domingo, 21 de abril de 2013

Após a fuga do Sol

Um derby exatamente como esperava.
Jogado com grande intensidade, poucas oportunidades de marcar e uma vitória justa, com os leões a justificarem a diferença mínima.
Dois grandes golos - o segundo para constar nos manuais de bem jogar - e uma arbitragem - como eu gosto - à inglesa.
Carrega Benfica!

À margem do resultado do jogo de hoje - só agora o escrevo  propositadamente - há coisas que não entendo.
No sítio oficial do Sporting - sem ser assinado - vinham mencionados  três motivos para vencerem o duelo desta noite.
Alcançar um lugar europeu, vencer o eterno rival e atrasar o Benfica na luta pelo titulo.
Se concordo totalmente com os dois primeiros, porquê o último?
Jaime Soares - presidente da AG do leões - há dias teve um discurso totalmente oposto a este, que elogiei na altura.
Se queriam intrometer-se na luta pelo título, jogassem mais durante a época!

Para terminar, uma curiosidade matemática.
O Sporting tem 37 pontos de atraso do líder, menos 4 dos que já conquistou.
A realidade dos números!

3 comentários:

Mandrake disse...

"Uma arbitragem como tu gostas"...

Pois - se fosse o Benfica a ser ROUBADO já não gostavas.

Longe vai o tempo em que o "catedrático do futebol que inventou uma ciência" dizia que ganhar ao Benfica - referindo-se às arbitragens - só na PlayStation...

Aos oito minutos já tinham roubado dois penaltis ao Sporting, para não falar de expulsões. Aquele latino com cara de atrasado mental - qual deles? Ah, certo, há mais... - deve ter um "joker" para fazer o que quer e nunca lhe acontecer nada...
Falo do Max, que de pomba branca não tem nada...

O "campeonato da amizade", vulgo da roubalheira cínica e porca - lá vai andando. A verdadeira "Vara" no seu esplendor. Mas os outros é que são batoteiros... Assim - para evitar confusões - chamemos a estes obreiros do "campeonato da amizade" e seus acolitados, a "vara cínica": fazem o mesmo que censuravam aos outros, mas ... pois... bem pregava o Frei Tomás.

Se o Benfica - ou qualquer outro clube - se apanhasse a perder por 2 a 0 (aos oito minutos!) com um ou dois jogadores expulsos ganharia o Jogo? Pois...

Se o Pedroto fosse vivo falaria em roubo de "catedral", mas não é preciso "engrandecer" o herói: digamos que foi um roubo de "capela", suficientemente habilidoso para assegurar o "triunfo dos porcos", popular obra de George Orwell, o do "big brother" (1984).

E depois acho giro a forma falaciosa como - porque me admiro eu? - pretendes relacionar a pouca vergonha da arbitragem de hoje com a má época do Sporting. Que tem uma coisa a ver com outra?

Alguém nega a má época leonina? Então - com a mesma transparência - porque negar a má - suave eufemismo - do Sr. Capela. Ou vai ter grande nota porque cumpriu a missão de forma bastante satisfatória? os comentadores acham que ele "chumbou", mas se calhar ganhou uma águia de ouro.
Mais um trocadilho, agora com elementos químicos...

Vitória do Benfica "limpinha" como dizia o porco-mor - que até sportinguista? Pois cada qual tem as normas higiénicas que ... pode... ou gosta!

Pois é, o Passos agradece. Arranjar as coisas para satisfazer a "maralha vermelha" distrai-os do que se passa no país. Agenda setting - ou agendamento, em português - no seu melhor/pior.

Bem - gamanço quase garantido no futebol - já sobra tempo para arranjar "boas arbitragens" - das amigas! - também para o futsal - modalidade da qual, por mistério, deixaste de falar.
Será que é porque o "glorioso" está a 14 pontos do Sporting? Ou porque as claques vermelhas só causam agitação nos pavilhões aos quais se deslocam?

Mas, já sei, no fim - com amizade e carinho nas arbitragens do play-off - tudo se há-de resolver... mesmo sem play station.

PS - Uma correcção - que a minha memória não me costuma envergonhar - falaste uma vez de futsal para destratar um comentador da RTP que - fui averiguar - é altamente conceituado e respeitado pelos seus pares. Mas, para ti, é um demónio - nem sei de que cor - e não percebi porquê. Terá sido porque condenou os deploráveis comportamentos das vossas claques nalgum jogo.

Será por isso que - nesta época - o futsal vermelho foi ostracizado pelas massas e contou com o teu - expressão tua - "boicote" aqui no blogue.

Sempre fui de opinião que é quando estão menos bem que as pessoas e instituições mais precisam do nosso apoio. na hora da glória estão sempre muito "bem" acompanhados", mas nisto digo eu que devo ser um ingénuo...

A coerência está pelas horas da morte, bem vejo, mas a hipocrisia está em alta. Podíamos exportá-la, não? Talvez o Álvaro dos pastéis de nata se lembre disso.

Amazing! And that's all!

Avô Jorge disse...

Tanto ódio ao Benfica!

Mandrake disse...

E tu a dar-lhe!

Por acaso não censuro também quando os "roubos" são a favor do FCP?

É o mesmo!

É como na política! Tanto ataco este governo como o anterior, o do Sócrates, que tu defendes. Terei ódio ao PS? Ao PSD não pergunto porque a esses tu "deixavas" que eu tivesse ódio... mas não tenho!

E depois de ver, ouvir e ler - e não poder ignorar - ainda reforço a ideia: Se - vamos ainda ver se... - o "glorioso" ganhar o campeonato sabemos bem como é...

Será o eventual "campeonato da amizade" e está tudo dito.

Ah e já agora, em termos políticos, tanta crítica a este governo - mas só bla bla bla aqui - porque não lutar em campo?

É que a luta vai resultando. Lembras-te da cena dos passes sociais? Lutou-se e... até ver as coisas parecem ter resultado. Pelo menos mais 90 dias.

Eu vou á luta, não me limito a falar. Mas também o faço através da palavra, só que sem sectarismos. Se o meu clube ou partido tivesse algo de condenável também o fazia.

Há dúvidas nisso?

E, voltando à "bola": era para isto que vocês queriam o Sporting amigo? E, coisa gira, o Guimarães - terra, clube e gente que muito prezo - também já está a recolher migalhas dessas "amizades".

Comigo, hipocrisias não colam. "Ódio ao Benfica", valha-me Deus!"

Como dizia o Eduardo III, "honni soit qui mal y pense"!

Traduzo?