segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Boa Noite

O chicote até que tem andado sossegado.
Muito calmo até.
Mas hoje foi chamado ao trabalho no norte do País.
Jesualdo Ferreira (Braga) e Henrique Calisto (Paços de Ferreira) ficaram desempregados.
Coisas normais na vida de um treinador de futebol.

Grande atitude do Benfica num jogo muito disputado, onde a equipa mostrou uma grande solidariedade e humildade, conquistando os três pontos com um golo que resultou de uma fabulosa execução de Markovic.
Três pontos muito importantes, contra um Guimarães que foi um digno adversário.

Mais uma jornada da Liga portuguesa, esta madrasta para os azuis-e-brancos.
O FC Porto perdeu (0-1) no Dragão com Estoril, ficando agora a sete pontos do Benfica, fruto da vitória (1-0) dos encarnados sobre o Guimarães.
O Sporting deu a volta ao marcador em Vila do Conde, vencendo (1-2) o Rio Ave e subindo ao 2º lugar, com menos 5 pontos de que o líder.
Jackson continua em primeiro nos melhores marcadores, enquanto que Paços de Ferreira e Olhanense continuam nos lugares de despromoção.

1 comentário:

Mandrake disse...

Convém frisar que, apesar das coisas em Braga já andarem muito tremidas, a "gota de água" que ditou a saída de Jesualdo Ferreira do comando técnico dos arsenalistas foi mais uma GRANDE arbitragem desse apitador que dá pelo nome de Duarte Gomes.

Sabemos que o cavalheiro - sem ofender os que o são, ironias à parte - não conseguirá nunca entrar de cabeça erguida num campo de futebol, até porque lhe pesa a ornamentada testa, mas - se não o afastarem da arbitragem - duas coisas se adivinham num futuro próximo: consegue roubar o título de "maior ladrão" a Bruno Paixão e, com o crescer da revolta e violência que temos vindo a constatar no nosso querido país, arrisca-se a ser o primeiro a aparecer, um dia destes, por aí estendido e não será na praia para se bronzear.

Se isso acontecer, não mando flores nem escrevo o obituário. Posso não aprovar certos comportamentos, mas não posso deixar de os compreender.

Todas as pessoas têm o seu limite, como se pode observar mundo fora, e estou em querer que, cada vez menos, os portugueses são um povo brandos costumes.

E os políticos que se cuidem porque um povo enfurecido nenhum exército consegue travar...

Podia citar aqui uma série de pensadores que abordaram o tema, mas como gostas de futebol recomendo-te, a todos os níveis, a obra "A Tribo do Futebol", de Desmond Morris.

Compara mesmo o futebol como um moderno substituto do primitivo acto de caçar, actividade que, como sabes, tinha carácter colectivo e até mesmo nómada.

Entre outras coisas explica como o mais pacato dos cidadãos, inserido numa multidão em fúria, acaba
por ser capaz de cometer actos que nunca pensaria ser capaz.

Um pouco como aquilo que, no reino canino, se chama o "efeito matilha".

Não te digo é o preço do livro senão ainda te dá um treque. Mas deve haver em qualquer boa biblioteca, bem como outros livros seus igualmente de leitura obrigatória: "O Zoo Humano" ou "O Macaco Nu".