Porto e arredores nada tem a ver com a distinta "elite" que beneficia destas benesses e não merece o epíteto de "batoteiros", certo?

Gostarias que vocês benfiquistas pagassem e fossem alcunhados por causa de pessoas como Vale e Azevedo, Manuel Damásio, Vilarinho, Luís Filipe Vieira ou condutas morais de algumas das vossas queridas "estrelas" como Eusébio, Chalana, Vítor Baptista e outros?

Há que separar as águas ou não? E, sejamos honestos, em termos futebolísticos o FC Porto é - gostes ou não - a única equipa, há muitos anos - que tem estatuto, organização e classe para poder ser um dos grandes clubes da liga dos Campeões.

É que - por muito que não se goste do Pintinho e se ache que ele deveria ter sido preso por tudo aquilo que se sabe - há que reconhecer que o homem também tem qualidades, ou não?

Aliás o "teu" Vieira bem o tenta imitar, mas não consegue - nem nas coisas boas, nem nas coisas más.

Ah, e para concluir, sei bem que o LF Meneses é sportinguista, mas - como bem sabes - sempre o critiquei. Não sou - nem nunca serei - corporativista. Nem sectário. E o Meneses - como outro sportinguista como Isaltino - têm tido comportamentos mais do que condenáveis enquanto autarcas.

E, mais uma coisinha, quantos destes senhores - do teu Benfica - queres que te aponte aqui como similares desta gente?

As generalizações, por "perigosas" e injustas, são de evitar. Daí achar obsessivo e incorrecto essa tua mania de resumir todos os portistas como "batoteiros". Até porque desse tipo de batota também, quando pode, o teu Benfica tem beneficiado.

Por acaso te chamei a ti ou outros batoteiros? No entanto, sempre que lesados, todos teremos o direito e até dever de denunciar situações ilegais, mas aí alguns - mas só alguns! - porque se queixam, com toda a razão, passam a ser "calimeros",,,

Enfim, dois pesos, duas medidas... já não é defeito,mas sim feitio, não é?

Bom fim de semana, de preferência sem chuva, mas acho que vamos ter azar nesse desígnio, a acreditar nas previsões.

Abraço,

JM

Avô Jorge disse...

Dois esclarecimentos.
Não sabia que o LFM era sportinguista.
Nunca chamei batoteiros aos leões.
Mas quem suborna os árbitros - como ficou provado - são batoteiros.
E sempre lhes vou chamar assim.

Mandrake disse...

Ok, mas então chama ao Pinto da Costa e sua entourage que eu assino por baixo.

Não sei se tens amigos do norte, além da nossa querida amiga comum que foi nossa colega universitária, mas posso-te dizer que são do melhor que há: leais, amigos do seu amigo, de grande coração e não têm nada a ver com a imagem boçal que deles se possa ter - e o Pintinho tem grandes culpas disso com a sua saga separativa quando lhe dava jeito, tipo Alberto João Jardim - que visava incendiar ânimos e colocar as pessoas do norte contra as do sul em guerras idiotas.

Porque, repito, a generalidade das pessoas do norte são do melhor que há em todos os sentidos. Dão lições aos cá debaixo em matéria de camaradagem, lealdade e dinamismo na luta por uma causa.

E, repito, não foi só a roubar que ganharam jogos, bem como, nesse campo, o Benfica também sempre que pode usa de iguais procedimentos lamentáveis.

Quanto à injustiça de se ver o Pintinho livre da cadeia uma pergunta: já viste alguém com dinheiro, poder, bons conhecimentos e advogados "habilidosos" ser condenado neste país?
Mesmo os assassinos de Humberto Delgado, em julgamento posterior ao 25 de Abril, se safaram...

Está tudo dito, não é? E Vale e Azevedo só foi dentro porque deixou de ter as costas quentes que o exercício do poder num grande clube lhe dava, senão continuava impune e os crimes tinham prescrito. Aliás, faço um parêntesis, quando ele chegou ao Benfica já se sabia que era um grande aldrabão. As burlas eram muito anteriores.

E, para terminar, duas notas de preocupação para os benfiquistas:

1- Imagina, na época que se segue, o Sr. Jesus no FCP. Com o feitio do menino e as costas quentes de uma forte liderança então é que o fair play vai ser uma treta. Para o Sporting um alívio, pois isso garante que não vai para o seu clube de coração. E olha que houve por aí umas conversas, mas ... haja Deus! Não sei o que seria ter alguém que, apesar dos seus méritos, tem uma personalidade execrável a "mandar" no nosso querido clube!

2- Será que LF Vieira vai acabar o mandato. Falam-me de um certo cavalo de Tróia que, ingenuamente e/ou em desespero de casa, o Vieira deixou entrar na sua direcção. Já se notam sinais: quem e porquê correu com o Rui Gomes da Silva que, de repente, já se vê atolado de processos movidos pelos árbitros e não só. Será que o caso Marcelo, quando RGS era cão de fila de Santana Lopes e foi o peão de ataque ao putativo futuro candidato a presidente da República, está esquecido por quem começa agora a mandar?

Que se seguirá? Quando?
Estaremos cá para ver.

PS - Espero que não te tenhas encharcado hoje na "catedral". Estava num jantar de aniversário num restaurante e, pelo que vi à distância, parece-me que ainda foi pior que no jogo com o Celtic. Uma pneumonia é um custo demasiado alto para o que quer que seja. Adaptando Sampaio, "há mais vida para além do futebol"!

Abraço!

JM

Avô Jorge disse...

A eles que eu chamo batoteiros.
Não tem nada a ver com as pessoas do Porto, que não confundo com o FC Porto.
O jogo de ontem vi no sofá do principado.
Um abraço